Votação: Estás de Acordo com o novo acordo ortográfico?
Sim
Não
N.S. / N.R.
[Mostrar Resultados]
 
Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 3 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Acordo Ortográfico
25-02-2009, 20:15
Mensagem: #1
Acordo Ortográfico
Boas pessoal,

Como sabem o acordo ortográfico entrou em vigor desde de 2008, no entanto para aqueles que chamam atrasados aos portugueses que se opõem ao absurdo acordo ortográfico, que muito poucos respeitarão, e ainda bem, não faz falta nenhuma, só escrevo o seguinte:
Só os brasileiros e os PALOP é que evoluíram a língua? - Não.
Quem deixou a língua naqueles territórios? - Portugueses.
Porque têm os brasileiros aquele sotaque? - Falam português arcaico, do século XV!
Em Portugal a língua não evoluíu? - Basta ouvir a nossa pronúncia, e a quantidade de estrangeirismos que nos inundou!
Ninguém fala nem escreve português correcto, basta ouvir atentamente os jornalistas e certos “comentadores da bola”, e outros “colunáveis” que falam nas televisões e nas rádios.
Porque se há-de tirar o ‘c’ da palavra “acto”? Para ficar “ato”, igual ao “ato” do verbo “atar”? Isso mesmo, comecem a atar a língua!
“Facto” passar a “Fato”? - Não, o “c” até nem é mudo, pronuncia-se.
“Pacto” passar a “Pato”? - Não, nunca, o “c”, além de não ser mudo, pronuncia-se, e seria como tirar as penas ao verdadeiro “Pato”!
Mas até se aceita que se retire o “c” de “Bactéria”, porque “Matéria” tem dicção igual e não tem a referida letra, apesar de muita gente pronunciar a primeira com “a” aberto…
Quanto à palavra “baptismo”, o “p” serve para obrigar a pronunciar o “a” aberto, e já houve quem questionasse porque lá está um “p” em vez de um “c”, já que o argumento da vogal aberta parece não ser razão para não alterar a grafia da palavra. Pessoalmente até concordo que se suprima o “p”.

Com tudo isto gostaria de criar aqui uma “conversa”/discussão sobre este assunto. Quem é que realmente passou a usar, os motivos para não usar etc.

[Imagem: pplware_addict.png]
[Imagem: anicopchase.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-02-2009, 20:25
Mensagem: #2
RE: Acordo Ortográfico
Somos Portugueses ou somos Brasileiros? Enfim, é uma estupidez autentica.

[Imagem: pplware_reader.png]
[Imagem: portugaluserbarorgulhos.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-02-2009, 21:02
Mensagem: #3
RE: Acordo Ortográfico
Eu vou escrever, falar e ler como sempre o fiz... façam lá os acordos que quiserem!

Mood: assim, assim
Wishlist: férias
Mobile: Nexus4@Extravaganza
Playing: GW2
Reading: ...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-02-2009, 21:07 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 25-02-2009 21:08 por drink.)
Mensagem: #4
RE: Acordo Ortográfico
(25-02-2009 20:15)tbogas Escreveu:  Mas até se aceita que se retire o “c” de “Bactéria”, porque “Matéria” tem dicção igual e não tem a referida letra, apesar de muita gente pronunciar a primeira com “a” aberto…

Eu leio e digo o "c" e não "Batéria"! Logo, na minha óptica não é aceitável que se retire o "c" de "Bactéria".

[Imagem: pplware_reader.png]
[Imagem: portugaluserbarorgulhos.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-02-2009, 21:15
Mensagem: #5
RE: Acordo Ortográfico
(25-02-2009 20:25)drink Escreveu:  Somos Portugueses ou somos Brasileiros? Enfim, é uma estupidez autentica.

x2

O brasil devia era adoptar a nossa ortografia, assim já tava tudo bem Tongue

[Imagem: sig1.png]
Virtual Private Network em Debian com OpenS/WAN
Reset da password no Ubuntu/Debian? Aqui!
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-02-2009, 21:18
Mensagem: #6
RE: Acordo Ortográfico
Sempre achei que se dá a este assunto demasiado importância.

Nunca percebi as vantagens deste acordo, mas por outro lado também ainda não percebi que desvantagens tenha para causar tanta discussão à sua volta.

[Imagem: pplware_moderator.png]
http://twitter.com/ferreira
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-02-2009, 21:21
Mensagem: #7
RE: Acordo Ortográfico
Eu ouvi dizer que com isto querem internacionalizar mais o país, tornando o nosso idioma mais acessível, mas não tenho a certeza se foi por isso.

E eu estou como o patCRUZ, façam o que fizerem, eu vou continuar a escrever como sempre.

[Imagem: 29328.png]
[Imagem: pplware_reader.png]
João M.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-02-2009, 21:23
Mensagem: #8
RE: Acordo Ortográfico
Eu também, e acho que praticamente todas as pessoas vão ignorar o acordo ortográfico e continuar como aprenderam

[Imagem: pplware_reader.png]
[Imagem: portugaluserbarorgulhos.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-02-2009, 21:31
Mensagem: #9
RE: Acordo Ortográfico
(25-02-2009 21:23)drink Escreveu:  Eu também, e acho que praticamente todas as pessoas vão ignorar o acordo ortográfico e continuar como aprenderam

Ou não, segundo sei, já existem jornais a adoptar (ou será adotar?Tongue) esta nova forma de escrever e mais tarde ou mais cedo lá vamos acabar por ceder...

[Imagem: 29328.png]
[Imagem: pplware_reader.png]
João M.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-02-2009, 23:29 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 25-02-2009 23:30 por Lápis Azul.)
Mensagem: #10
RE: Acordo Ortográfico
(25-02-2009 21:18)Ferreira Escreveu:  Sempre achei que se dá a este assunto demasiado importância.

Nunca percebi as vantagens deste acordo, mas por outro lado também ainda não percebi que desvantagens tenha para causar tanta discussão à sua volta.

És tu é eu! Mas com o já disse no blog, não vai ser o acordo que vai fazer de mim mais brasileiro, nem dos brasileiros mais portugueses!
Acho que o acordo será uma evolução e como tal, há quem goste e há quem não goste. Uma coisa é certa, quem aprendeu de uma forma, vai demorar o seu tempo de vida a mudar, ou provavelmente não mudará nunca.
Quem não gostar, que continue a ir à pharmácia... Wink
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)