Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
FTP Externo com ubuntu13.04
24-07-2013, 21:08 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 24-07-2013 22:57 por tevez15.)
Mensagem: #1
FTP Externo com ubuntu13.04
Boas pessoal..

Eu ja tenho um servidor web em ubuntu 13.04, a funcionar externamente com o no-ip.

Visto que vou estar fora, preciso de aceder a esta maquina por ftp. Instalei, seguindo um tut aqui no blog, instalei o vsftpd, e agora queria saber como posso aceder externamente por Filezilla e Winscp por exemplo, sempre usando o no-ip.

O meu router é Thomson TG784. Localmente está tudo a funcionar.

Já agora, existe alguma forma grafica de gerir o FTP (users etc?)

PS: estou com um problema com o winscp, em modo ftp nao consigo gravar os ficheiros, da sempre acess denied, enquanto no filezilla gravo sem problemas. Sendo que o user e o mesmo, alguem me pode dizer o que se passa?

Abraço
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-07-2013, 15:43
Mensagem: #2
RE: FTP Externo com ubuntu13.04
Olá tevez15.

Então vamos lá, uma coisa de cada vez.

Pergunta
"preciso de aceder a esta maquina por ftp. Instalei, seguindo um tut aqui no blog, instalei o vsftpd, e agora queria saber como posso aceder externamente por Filezilla e Winscp por exemplo, sempre usando o no-ip."
Resposta
No campo servidor colocas o endereco do no-ip.
Não te esquecas de abrir as portas no router, salvo erro são a 21 e a 22.

Pergunta
"Já agora, existe alguma forma grafica de gerir o FTP (users etc?)"
Resposta
Eu não conheco, mas aconselho que seja pela linha de comando.
Já agora vê se os utilizadores que crias não têm acesso completo ao servidor.

Pergunta
"PS: estou com um problema com o winscp, em modo ftp nao consigo gravar os ficheiros, da sempre acess denied, enquanto no filezilla gravo sem problemas. Sendo que o user e o mesmo, alguem me pode dizer o que se passa?"
Resposta
Vê se estas a usar modo passivo ou não.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-07-2013, 16:04
Mensagem: #3
RE: FTP Externo com ubuntu13.04
Boas..

Retirei do modo passivo e o problema mantem-se.
Eu abri as portas, defini para o meu pc onde quero aceder(o ubuntu), mesmo assim nao deu. Mais logo ja dou mais feedback sobre o assunto
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-07-2013, 16:12
Mensagem: #4
RE: FTP Externo com ubuntu13.04
(25-07-2013 16:04)tevez15 Escreveu:  Boas..

Retirei do modo passivo e o problema mantem-se.
Eu abri as portas, defini para o meu pc onde quero aceder(o ubuntu), mesmo assim nao deu. Mais logo ja dou mais feedback sobre o assunto

Vê a firewall no ubuntu
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-07-2013, 17:30
Mensagem: #5
RE: FTP Externo com ubuntu13.04
Por questões de segurança e flexibilidade, aconselhava-te a usar um servidor ssh em vez de um servidor ftp. As principais razões são:
  • Maior segurança, visto a ligação ser encriptada
  • Maior versatilidade: além de te permitir a transferência de ficheiros via sftp, também te permite acesso remoto ao servidor, incluindo a aplicações gráficas (desde que actives o X-forwarding e tenhas um cliente de ssh que saiba lidar com isso)

(24-07-2013 21:08)tevez15 Escreveu:  PS: estou com um problema com o winscp, em modo ftp nao consigo gravar os ficheiros, da sempre acess denied, enquanto no filezilla gravo sem problemas. Sendo que o user e o mesmo, alguem me pode dizer o que se passa?

Quando é que ele dá access denied? Quando te ligas, quando tentas navegar pelo sistema remoto ou quando mandas copiar ficheiros?

Um aparte: Deviam corrigir a tradução do forum... "tevez15 Escrever:"? Traduzido pelo Yoda parecer Wink

Pedidos de ajuda via PM serão ignorados
Acordo ortográfico? Desconheço, obrigado Wink
Agradeço ao Chrome o facto de os meus posts nao terem acentos Evil
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-07-2013, 19:12 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 25-07-2013 19:50 por tevez15.)
Mensagem: #6
RE: FTP Externo com ubuntu13.04
@catarino, sou um bocado lerdo em linux em geral, mas vou explorar isso, obrigado

@corvus, eu consigo ligar-me, ver os ficheiros, abrir, mas ao gravar é que da access denied.

PS: instalei o ssh, e estou a aceder via putty. Agora o sftp, eu nao consigo fazer nada disto. preciso mesmo de umas luzes, bati na parede
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-07-2013, 20:41
Mensagem: #7
RE: FTP Externo com ubuntu13.04
O sftp deve estar activo a partir do momento que o servidor ssh está a correr. Confirma no ficheiro /etc/ssh/sshd_config se a seguinte linha existe e está descomentada:

Código:
Subsystem sftp /usr/lib/openssh/sftp-server

(Nota que o caminho para o sftp-server pode não ser exactamente esse).

De resto, o funcionamento do sftp é igual ao do ftp, basta que o cliente que usas para aceder o entenda (em windows o WinSCP costumava ser bom).

Nota que vais ter acesso ao sistema com os direitos do utilizador com que fizeres login. Por questões de segurança, aconselho-te a só permitires acesso ssh a utilizadores normais e caso precises de acesso root, usar su ou sudo já depois de logado no sistema (via ssh, não via sftp).

Para isso basta editares o ficheiro /etc/ssh/sshd_config e editares / adicionares as seguintes linhas:

Código:
# Proibir login como root
PermitRootLogin no

# para permitir acesso apenas aos utilizadores indicados
AllowUsers utilizador1 utilizador2 utilizador3

# em alternativa, para permitir acesso apenas aos utilizadores que pertençam aos grupos indicados
AllowGroups grupo1 grupo2 grupo3

Estas limitações de acesso são válidas para qualquer acesso ssh (ssh, scp, sftp).

Depois de alterares o ficheiro de configuração, tens de reiniciar o sshd (não te preocupes que não perdes a sessão em curso, caso estejas ligado remotamente por ssh):

Código:
service ssh restart

Nota: Tanto a edição da configuração como o reinicio do serviço têm de ser feitos com direitos de root.

Pedidos de ajuda via PM serão ignorados
Acordo ortográfico? Desconheço, obrigado Wink
Agradeço ao Chrome o facto de os meus posts nao terem acentos Evil
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
26-07-2013, 09:43
Mensagem: #8
RE: FTP Externo com ubuntu13.04
sendo que eu tenho vsftpd instalado, isto não vai entrar em conflito?

Eu pela consola no ubuntu consigo aceder por sftp (ip da maquina), mas depois do meu windows com WinSCP em sftp nao consigo. Isto ainda estou a testar em local, a ideia depois é aceder externamente.

No router abri as portas 21 e 22, e coloquei no ficheiro de configuração, mas tenho de tentar completar pelo teu.

Ponto de situação:
- Consigo aceder por FTP normal por filezilla (e grava) e winSCP (nao grava, apenas lê). Pode ser devido ao vsftpd.
- Consigo aceder pelo windowns com puTTy por ssh (linha de comandos, até como root).
- Por sftp, apenas no proprio servidor, em linha de comandos usando sftp ip_da_maquina_local. Não consigo aceder por WinSCP (nao testei com filezilla).
- Abri as portas 21 e 22 no router (a ideia depois será usar o no-ip para apontar a maquina usando essas portas, ainda nao descobri como fazer, apenas sei fazer para servidor web externo)
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
26-07-2013, 11:10 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 26-07-2013 11:12 por Corvus.)
Mensagem: #9
RE: FTP Externo com ubuntu13.04
ftp é uma coisa, sftp é outra completamente diferente. Na minha máquina tenho apache, ftp, sshd, ntpd e smbd a correr (embora alguns só para a rede interna) e não há qualquer problema porque são tudo protocolos diferentes e que usam portas diferentes.

No winSCP estás a escolher o protocolo correcto quando fazes a ligação (é sftp e não ftp ou ftps)?
Porque se consegues ligar-te à shell via ssh, também tens de te conseguir ligar por sftp com o mesmo utilizador/password.

Para acederes via ssh externamente, tens de fazer o forward da porta 22 no router. Se tens o no-ip configurado para apontar para a tua rede, não precisas de fazer mais nada, ele redireciona todo o trafego que é enviado para o dominio que escolheste para a tua rede (também uso o no-ip e só me lembro que ele existe quando chegam os mails mensais para confirmar a utilização dos dominios).

Pedidos de ajuda via PM serão ignorados
Acordo ortográfico? Desconheço, obrigado Wink
Agradeço ao Chrome o facto de os meus posts nao terem acentos Evil
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
27-07-2013, 16:33
Mensagem: #10
RE: FTP Externo com ubuntu13.04
Bom consegui aceder e gravar.

Basicamente o que fiz foi, colocar no winscp a porta 22 e colocar sftp, e funcionou.

Muito obrigado pela ajuda Smile
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)