Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Duvida instalar Ubuntu de raiz
16-02-2009, 05:32
Mensagem: #1
Duvida instalar Ubuntu de raiz
Boas... cá vai mais uma dúvida.

Tenho dual-boot com WinXP Pro e Ubuntu 8.10
Mas instalei o Ubuntu num disco externo USB (40GB)

Só que, a instalação inicial do Ubuntu, foi a 7.04... daí para a frente, foi só fazer live updates (nunca voltei a instalar de raiz).
Daí que, neste momento tenho o 8.10, mas ele está bastante lento no boot... eu desconfio que deve ter sido das várias instalações e desinstalações, mais alguns erros que eu tenha cometido, inclusive na aventura de instalar o KDE, etc...
Gostava de instalar a 8.10 de raiz, fresquinha e então agora sim com mais calma e cuidado ir só adicionando o que realmente preciso.
A minha pergunta é... consigo instalar de raiz, sem perder aquelas definições do GRUB?
Ou é pacifico eu instalar de raiz e rescrever o GRUB que não arranjo "chatices" com o dual-boot?
Apesar de ter backups, etc... não queria mesmo NADA precisar de formatar o disco onde tenho o XP, ou de perder (mesmo que temporariamente) o acesso a ele.
Quais os melhores procedimentos?

Thanks

[Imagem: linear-dbgs.aspx?D=My%20name%20is%20BlinZk]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-02-2009, 09:36
Mensagem: #2
RE: Duvida instalar Ubuntu de raiz
Boas,

Mesmo que tenhas de formatar algo, será a partição no disco Externo, nunca no XP.

Ao instalar de raiz, não vejo porque razão não detectará a tua partição do Windows, pelo que penso que é uma boa opção e não dará problema algum.

1. Fazes backup do que precisas do Ubuntu
2. Colocas o LiveCD, seleccionas a partição do Ubuntu e na instalação dizes para limpar tudo o que está nessa partição.

BrunoBernardino.com
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-02-2009, 11:01
Mensagem: #3
RE: Duvida instalar Ubuntu de raiz
Aproveito o post para fazer uma questão relacionada .

tenho no portatil dois sistemas operativos , queria instalar ubuntu num disco externo , mas não queria que me adiciona-se nada no menu de boot .
ou seja , como esta definido para arrancar pelo usb entraria directo sem adicionar nada de menus de boot.

como se pode fazer isto ?

obrigado

Alenka

Core i7- Radeon RX 560 -16 Ram - Dual boot SurprisedS X MOJAVE / WIN 10

YOUTUBE
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-02-2009, 22:59
Mensagem: #4
RE: Duvida instalar Ubuntu de raiz
Alenka, se vais instalar apenas no disco externo, no qual ainda não existe nenhum SO, nenhum menu de boot será modificado, excepto o menu de boot do disco externo.

Para iniciares o Ubuntu, tens de iniciar explicitamente pela BIOS o disco externo, caso contrário, será carregado o disco interno e o seu menu de boot normal com os tais 2 sistemas operativos.

Deu para perceber?

[Imagem: pplware_admin.png]
Os meus artigos | O meu site
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-02-2009, 23:29
Mensagem: #5
RE: Duvida instalar Ubuntu de raiz
olá ,

acho que sim , quer dizer que nao corro riscos do ubuntu ir instalar tretas no disco do meu pc Smile

é que ja cheguei a ter triplo boot , mas depois quando o ubuntu "empancou" tive de isntalar tudo ....

Core i7- Radeon RX 560 -16 Ram - Dual boot SurprisedS X MOJAVE / WIN 10

YOUTUBE
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-02-2009, 23:51
Mensagem: #6
RE: Duvida instalar Ubuntu de raiz
Se o Ubuntu "enpanca" e o queres remover, é facil: usas o LiveCD para remover a instalação e restaurar o grub para detectas os Windows.

[Imagem: pplware_admin.png]
Os meus artigos | O meu site
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-02-2009, 15:06 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 17-02-2009 15:19 por BlinZk.)
Mensagem: #7
RE: Duvida instalar Ubuntu de raiz
(16-02-2009 09:36)Bruno Bernardino Escreveu:  1. Fazes backup do que precisas do Ubuntu
2. Colocas o LiveCD, seleccionas a partição do Ubuntu e na instalação dizes para limpar tudo o que está nessa partição.

E aconselhas-me a fazer o boot pelo LiveCD? Ou a correr o LiveCD a partir do Windows?
É que nunca instalei pelo Windows e nem sei se isso é melhor ou pior.

[Imagem: linear-dbgs.aspx?D=My%20name%20is%20BlinZk]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-02-2009, 15:36
Mensagem: #8
RE: Duvida instalar Ubuntu de raiz
(17-02-2009 15:06)BlinZk Escreveu:  
(16-02-2009 09:36)Bruno Bernardino Escreveu:  1. Fazes backup do que precisas do Ubuntu
2. Colocas o LiveCD, seleccionas a partição do Ubuntu e na instalação dizes para limpar tudo o que está nessa partição.

E aconselhas-me a fazer o boot pelo LiveCD? Ou a correr o LiveCD a partir do Windows?
É que nunca instalei pelo Windows e nem sei se isso é melhor ou pior.

O LIVE CD corres ao arrancar o PC se quiseres instalar nativamente no teu computador (Aconselhável para a performance ideal). Se quiseres usar o Wubi, que te instala o Ubuntu no teu PC de forma semi emulada, então arrancas no Windows, e corres o CD, e ele automaticamente pede-te para instalar (esta é a opção mais simples e indolor).


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-02-2009, 15:46
Mensagem: #9
RE: Duvida instalar Ubuntu de raiz
Não sou grande apologista do Wubi, se bem que para quem quer dar uma vista de olhos me pareça suficiente.

Como não me parece ser o teu caso, aconselho o boot pelo LiveCD

BrunoBernardino.com
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-02-2009, 15:51 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 17-02-2009 15:53 por BlinZk.)
Mensagem: #10
RE: Duvida instalar Ubuntu de raiz
Já agora, digam-me se souberem...

EU quero instalar no meu disco externo (como está actualmente), só que isso levanta-me 2 questões:
1 - O disco está ligado por USB2.0... fica mais lento, não é? Se fosse um SATA era bem mais rápido. Ou será que não vou notar muito a diferença?
2 - Outra questão de ser num disco externo, é que assim vou ter sempre o GRUB a correr no externo, n é? Ou seja, se desligar o cabo USB do externo, fico sem o dual-boot e portanto sem conseguir sequer aceder ao Win?

Mais uma questão (Fonix, pareço um puto na "fase dos porquês" LOL)

Eu tenho o LiveCD oficial da Canonical, mandei vir e eles como sempre, não falharam.
Só que, esse CD é a versão que estava disponível naquela data em que fiz o pedido e por isso depois de instalar ele vai fazer uma "carrada" de actualizações.
Vocês sabem, se eu sacar agora o ISO oficial do site oficial do Ubuntu, se este vem com as ultimas actualizações??

Gracias! Tongue

[Imagem: linear-dbgs.aspx?D=My%20name%20is%20BlinZk]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)