Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Video Vigilância: segurança das câmaras IP
25-07-2013, 17:08 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 25-07-2013 17:10 por bFeitor.)
Mensagem: #1
Video Vigilância: segurança das câmaras IP
Boa tarde a todos,

Estou a pensar montar um sistema de video-vigilância com câmaras IP indoor/outdoor. Contudo estou de pé atrás devido a questões de segurança e privacidade no que toca ao facto do stream de video andar em cima do TCP/IP. Quando uso por exemplo uma app para ver o stream até que ponto isso é seguro. Ou até que ponto é possível acederem às minhas câmaras? Outra questão (talvez um pouco mais fantasiada): algumas câmaras já fazem deteção e alertas por mail ou outros, não conseguirão os fabricantes ter acesso so stream de video?

Muito obrigado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-02-2014, 10:29
Mensagem: #2
RE: Video Vigilância: segurança das câmaras IP
(25-07-2013 17:08)bFeitor Escreveu:  Boa tarde a todos,

Estou a pensar montar um sistema de video-vigilância com câmaras IP indoor/outdoor. Contudo estou de pé atrás devido a questões de segurança e privacidade no que toca ao facto do stream de video andar em cima do TCP/IP. Quando uso por exemplo uma app para ver o stream até que ponto isso é seguro. Ou até que ponto é possível acederem às minhas câmaras? Outra questão (talvez um pouco mais fantasiada): algumas câmaras já fazem deteção e alertas por mail ou outros, não conseguirão os fabricantes ter acesso so stream de video?

Muito obrigado.

Se tens problemas em relação ao stream de vídeo via app, porque não acedes via VPN (telemóvel/casa) e vens diretamente na tua rede?

A questão dos fabricantes, tem a ver com uma envolvente muito maior, tipo Edward Snowden. Se tens um smartphone Microsoft, Android ou Mac, alguma vez te preocupaste com o facto de poderes ter uma backdoor no teu sistema operativo para acesso da NSA ou que alguns dos teus dados sejam transmitidos para os fabricantes? Será mesmo especulação dos media?

Não sei se viste uma notícia que até a Samsung SmartTV enviava informações para o fabricante, mesmo quando se desabilitava essa possibilidade na televisão.... EEK!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-08-2014, 19:51
Mensagem: #3
RE: Video Vigilância: segurança das câmaras IP
Citar:Ou até que ponto é possível acederem às minhas câmaras? Outra questão (talvez um pouco mais fantasiada): algumas câmaras já fazem deteção e alertas por mail ou outros, não conseguirão os fabricantes ter acesso so stream de video?

Sem dúvida e ainda mais quando incluem serviços já dns reconfigurado com um domínio que resolve o ip.
como contra medida de detecção pode fazer analise de tráfego à câmara na rede interna ou no router para termos uma ideia se de facto existem tentativas de acesso ao equipamento por agentes não autorizados.

O uso VPN para acesso às cameras é outra boa medida de evitar o acesso às mesmas pela WAN por gente não autorizada.

Acrescento ainda que com software opensource esses receios são facilmente eliminados.

Twitter Facebook Youtube

Procura-se...

Rede WirelessPT
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)