Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Problema com drivers da gráfica
08-02-2009, 12:05
Mensagem: #1
Problema com drivers da gráfica
Vi alguns tópicos aqui no forum sobre este assunto no entanto nenhum me resolveu o problema. Se acharem que está a mais sintam-me à vontade para eliminar o tópico.

Tenho uma Nvidia Geforce 7300 GT.
Instalei o Ubuntu 8.04 em dual-boot com o XP. Iniciei o Ubuntu fiz todas as actualizações e activei os drivers restritos (fui a Sistema/Admnistração/Controladores de Hardware e activei o driver no entanto não sei qual é apenas dizia especificava que era para placas recentes). Quanto reiniciei o Ubuntu fez o loading mas não chega a aparecer o login, os monitores deixam de receber imagem antes de chegar a esse ponto.

Voltei a iniciar em modo de recuperação, apareceu um menu que tinha a opção fix server x escolhi isso e depois escolhi a opção que dizia normal boot. Lá consegui fazer o login e iniciar o Ubuntu, contudo com uma resolução muito baixa.

Fui ao site da Nvidia onde, supostamente, têm as drivers http://www.nvidia.com/object/linux_displ...80.22.html. No entanto quando sigo as instruções dadas aparece-me o seguinte sh: Can't open NVIDIA-Linux-x86-180.22-pkg1.run.

Iniciei-me agora no Linux e não percebo muito disto. Alguém sabe como posso resolver isto?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-02-2009, 12:47
Mensagem: #2
RE: Problema com drivers da gráfica
Antes de mais, sugiro que instales o Ubuntu 8.10, que traz o driver 177 da nVidia que provavelmente resolverá o teu problema.

http://www.ubuntu.com/getubuntu/upgrading

BrunoBernardino.com
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-02-2009, 17:02 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 08-02-2009 17:28 por Diogo.AOS.)
Mensagem: #3
RE: Problema com drivers da gráfica
Instalei o Ubuntu 8.10 e correu tudo bem. Activei as drivers restritas 177 e aconteceu o mesmo. Fez o boot mas logo asseguir o ecrã fica todo preto, não aparece cursor, não aparece nada. Eu penso que o sistema em si esteja a funcionar bem porque ouço o som quando aparece o ecrã de login, só não o consigo ver. Tive de voltar a iniciar o Ubuntu em modo recuperação e fazer o que fiz anteriormente para recuperar o ambiente gráfico.

Alguma sugestão?

Começo a pensar que o problema até seja do monitor, apesar de tanto o Acer que uso como monitor principal como a TV Samsung que uso como monitor secundário mostrarem imagem (em twinview) sem problemas antes de instalar as drivers.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-02-2009, 04:01 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-02-2009 04:03 por racoq.)
Mensagem: #4
RE: Problema com drivers da gráfica
tenta o seguinte:

tenta reactivar os drivers 177 e não reinicies.

depois vai a Sistema > Administração > gestor de pacote synaptic, e procura por

nvidia-settings

depois seleciona esse pacote para instalação e carrega no botao aplicar na barra de ferramentas para que esse pacote seja descarregado e instalado.

Depois algures no menu de sistema se bem me recordo encontra o atalho para essa ferramenta instalada, devera te aparecer uma ferramenta deste estilo:

[Imagem: nvidia-settings.jpg]

Selecione uma resolução baixa de modo a que voçê saiba que o seu monitor aguenta, por exemplo 1024x768 por 60 hz

Antes de sair deve carregar em "Save to X configuration File", para que as suas alterações sejam escritas no ficheiro de configuração da Sessão X.

Depois disto tente reiniciar de modo a ver se com essa resolução nos novps driver já dá.


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-02-2009, 18:42 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-02-2009 18:45 por Akins_Daos.)
Mensagem: #5
RE: Problema com drivers da gráfica
Não resultou.
[Imagem: xserverwf8.jpg]

Entretanto (antes do teu post raqoc) eu experimentei outras coisas. Consegui instalar os drivers que falei no meu 1º post pelo seguinte processo:

Citar:1) Fechei todos os programas e carreguei Ctrl-Alt-F1.
2) sudo killall gdm
3) sudo sh NVIDIA-Linux-x86-180.22-pkg1.run
Quando volto a iniciar o Ubuntu aparece-me uma janela da Nvidia a dizer que as configurações não eram suportadas ou algo do género. O resultado final é que volto ao mesmo.

Desde que instalei o Ubuntu mexi muito com as drivers da gráfica e não sei se não terei feito já coisas a mais, visto que já me apareceram muitos erros e que eu tentei resolver por sugestões que fui encontrando pela net.

Fui a /etc/X11/corg.conf (abri o ficheiro) e isto é com o que ele se parece (não sei se este é o ficheiro da xorg correcto):
Citar:Section "Monitor"
Identifier "Configured Monitor"
EndSection

Section "Screen"
Identifier "Default Screen"
Monitor "Configured Monitor"
Device "Configured Video Device"
DefaultDepth 24
EndSection

Section "Module"
Load "glx"
EndSection

Section "Device"
Identifier "Configured Video Device"
Driver "nvidia"
Option "NoLogo" "True"
EndSection

Tirei esta informação do xorg depois de seguir os teus passos sem ainda ter reiniciado o PC. Penso que esta não seja a suposta configuração do xorg.

Será que devo reinstalar o Ubuntu?
Encontrei este processo, instalo o Ubuntu 8.04?

Desde já obrigado pelas respostas.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-02-2009, 19:10
Mensagem: #6
RE: Problema com drivers da gráfica
parece-me uma boa opção, tenta.


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-02-2009, 21:20
Mensagem: #7
Ubuntu RE: Problema com drivers da gráfica
Resultou. No entanto descobri uma coisa curiosa: se eu tiver o meu segundo "monitor" (a TV) ligada ao PC por alguma razão acontece-me o mesmo, se por outro lado tiver desligada eu consigo trabalhar sem problemas com as drivers instaladas.

Obrigado pela ajuda.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)