Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Problema na instalação de Ubuntu
03-02-2009, 02:47 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-02-2009 02:49 por neortic.)
Mensagem: #1
Problema na instalação de Ubuntu
Boa Noite
Resolvi por o meu pc a trabalhar (tinha a motherboard avariada), para tal comprei uma board asrock p4i65gv. Depois de ter o xp instalado para entao fazer o dual boot, inicio a partir do cd do ubuntu para fazer a instalação do mesmo, no entanto bloqueava logo no arranque. Fui entao á procura de qual poderia ser a origem do problema. Tirei a minha grafica (Gforce 6200) e usei a grafica onboard e entao finalmente o ubuntu arrancou e instalou sem qualquer problema.
Após concluida a instalação pensando que já não havia problema liguei novamente a grafica e entao o ubunto bloqueia novamente no arranque, ou seja sem a placa grafica agp funciona, assim que ligo a placa bloqueia no arranque.

Depois de tentar com o Ubuntu 8.10 tentei também com o 8.04, mas o problema ocorreu na mesma

Agradecia ajuda, pois queria migrar de windows para o ubuntu e a grafica onboard está fora de questão.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-02-2009, 04:50 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-02-2009 04:51 por racoq.)
Mensagem: #2
RE: Problema na instalação de Ubuntu
tenta fazer o seguinte

quando estiver para arrancar o ubuntu e te aparecer uma especie de contagen, carrega logo na tecla Esc

depois deve-te aparecr algo parecido com isto:

[Imagem: grub.png]

depois carregas em 'e' para editar essa linha.


Depois vais com a tecla de cursor de andar para abaixo para a segunda linha que te aparecer (deverá a ser a linha com maior cumprimento, que é a linha do kernel de linux)

depois de tares nessa linha carregas novamente em 'e' e acrescentas no final dessa linha o seguinte:

noapic nolapic

ou seja, se tiveres aalgo parecido com o seguinte:

/boot/vmlinuz-2.6.24-23-generic root=UUID=c7ca8e57-d08d-42cd-8a35-3d377e0d8a75 ro quiet splash

fica isto:

/boot/vmlinuz-2.6.24-23-generic root=UUID=c7ca8e57-d08d-42cd-8a35-3d377e0d8a75 ro quiet splash noapic nolapic

depois faz enter para aceitares as alterações, e carrega logo em 'b' (boot) para te lançar o ubuntu, depois diz-me se ja consegues ligar assim.


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-02-2009, 09:44
Mensagem: #3
RE: Problema na instalação de Ubuntu
Obrigado desde já por me ajudar.
Coloquei o que escreveu e o ubuntu arranca até uma parte em que me aparece um Recovery Menu com 6 opções. (Resume, clean, dpkg, fsck, root, xfix).
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-02-2009, 14:42
Mensagem: #4
RE: Problema na instalação de Ubuntu
Tentei entretanto arrancar com o live cd e bloqueia exactamente no mesmo sitio (quando aparece o logo do ubuntu com uma barra de progresso cor de laranja e bloqueia ainda antes de um quarto da mesma estar preencihda).
Experimentei também instalar carregando f4 no arranque do cd e escolher modo graficos seguro, também sem sucesso...

Começo a ver as coisas complicadas...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-02-2009, 14:58 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-02-2009 14:59 por racoq.)
Mensagem: #5
RE: Problema na instalação de Ubuntu
(03-02-2009 09:44)neortic Escreveu:  Obrigado desde já por me ajudar.
Coloquei o que escreveu e o ubuntu arranca até uma parte em que me aparece um Recovery Menu com 6 opções. (Resume, clean, dpkg, fsck, root, xfix).

neortic

isto aconteceu porque voçê desligou provavelmente várias vezes indevidamente o Ubuntu.

Tente fazer o resume a ver se dá, se não der escolha fsck. Caso consiga recuperar o sistema pode saltar a informação no ponto 1 e ir para 2

1- Caso não consiga mesmo resolver o problema pode instalar com o live CD, neste basta carregar na tecla F6 duas vezes, e vai-lhe aparecer uma linha onde deve colocar as opçõe que disse, ou seja noapic nolapic, ficará algo do estilo

(qualquer coisa) --- noapic nolapic

2 - para arrancar com o ubuntu tem que voltar a fazer o que referi no topico anterior na linha do kernel para poder entrar no Ubuntu.

Mal entre no ubuntu, pode tornar estas modificações permanentes, da seguinte forma:

abra, a consola (terminal), e digite os seguintes comandos:


gksudo gedit /boot/grub/menu.lst (e meta a sua pasword)

procure a linha defoptions e altoptions, devem estar algo do estilo:

# defoptions=quiet splash
(...)
# altoptions=(recovery mode) single


acrescente os paramatros que usa para arrancar o ubuntu, de modo a ficar da seguinte forma:


# defoptions=quiet splash noapic nolapic
(...)
# altoptions=(recovery mode) single noapic nolapic

depois disto tem de gravar o ficheiro sair do editor, e fazer o seguinte comando na consola para estas modificações se tornarem permanentes

sudo update-grub

E a partir de agora sempre que reiniciar já não terá que meter essas opções e o Ubuntu irá arrancar.

Qualquer coisa diga.


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-02-2009, 15:06
Mensagem: #6
RE: Problema na instalação de Ubuntu
Obrigado mais uma vez pela ajuda, no entanto o ubuntu nunca iniciou, como tal o facto de ter sido mal encerrado está fora de questão, inclusive a instalação so foi feita porque tirei a placa grafica agp e usei a onboard.

No grub se escolher a segunda opção (a mais extensa que referiu) quer com o que me disse para escrever, quer sem isso vai sempre para esse recovery menu.

Quanto ao live cd também bloqueia ao carregar, exactamente no mesmo ponto que a instalação.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-02-2009, 15:14
Mensagem: #7
RE: Problema na instalação de Ubuntu
(03-02-2009 15:06)neortic Escreveu:  Obrigado mais uma vez pela ajuda, no entanto o ubuntu nunca iniciou, como tal o facto de ter sido mal encerrado está fora de questão, inclusive a instalação so foi feita porque tirei a placa grafica agp e usei a onboard.

No grub se escolher a segunda opção (a mais extensa que referiu) quer com o que me disse para escrever, quer sem isso vai sempre para esse recovery menu.

Quanto ao live cd também bloqueia ao carregar, exactamente no mesmo ponto que a instalação.

Já tentou o Ponto 1 daquilo que referi?


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-02-2009, 15:27
Mensagem: #8
RE: Problema na instalação de Ubuntu
Com o live cd escolhendo a opção noapic e nolapic bloqueia exactamente no mesmo ponto que na instalação e que no live cd sem essas opções.

Quanto a fazer resume no recovery mode aparece isto:
[Imagem: img018zm2.jpg]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-02-2009, 16:08
Mensagem: #9
RE: Problema na instalação de Ubuntu
Acho que já tive um problema semelhante...

o seu pc é antigo qual as caracteristicas (processador, placa, gráfica, etc...) ? o seu disco é ata?


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-02-2009, 16:26 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-02-2009 16:27 por neortic.)
Mensagem: #10
RE: Problema na instalação de Ubuntu
(03-02-2009 16:08)racoq Escreveu:  Acho que já tive um problema semelhante...

o seu pc é antigo qual as caracteristicas (processador, placa, gráfica, etc...) ? o seu disco é ata?

O meu pc já tem alguns anos.
Processador: PIV 3.0 Ghz
Memoria: 2 x 512mb
Motherboard: Asrock P4i65GV (nova)
Placa Grafica: XFX GeForce 6200 256mb DDR2
Discos Rigidos: - WD 80gb ATA (que tem o xp instalado numa partiçao de 25gb e o restante ficou para o Ubuntu)
- WD 250gb sata para dados
- Samsung 400gb sata também para dados

(Estou a usar o disco de 80 ata porque os outros estão cheios, mais tarde conto usar um deles para os SO e o de 80gb vai para outro pc que tenho, mas para já é assim que fica).

Obrigado desde já pela ajuda.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)