Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Que Linux escolher?
07-06-2013, 10:40 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 08-04-2015 22:42 por daff93.)
Mensagem: #1
Que Linux escolher?
Olá pessoal! Big Grin

Este é o meu primeiro post no fórum do pplware! Site que acompanho sempre que posso Big Grin

O porquê de abrir este post é simples: tenho um computador antigo cá em casa (p4 com 1.5gb RAM) e aquilo é lentinho como tudo... E tem apenas 8Gb dos 120Gb disponíveis... Farto-me de fazer limpezas ao disco, desfragmentar e enfim... continua igual. Como tal pretendia instalar uma versão do Linux, pois devido ao curso que estou a tirar (Eng. Informática) já trabalhei diversas vezes com o Ubuntu (12) e em máquina virtual era um espetáculo, mas gostava de o testar numa máquina "a sério".

Mas como nunca trabalhei com ele "assiduamente" gostaria de saber se trará muitos inconvenientes em questões de instalar drivers ou até mesmo aplicações, pois instalar (aplicações ou seja o que for) nunca instalei, e não faço a mínima de como seja Surprised (mas isso também sem aprende depressa, e então com as férias todos os dias um pouquinho todos os dias não faz mal a ninguém! Tongue )

Outro problema que surge é a versão a instalar...
Qual recomendam? Eu estive a ver e existe uma versão MINT mas sei que há diversas versões... Qual recomendam a instalar?

Outra coisa:
Linux, Fedora, Ubuntu entre outros, podemos dizer que são todos OpenSource, mas distribuições diferentes? Como os podemos distinguir entre eles? Smile

Obrigado pelas dicas pessoal Big Grin
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-06-2013, 12:38
Mensagem: #2
RE: Que Linux escolher?
O Linux Mint é fantastico não tens dificuldades nenhumas em passar de windows para o mint, é talvez o melhor linux para iniciantes, visto que tens um pc antigo recomendo a versão MATE.

Cumprimentos,
Vítor Silva
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-06-2013, 12:58
Mensagem: #3
RE: Que Linux escolher?
Já o tenho em DVD gravado mas tenho problemas de instalação...
Gravei-o em duas velocidades: 8x e 4x.

Tenho o windows, instalado mas penso que o problema não é daí.

Tenho a versão 32bits do mint, mas penso que o problema também não é daqui.

Depois de ele arrancar e fazer o "Starting boot automatically in X seconds" o ecrã fica preto, o DVD é lido mas depois fica com pontinhos às cores, e nem sequer dá para ver nada, nem faz nada... De vez em quando parece que abre a consola mas depois fecha e fica naquele estado...

Do que poderá ser?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
13-06-2013, 12:20
Mensagem: #4
Linux RE: Que Linux escolher?
Tem sintomas que seja a placa gráfica ou até mesmo a board que tenha algum parâmetro não suportado. Procura na net qual a gráfica e board que tens e depois descobre qual os parâmetros que necessitas... isso claro se for possível. Escolhe uma distribuição leve, tal como, Lubuntu ou Xubuntu.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-06-2013, 11:02
Mensagem: #5
RE: Que Linux escolher?
(07-06-2013 10:40)daff93 Escreveu:  Olá pessoal! Big Grin

Este é o meu primeiro post no fórum do pplware! Site que acompanho sempre que posso Big Grin

O porquê de abrir este post é simples: tenho um computador antigo cá em casa (p4 com 1.5gb RAM) e aquilo é lentinho como tudo... E tem apenas 8Gb dos 120Gb disponíveis... Farto-me de fazer limpezas ao disco, desfragmentar e enfim... continua igual. Como tal pretendia instalar uma versão do Linux, pois devido ao curso que estou a tirar (Eng. Informática) já trabalhei diversas vezes com o Ubuntu (12) e em máquina virtual era um espetáculo, mas gostava de o testar numa máquina "a sério".

Mas como nunca trabalhei com ele "assiduamente" gostaria de saber se trará muitos inconvenientes em questões de instalar drivers ou até mesmo aplicações, pois instalar (aplicações ou seja o que for) nunca instalei, e não faço a mínima de como seja Surprised (mas isso também sem aprende depressa, e então com as férias todos os dias um pouquinho todos os dias não faz mal a ninguém! Tongue )

Outro problema que surge é a versão a instalar...
Qual recomendam? Eu estive a ver e existe uma versão MINT mas sei que há diversas versões... Qual recomendam a instalar?

Outra coisa:
Linux, Fedora, Ubuntu entre outros, podemos dizer que são todos OpenSource, mas distribuições diferentes? Como os podemos distinguir entre eles? Smile

Obrigado pelas dicas pessoal Big Grin

Abraço
daff93

Segue o que sugeri aqui: http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=16098
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-06-2013, 18:09
Mensagem: #6
RE: Que Linux escolher?
Olá,
Comecei pelo Ubuntu, depois mudei para o Linux Mint. Mas tive dificuldades porque não sei instalar programas e não conseguia substitui o LibreOffice residente (em versão americana) por um mais atual LibreOffice 4 em versão portuguesa. Andei á procura a acabei por ir parar o linux Caixa Mágica 20, que ainda é mais fácil, embora menos cromático, e traz o LibreOficce 4 português.
Por enquanto, vou ficar por aqui.
PedroPV
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-06-2013, 12:48
Mensagem: #7
RE: Que Linux escolher?
(23-06-2013 18:09)Pedro Pais de Vasconcelos Escreveu:  Olá,
Comecei pelo Ubuntu, depois mudei para o Linux Mint. Mas tive dificuldades porque não sei instalar programas e não conseguia substitui o LibreOffice residente (em versão americana) por um mais atual LibreOffice 4 em versão portuguesa. Andei á procura a acabei por ir parar o linux Caixa Mágica 20, que ainda é mais fácil, embora menos cromático, e traz o LibreOficce 4 português.
Por enquanto, vou ficar por aqui.
PedroPV

Só tens que usar o centro de programas: http://www.youtube.com/watch?v=CYtkEHP8tnI
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 2 Visitante(s)