Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Tamanho de partições
20-02-2009, 12:11 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-02-2009 12:12 por Pedro Silva.)
Mensagem: #1
Tamanho de partições
Viva,

Há muito tempo que estou tentado a instalar uma distribuição de Linux em dual boot com o XP, mas por uma razão ou outra acabo sempre por adiar!

Recentemente com o uso do Caixa mágica no Magalhães da minha filha e a necessidade (mais vontade que outra coisa) de formatar o PC e reinstalar o XP (que ao fim de 6 anos de bastante uso, instala e desinstala software ainda se aguenta bem) a vontade voltou a surgir.

Agora estou mais ou menos decidido e só espero conseguir arranjar tempo (e paciência) para proceder à operação.

Sobre o procedimento das instalações consigo encontrar informação. Mas uma dúvida que nunca vi esclarecida é o tamanho aconselhável a destinar às partições de modo a que sejam possíveis as instalações posteriores de software e acualizações.

O sistema tem neste momento um HD de 120 para SO e aplicações, um HD de 250 para ficheiros e arquivo e um HD externo de 1T que nem entra para estas contas.

À partida queria manter as coisas assim distribuídas pelo que XP e Linux vão coexistir no HD de 120.

Já agora, o Linux que instalar vai reconhecer automaticamente os dois HD certo? E como se faz para todo o espaço ter acesso partilhado pelos 2 SO?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-02-2009, 12:16
Mensagem: #2
RE: Tamanho de partições
Ao instalares uma distribuição recente de Linux, usa o particionamento adequado, mas o espaço "total" de 15-20GB parece-me que chegará perfeitamente para ti.

Eu pessoalmente coloco músicas / filmes / ficheiros grandes, tudo na partição do Windows, porque é a maior, e dá para aceder instantaneamente à mesma através do Linux, sem teres de instalar nada (isto em distribuições recentes como Ubuntu, LinuxMint, OpenSuse, Fedora, Debian, etc.)

BrunoBernardino.com
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-02-2009, 16:30
Mensagem: #3
RE: Tamanho de partições
Boas Pedro Silva.
Ha pouco tempo atras, tomei essa decisão e também com um disco de 120 gb. No meu caso foi 20gb numa partição (para o XP + programas etc), 80gb numa outra partição (filmes, mp3, fotos, etc) e 20 para linux (Ubuntu 8.10). O ubuntu consegue ler e aceder as 2 primeiras distribuições, vejo o que quiser no ubuntu, só na dá é para jogar PES2009 (meu vicio ...), de resto estou mais que satisfeito e verás que não te arrependes em usar um pouco mais outro SO.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-02-2009, 16:56
Mensagem: #4
RE: Tamanho de partições
Obrigado pelas respostas!

Eu de vez em quando brinco com os live cd de linux e já tenho há muito tempo a vontade de experimentar mais a sério!

Apenas me tem faltado o tempo e já agora sobrado o receio de estragar um sistema fiável em XP e depois me faltar a experiência e conhecimento para repor tudo no sitio.

Mas tal como disse, o Caixa Mágica do Magalhães da minha filha (que se entende às mil maravilhas com aquilo) e a necessidade de refrescar o XP, levam-me a pensar que este é o momento e começar a planear a operação!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-02-2009, 15:02 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-02-2009 15:06 por madiswil.)
Mensagem: #5
RE: Tamanho de partições
eu tenho o ubuntu instalado com o xp e tenho só 10 gb e corre normal
só a web é que ainda não dá mas está bom não preciso todos os dias da web e quando preciso mudo para o xp
só ainda não sei bem é grabar os cd como gravo no xp com o alcoól 120% tenho que ver um progama identico ao alcool 120% para o ubuntu
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-02-2009, 19:36
Mensagem: #6
RE: Tamanho de partições
@madiswil

Aplicações -> Som & Vídeo -> Brasero Disc Burner é uma opção.

Quanto à internet, se expuseres o teu problema, poderemos-te ajudar.

BrunoBernardino.com
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)