Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Problema na instalação de Ubuntu
03-02-2009, 16:38 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-02-2009 16:39 por racoq.)
Mensagem: #11
RE: Problema na instalação de Ubuntu
Ok, o problema pode bem estar nos discos sata, e ata (misturar sata com ata)

faça o seguinte, desligue os 2 discos sata, e tente arrancar o ubuntu para ver se tem o mesmo problema

(03-02-2009 16:26)neortic Escreveu:  
(03-02-2009 16:08)racoq Escreveu:  Acho que já tive um problema semelhante...

o seu pc é antigo qual as caracteristicas (processador, placa, gráfica, etc...) ? o seu disco é ata?

O meu pc já tem alguns anos.
Processador: PIV 3.0 Ghz
Memoria: 2 x 512mb
Motherboard: Asrock P4i65GV (nova)
Placa Grafica: XFX GeForce 6200 256mb DDR2
Discos Rigidos: - WD 80gb ATA (que tem o xp instalado numa partiçao de 25gb e o restante ficou para o Ubuntu)
- WD 250gb sata para dados
- Samsung 400gb sata também para dados

(Estou a usar o disco de 80 ata porque os outros estão cheios, mais tarde conto usar um deles para os SO e o de 80gb vai para outro pc que tenho, mas para já é assim que fica).

Obrigado desde já pela ajuda.


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-02-2009, 16:54
Mensagem: #12
RE: Problema na instalação de Ubuntu
Quando chegar a casa já experimento no entanto usando a grafica onboard tal não foi necessário e quer a instalação, que o arranque do ubuntu decorrem normalmente, só quando voltei a colocar a grafica agp é bloqueou no arranque.

De qualquer das formas vou desligar os discos sata, formatar por completo o disco e usa-lo só para o ubuntu.

Ando as voltas com esta questão e começo a ver que o ubuntu com aquela grafica é cada vez mais uma miragem o que é estranho, pois a gráfica não é muito recente e onde tenho instalado ubuntu é só instalar e os drivers são todos instalados), vamos lá ver...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-02-2009, 17:18
Mensagem: #13
RE: Problema na instalação de Ubuntu
Não precisa de formatar o disco, ter o XP em nada interfere o que está a acontecer, isto é devido ao seu hardware ter alguma incompatibilidade com Linux, e ser dos discos ata/ sata é uma hipotese (o ubuntu tem esse problema).

Por isso pretendo que faça esse teste.

Caso não dê proponho-lhe o seguinte.

Vá à BIOS do seu PC, e veja se tem lá alguma opção para desactivar a placa gráfica onboard. Isto porque o IRQ (endereço usado pela placa gráfica para comunicar com a board principal) pode estar a entrar em conflito em Linux por estar a detectar 2 placas graficas ligadas.

Tipicamente veja algo do tipo OnBoard Graphic card(ou adaptor) e se tiver On ou Enabled, configure-a para Off ou Disabled, geralmente as bios tambem permitem configurar qual o dispositivo primário, AGP ou PCI. nesse caso encontrará a opção parecida com "Primary Adaptor", se tiver PCI, mude para AGP.

Isto tudo é importante porque o Linux, está mais prendido Às características e configurações da BIOS, que o windows.


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-02-2009, 20:58
Mensagem: #14
RE: Problema na instalação de Ubuntu
Experimentei entretanto desligar os discos sata ficando só com o IDE e o problema mantem-se.
Quanto a configuração da bios, não existe opção para desactivar a grafica onboard, apenas a prioridade e essa estava definida para AGP/PCI/Onboard. Experimentei fazer um load default values e configurar a bios novamente, mas o problema mantém-se...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-02-2009, 21:15
Mensagem: #15
RE: Problema na instalação de Ubuntu
(03-02-2009 20:58)neortic Escreveu:  Experimentei entretanto desligar os discos sata ficando só com o IDE e o problema mantem-se.
Quanto a configuração da bios, não existe opção para desactivar a grafica onboard, apenas a prioridade e essa estava definida para AGP/PCI/Onboard. Experimentei fazer um load default values e configurar a bios novamente, mas o problema mantém-se...

Experimente definir para AGP.


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-02-2009, 21:28
Mensagem: #16
RE: Problema na instalação de Ubuntu
(03-02-2009 21:15)racoq Escreveu:  
(03-02-2009 20:58)neortic Escreveu:  Experimentei entretanto desligar os discos sata ficando só com o IDE e o problema mantem-se.
Quanto a configuração da bios, não existe opção para desactivar a grafica onboard, apenas a prioridade e essa estava definida para AGP/PCI/Onboard. Experimentei fazer um load default values e configurar a bios novamente, mas o problema mantém-se...

Experimente definir para AGP.
Foi o que fiz e está tudo igual..
Experimentei também por o PCI/AGP/Onboard e o problema manteve-se.

Já não sei se é do ubuntu se é da board... Nunca tive qualquer problema com o ubuntu noutros pcs, incluisive no meu portatil tenho-o sem qualquer problema, agr que resolvi usar antes o pc nada de ubuntu so windows...RolleyesRolleyes
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-02-2009, 15:40
Mensagem: #17
RE: Problema na instalação de Ubuntu
O que comecei a pensar ser uma certeza confirmou-se. A minha motherboard com placa AGP colocada não é compativel com o kernel do linux (não apenas ubuntu, mas também outras distros, pessoalmente experimentei também com o Opensuse). Ao que li após umas pesquisas no google por problemas como o meu tudo se deve á porta AGI da Asrock (equivalente ao AGP, no entanto muito pior ao nivel de compatibilidades, ao que vi por exemplo uma radeon 9600 não funciona de forma nenhuma nesta board, etc). Ou seja se eu já não gostava da asrock agora entao...

Como tal a unica solução que vejo para o meu problema é trocar o computador com o do meu irmão que é equivalente mas sempre tem uma board asus (como o meu tinha antes de avariar e eu comprar esta dita board) e entao usar o ubuntu que tanto gosto.

Fica o aviso se alguem ainda tiver um pc com 478 e tenha a necessidade de comprar uma motherboard, Asrock p4i65GV não serve para linux...

Quero agradeçer ao racoq toda a ajuda e disponibilidade para me tentar ajudar neste problema.
Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-02-2009, 16:43
Mensagem: #18
RE: Problema na instalação de Ubuntu
Pois, com incompatibilidades nada há a fazer... Também acontecem por vezes ao Windows.

Fico contente que tenha resolvido o seu problema, qualquer outra coisa que precise disponha aqui do nossso fórum.



(04-02-2009 15:40)neortic Escreveu:  O que comecei a pensar ser uma certeza confirmou-se. A minha motherboard com placa AGP colocada não é compativel com o kernel do linux (não apenas ubuntu, mas também outras distros, pessoalmente experimentei também com o Opensuse). Ao que li após umas pesquisas no google por problemas como o meu tudo se deve á porta AGI da Asrock (equivalente ao AGP, no entanto muito pior ao nivel de compatibilidades, ao que vi por exemplo uma radeon 9600 não funciona de forma nenhuma nesta board, etc). Ou seja se eu já não gostava da asrock agora entao...

Como tal a unica solução que vejo para o meu problema é trocar o computador com o do meu irmão que é equivalente mas sempre tem uma board asus (como o meu tinha antes de avariar e eu comprar esta dita board) e entao usar o ubuntu que tanto gosto.

Fica o aviso se alguem ainda tiver um pc com 478 e tenha a necessidade de comprar uma motherboard, Asrock p4i65GV não serve para linux...

Quero agradeçer ao racoq toda a ajuda e disponibilidade para me tentar ajudar neste problema.
Wink


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-02-2009, 22:33
Mensagem: #19
RE: Problema na instalação de Ubuntu
Olha que há mais "cheats" para colocar na linha do kernel, apenas te disseram e bem as que costumam resolver a maior parte dos problemas.
Vê aqui http://tldp.org/HOWTO/BootPrompt-HOWTO.html pode ser que haja qualquer coisa que te ajude .... talvez alguma das opções pci= te ajude. acpi=off também poderá (ou não) ajudar.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
05-02-2009, 10:22
Mensagem: #20
RE: Problema na instalação de Ubuntu
(04-02-2009 22:33)R00KIE Escreveu:  Olha que há mais "cheats" para colocar na linha do kernel, apenas te disseram e bem as que costumam resolver a maior parte dos problemas.
Vê aqui http://tldp.org/HOWTO/BootPrompt-HOWTO.html pode ser que haja qualquer coisa que te ajude .... talvez alguma das opções pci= te ajude. acpi=off também poderá (ou não) ajudar.

Obrigado por tentar ajudar. Procurei no google como tentar resolver este problema e existem enumeros posts espalhados por diversos forums de pessoas com o mesmo problema que eu com boards da asrock com a tal interface AGI.
Entretanto já troquei o pc e já tenho o ubuntu instalado (finalmente!), agr é só os ajustes do costume.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)