Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Collaboration
20-02-2014, 12:01
Mensagem: #1
Collaboration
  
Bom dia,

Numa perspetiva empresarial, para trabalhar com documentos em colaboração com outros colegas, nomeadamente em MS Word, as opções típicas são o Office 365 e o Google Docs. No entanto estas opções trabalham nativamente com a sua respetiva área na cloud, SkyDrive (passou agora para OneDrive) e Google Drive.

Tendo em conta as várias problemáticas de um espaço na cloud, como por exemplo, responsabilidade desse espaço no caso de haver dados apagados e/ou corrompidos, segurança dos dados armazenados, entre outros ..., é possível mudar esta localização nativa na cloud, para um NAS ou servidor?

Que opções existem?

Obrigado
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-02-2014, 15:46 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-02-2014 15:48 por nioxys.)
Mensagem: #2
RE: Collaboration
Olá Smile

Os NAS da Synology permitem criar um serviço cloud "privado", não sei é se tens acesso a ferramentas para trabalhares com os documentos, deverá ser apenas um serviço de armazenamento/sincronização. É uma questão de analisares.

Mais informação nos seguintes links,

Synology - Cloud Station

Synology - How to use Cloud Station to sync files between Synology NAS and Windows computers

Também disponibilizam Cloud Station Client para Mac.

“A neutron walks into a bar and asks how much for a drink. The bartender replies, ‘For you, no charge.’” - Sheldon Cooper
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-02-2014, 15:56
Mensagem: #3
RE: Collaboration
(20-02-2014 15:46)nioxys Escreveu:  Olá Smile

Os NAS da Synology permitem criar um serviço cloud "privado", não sei é se tens acesso a ferramentas para trabalhares com os documentos, deverá ser apenas um serviço de armazenamento/sincronização. É uma questão de analisares.

Mais informação nos seguintes links,

Synology - Cloud Station

Synology - How to use Cloud Station to sync files between Synology NAS and Windows computers

Também disponibilizam Cloud Station Client para Mac.

Obrigado.

O que o Synology faz é sincronizar várias pastas em vários computadores com a tal pasta virtual do NAS (Cloud Station).

O que pretendo é mesmo a nível de produtividade em colaboração, isto é, trabalho simultâneo de vários colaboradores no mesmo documento e numa localização partilhada mas privada (NAS/Server/outro...)

Penso que as Web Apps para trabalhar com o Office estão disponíveis apenas com o Microsoft SharePoint ou online via OneDrive. Em relação ao Google Drive, não há dúvidas que as ferramentas de trabalho são apps exclusivamente online.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-02-2014, 16:09
Mensagem: #4
RE: Collaboration
Foi o que eu pensei.

“A neutron walks into a bar and asks how much for a drink. The bartender replies, ‘For you, no charge.’” - Sheldon Cooper
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-02-2014, 23:38
Mensagem: #5
RE: Collaboration
(20-02-2014 12:01)Electrao Escreveu:    
Tendo em conta as várias problemáticas de um espaço na cloud, como por exemplo, responsabilidade desse espaço no caso de haver dados apagados e/ou corrompidos, segurança dos dados armazenados, entre outros ..., é possível mudar esta localização nativa na cloud, para um NAS ou servidor?

Não é facil. Mas eu penso que ter os documentos no google-drive é mais seguro que tê-los numa  nuvem local gerida por mim.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-02-2014, 02:13
Mensagem: #6
RE: Collaboration
(21-02-2014 23:38)Jose Simoes Escreveu:  
(20-02-2014 12:01)Electrao Escreveu:    
Tendo em conta as várias problemáticas de um espaço na cloud, como por exemplo, responsabilidade desse espaço no caso de haver dados apagados e/ou corrompidos, segurança dos dados armazenados, entre outros ..., é possível mudar esta localização nativa na cloud, para um NAS ou servidor?

Não é facil. Mas eu penso que ter os documentos no google-drive é mais seguro que tê-los numa  nuvem local gerida por mim.
 e porque razões no Google Drive será mais seguro?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-02-2014, 16:40
Mensagem: #7
RE: Collaboration
(22-02-2014 02:13)Electrao Escreveu:   e porque razões no Google Drive será mais seguro?

Porque são profissionais no assunto, têm muito mais recursos, humanos e materiais, mais experiência, e se a coisa falhar vão à falência
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-02-2014, 11:20
Mensagem: #8
RE: Collaboration
Não são argumentos suficientes para mim... E não devo ser o único com este tipo de preocupações, até a própria Google:

http://abertoatedemadrugada.com/2013/07/...oogle.html
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-03-2014, 15:22
Mensagem: #9
RE: Collaboration
(24-02-2014 11:20)Electrao Escreveu:  Não são argumentos suficientes para mim... E não devo ser o único com este tipo de preocupações, até a própria Google:

http://abertoatedemadrugada.com/2013/07/...oogle.html
Até nisso, acredito mais na capacidade da google resistir a NSA do que a minha.

Mas claro, esta é apenas a minha opinião.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)