Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Raid 1 VS Backup por software
14-09-2013, 00:18 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 14-09-2013 00:18 por LsD_32.)
Mensagem: #1
Raid 1 VS Backup por software
Cada vez tenho mais duvidas quanto ao sistema que devo adotar para backups.
Tenho um pequeno servidor, que estava configurado da seguinte forma:
Dois discos SAS em RAID1 ligados a uma controladora LSI, e um terceiro disco numa NAS Externa que recebe backups efetuados diretamente pelas aplicações instaladas no servidor. Tenho tudo configurado numa máquina virtual s funcionar em cima do Windows 2008 R2.
Hoje aconteceu-me não sei como, o RAID desapareceu. Ou seja, as unidades tinham a informação, mas não arrancavam. Descobri que a controladora é que tinha avariado. Instalei uma controladora nova e "transpirava" cada vez que tentada adicionar os discos à nova controladora. Até que desisti.
Agora estou com o seguinte dilema, será que vale a pena voltar ao mesmo sistema? Ou acabar com o RAID1 e ter os dois discos separados. Já que tenho tudo em máquina virtual, mais me vale a pena ter um software de backups de máquinas virtuais que faça diariamente o backup integral da máquina virtual.
Assim tenho não corro o risco do sistema de RAID se passar. Ou seja, se o disco onde tenho o Sistema Operativo com a máquina virtual avariar. Basta substituir o disco, instalar (apenas) o Windows 2008 R2 com o Hyperv, copiar para lá a máquina virtual e está a funcionar.
O que pensam sobre isto?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-09-2013, 15:55
Mensagem: #2
RE: Raid 1 VS Backup por software
Compra uma controladora a sério, ou utiliza Linux com LLVM.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-09-2013, 17:20
Mensagem: #3
RE: Raid 1 VS Backup por software
OU então um NAS dedicado com Raid 1, dependendo dos valores a dispender, pode começar nos 180€ sem discos.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)