Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Instalação no Ubuntu ...
19-02-2009, 23:43 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-02-2009 23:44 por Bruno Bernardino.)
Mensagem: #11
RE: Instalação no Ubuntu ...
Não fazes login como root, fazes como um utilizador normal, que tem privilégios para realizar acções como root (o sudo), mas obviamente tens de confirmar que sabes a password do root, senão qualquer pessoa entrava com a tua conta e era a loucura Smile .

Experimentaste o que te disse? É que não parece...

BrunoBernardino.com
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-02-2009, 02:49 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-02-2009 02:50 por racoq.)
Mensagem: #12
RE: Instalação no Ubuntu ...
(19-02-2009 23:35)balaico Escreveu:  Boas.
Antes de mais, queria agradecer a preciosa ajuda que tenho recebido aqui neste fórum, mas estou confuso, pois pensava que sempre me logava na maquina tornava-me root, e quando fosse para fazer updates o SO simplesmente confirmava que era eu (o root), que estava a fazer as actualizações. Ora isso não se verifica, primeiro pela opção de quando faço su e coloco a minha pass da um erro de falha de autentificação e quando instalo software pergunta-me se sou o root ou n Confused.
Digo isso, porque ao tentar instalar esse bendito Turbogears 2.0, esta a dar um novo erro relacionado com o anterior, ou seja:
(tgenv)blue@blue-laptop:~/blue/tgenv$ apt-get install python-dev
E: Could not open lock file /var/lib/dpkg/lock - open (13 Permission denied)
E: Unable to lock the administration directory (/var/lib/dpkg/), are you root?
(tgenv)blue@blue-laptop:~/blue/tgenv$ easy_install -i http://www.turbogears.org/2.0/downloads/current/index tg.devtools
error: can't create or remove files in install directory

The following error occurred while trying to add or remove files in the
installation directory:

[Errno 13] Permission denied: '/usr/lib/python2.5/site-packages/test-easy-install-11027.write-test'

The installation directory you specified (via --install-dir, --prefix, or
the distutils default setting) was:

/usr/lib/python2.5/site-packages/

Perhaps your account does not have write access to this directory? If the
installation directory is a system-owned directory, you may need to sign in
as the administrator or "root" account. If you do not have administrative
access to this machine, you may wish to choose a different installation
directory, preferably one that is listed in your PYTHONPATH environment
variable.

For information on other options, you may wish to consult the
documentation at:
http://peak.telecommunity.com/EasyInstall.html
Please make the appropriate changes for your system and try again.
(tgenv)blue@blue-laptop:~/blue/tgenv$

Se ainda tiverem pachorra para ensinar, eu tenho para aprender ...


Balaico, parece-me que nesse caso te estás a esquecer, de dar o sudo ao comando. Ou seja, para simplificar, todos os comandos que correres na consola, que tenha a ver com instalação, actualização ou remoção de pacotes, coloca o sudo atrás ou seja nesse caso especifico:

sudo apt-get install python-dev

Sempre que usares o sudo atrás do comando que queres correr com previlégios de super utilizador, não terás problemas, tipicamente comandos como apt-get (para instalar, remover ou actualizar pacotes) , dpkg (para instalar um pacote .deb isolado), ou algum ficheiro .bin por exemplo que saques da net, usa sempre o sudo atrás do comando para instalares.
Não te esqueças é, que assim que coloques o comando atrás do sudo, tens de introduzir a tua palavra chave.


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-02-2009, 10:58
Mensagem: #13
RE: Instalação no Ubuntu ...
Boa. Essa eu não sabia. Pensava que o sudo era um comando "mais normal" que acelerasse ou deixasse a aplicação instale ou seja removida.

Então, sempre que eu queira instalar/remover qq coisa convém que coloque o sudo ...

Gracias Big Grin
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-02-2009, 11:35 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-02-2009 11:36 por gocho.)
Mensagem: #14
RE: Instalação no Ubuntu ...
Sempre que precises de efectuar uma acção que necessite de privilégio de administrador usas o sudo. Assim evitas que que entrar na conta de administrador. Wink

EDIT: Isto já foi explicado pelo racoq... mania a minha de escrever sem ler os posts anteriores Smile

Ubuntu Ubuntu, o bom sabor da selva! Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-02-2009, 16:34
Mensagem: #15
RE: Instalação no Ubuntu ...
@ gocho
Valeu a intenção Smile
Mal chegue a casa vou ver se corro esta bendita aplicação ...
Até no trabalho não me dá a 100%
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-05-2009, 18:05
Mensagem: #16
Linux RE: Instalação no Ubuntu ...
(20-02-2009 02:49)racoq Escreveu:  [quote='balaico' pid='13531' dateline='1235082909']
Não te esqueças é, que assim que coloques o comando atrás do sudo, tens de introduzir a tua palavra chave.
Mas simplesmente não pede a palavra chave
embora me pergunte se eu sou o root e não me deixe instalar nada
e então, que faço?

kurumin 7.0
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)