Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Pequeno PC-Server/NAS/MediaCentre
06-11-2013, 19:40 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 06-11-2013 19:42 por mega_neo.)
Mensagem: #1
Pequeno PC-Server/NAS/MediaCentre
Oi pessoal, Tudo bem?

Andei a pesquisar por toda o Pplware e pelo google mas tem sido complicado encontrar o que pretendo. Talvez vocês me saibam indicar qual a direcção certa e se será possível.

Tenho andado a pensar em adquirir um equipamento que me servisse de pc NAS e media centre, onde pudesse ter os meus discos externos ligados (um com informação e outro para backups) e em que me fosse possível aceder a eles através da LAN (NAS) e conseguir passar os ficheiros de vídeo e streaming na TV (media centre).

Queria aproveitar e usar esse equipamento como um pequeno servidor acessível pela net (WAN) fora da minha LAN para conseguir aceder a alguns ficheiros nesses discos e para usar um software do género de torrent para por a sacar algo que me lembre enquanto estou fora de casa, para que não me esqueça.

Se possível, até seria bom fazer um pequeno servidor VPN.

(para quem conhece as NAS da Synology por exemplo, ela faz isto quase tudo e muito mais, mas não queria gastar tanto € e ela não tem ligação directa à TV, teria de ser por DLNA, o que por vezes impossibilita a leitura de alguns formatos de vídeo)

Isto tudo junto gostava de poder gastar o Mínimo de energia possível.
Pensei em usar um Raspberry Pi, pois seria só adicionar os programas necessários visto ser linux, mas não sei se estaria à altura por não ser muito potente. Se fizesse uma coisa de cada vez talvez desse certo (que seria o mais provável acontecer). O que acham?

Também ouvi falar no Cube (que é tipo RaspPI) mas é mais caro e penso que é quase o mesmo hardware.
Sei que um PC normal ou mATX daria, mas as necessidade de compra de material seriam muitas (logo mts €€€) e os gastos de energia seriam grandes.

Conhecem outras alternativas? Outro tipo de máquinas?
Como resolveriam vocês esta ideia?

Obrigado pela vossa ajuda. Cumprimentos

P.S.- uma pequena questão (ainda não pesquisei na net) o WOL (wake on LAN) não funciona se estivermos fora da LAN efectiva, tal como o nome indica, certo? Tipo, ligarmos-nos por vpn ou ssh por exemplo e ligar automaticamente o equipamento.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-11-2013, 11:02
Mensagem: #2
Re: Pequeno PC-Server/NAS/MediaCentre
Nas d-link 320L?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)