Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Versões Linux
19-08-2013, 20:00 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-08-2013 20:26 por Pimonteiro.)
Mensagem: #1
Linux Versões Linux
Olá!

Eu sou novo no forum, e tambem no mundo da programação. Eu neste momento estou a aprender a programar em C (futuramente irei para C++ e C#), e falaram me, que o Linux, é o melhor sistema operativo para aprender e treinar programação. Então, a minha dúvida é: qual é a melhor "versão" do Linux, para o meu caso? Como começo a programar nesse sistema operativo?
Eu tenho o W8 instalado no computador, e estou na dúvida, se deveria instalar o Linux, numa partiçao, ou junto do windows, visto eu querer manter o windows como sistema operativo principal.

P.s: tambem gostava que fosse um sistema operativo, com uma interface bonita, e compativel com muitas das novidades que estão a sair no mundo do linux (estou a falar de programas, etc).

Espero uma resposta em breve, obrigado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-08-2013, 21:09 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-08-2013 21:10 por Corvus.)
Mensagem: #2
RE: Versões Linux
Se estás a "zero" em linux, aconselho-te a experimentar o ubuntu (também conhecido por debian com "rodinhas de aprendizagem") Wink

Numa primeira fase, experimenta como livecd para te habituares antes de instalar. Depois podes instalar lado a lado com o windows.

Pedidos de ajuda via PM serão ignorados
Acordo ortográfico? Desconheço, obrigado Wink
Agradeço ao Chrome o facto de os meus posts nao terem acentos Evil
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-08-2013, 21:20
Mensagem: #3
RE: Versões Linux
Obrigado Smile
Eu ja sei programar "decentemente" em C, so que queria por em pratica o que sei xD
E no ubuntu, dá para programar em várias linguas?
Como começo no ubuntu?
Qual das versões do ubuntu escolho?
Desculpe o bombardeamento de perguntas, mas estou a zero nisto Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-08-2013, 23:22
Mensagem: #4
RE: Versões Linux
Tens compiladores e interpretes à escolha do freguês, acredita. Só tens de instalar os que quiseres.

Quanto à versão, usa a mais recente (13.04 nesta altura), 32 ou 64bits conforme o teu processador.

Em relação a começar, segue as instruções de instalação (link na mesma página) e experimenta primeiro como livecd, arrancando directamente do dvd ou da pen. Quanto te sentires mais à vontade, arranja espaço no disco e instala.

Pedidos de ajuda via PM serão ignorados
Acordo ortográfico? Desconheço, obrigado Wink
Agradeço ao Chrome o facto de os meus posts nao terem acentos Evil
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-08-2013, 12:16
Mensagem: #5
RE: Versões Linux
Ha, obrigado Smile
Eu saquei ontem o ubuntu 13.04, e experimentei. Gostei, e hoje decidi instalar. Mas estou com um problema... Quando escolho a opção "instalar juntamente com o windows 8", o meu pc sai do linux (aparece um comando numa tela preta a dizer "exit"), e o pc faz reboot, indo parar ao windows 8, como se nada tivesse acontecido. Porque que nao instala? Que se passa?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-08-2013, 13:32
Mensagem: #6
RE: Versões Linux
tens de ir à BIOS/UEFI desactivar a opção de secure boot para poderes instalar outro SO
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-08-2013, 13:34 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-08-2013 14:27 por Pimonteiro.)
Mensagem: #7
RE: Versões Linux
Mas eu quando tinha instalado o windows 7, e quis instalar o windows 8 (apagando o windows7), nao tive que fazer isso...

E eu já fui á BIOS, e nao encontro a opçao para desligar o secure boot... Eu acho que nem tem essa opção...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-08-2013, 14:47
Mensagem: #8
RE: Versões Linux
então faz uma instalação a partir da opção algo mais, crias uma partição com ponto de montagem /, uma em /home e uma swap e já chega para uma utilização normal do SO e podes facilmente remover a instalação se quiseres ficar só com o windows 8
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-08-2013, 14:49 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-08-2013 14:57 por Pimonteiro.)
Mensagem: #9
RE: Versões Linux
E com isso consigo fazer o dual boot na mesma?

Qual é a principal diferença de fazer pelo metodo normal, e por este?
Tem algum tutorial de como fazer essa partiçao no pplware?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-08-2013, 16:10
Mensagem: #10
RE: Versões Linux
Tenta seguir a informação desta página.

Pedidos de ajuda via PM serão ignorados
Acordo ortográfico? Desconheço, obrigado Wink
Agradeço ao Chrome o facto de os meus posts nao terem acentos Evil
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)