Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Agência de espionagem britânica GCHQ intercetou imagens de utilizadores da Yahoo
28-02-2014, 10:25 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 28-02-2014 10:35 por CTO.)
Mensagem: #1
Agência de espionagem britânica GCHQ intercetou imagens de utilizadores da Yahoo
A agência de espionagem britânica GCHQ, com  a ajuda da norte-americana NSA, intercetou as imagens de câmaras usadas  na internet (webcams) de milhões de utilizadores da Yahoo!, revelam documentos  divulgados pelo informático Edward Snowden

A informação foi hoje publicada pelo diário britânico The Guardian e causou a indignação desta empresa da internet. 

[Imagem: webcam_001.jpg]

Durante um primeiro período de seis meses em 2008, um programa do GCHQ  recolheu planos fixos de conversações via vídeo de mais de 1,8 milhões de  utilizadores de contas Yahoo!, pormenorizou o jornal, citando documento  secretos obtidos pelo ex-consultor da NSA.  

Entre as imagens figura "uma quantidade substancial de comunicações  explicitamente sexuais", acrescentou o jornal na sua edição digital. 

O programa, batizado Nervo Ótico, começou a ser aplicado em 2008 e ainda  estava operacional em 2012, segundo documentação interna no GCHQ. Selecionava  imagens independentemente do perfil dos utilizadores da internet e salvava  uma imagem de cinco em cinco minutos.  

Um dos objetivos era experimentar o reconhecimento facial automático  para vigiar os alvos do GCHQ da altura, mas também adquirir novos.  

A utilização destes dados fazia-se através de um instrumento informático  da NSA, adiantou o Guardian. 

A Yahoo! já expressou a sua cólera, estimando que, se as informações  fossem verdadeiras, constituíam "um nível sem precedentes de violação da  vida privada dos utilizadores, o que é completamento inaceitável".  

"Não conhecíamos e não toleramos" a atividade mencionada, se se vier  a confirmar, disse uma porta-voz da Yahoo!.  

"Apelamos aos governos do mundo inteiro a reformar a sua legislação  sobre a vigilância para que esteja de acordo com os princípios que expusemos  em dezembro", acrescentou.  

A porta-voz da Yahoo! aludia ao apelo lançado por oito gigantes da internet  para que o Presidente dos EUA, Barack Obama, enquadrasse as práticas de  espionagem, depois de as revelações de Snowden terem diminuído fortemente  o seu capital de confiança junto dos utilizadores.  

"Estamos determinados a preservar a segurança (dos nossos utilizadores)  e a continuar os nossos esforços para aumentar a codificação de todos os  nossos serviços", assegurou. 

Desde há vários meses que o norte-americano Snowden originou múltiplas  revelações sobre a NSA e o GCHQ, que embaraçaram profundamente os dirigentes  de Washington e Londres. Em agosto a Federação Russa atribuiu-lhe o estatuto  de refugiado por um ano.  

Lusa

----------------
CTO
------
[Imagem: pplware_cto.fw_.png]
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)