Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Access 2010 - Gestão de Stocks
28-02-2014, 16:12 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 28-02-2014 16:23 por danig.)
Mensagem: #1
Windows Access 2010 - Gestão de Stocks
Caríssimos, boa tarde,

Estou a preparar uma base de dados em Access 2010 para a gestão de stocks e estou com dois problemas:
1-Gostaria que a tabela/formulário de saída de materiais só me deixasse seleccionar produtos que já tenham dado entrada no Armazém X do lote Y. Penso que esta situação se resolve pela relação entre a tabela Material, Entrada e Saída.
2-Penso que resolvendo o problema 1 esta segunda situação fica mais fácil de resolver, uma vez que, não estou a conseguir fazer uma consulta de stock de Material, por lote e por armazém.
 
Será que alguém me pode dar uma mãozinha?
 
Em anexo deixo a relação de tabelas que já preparei.

Portanto a base de dados que criei é alimentada basicamente por:
-Materiais (com diferentes categorias, mas com um PartNumber único);
-Entradas (é nas entradas que especifico o armazém onde vou dar entrada e o lote ao qual o material pertence)
-Saídas (nas saídas necessito apenas de escolher o armazém e o material e respectivo lote que irei "usar" (retirar do stock)).

Cumprimentos..


.pdf  Relação de tabelas.pdf (Tamanho: 111,34 KB / Downloads: 1819)
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-03-2014, 16:03
Mensagem: #2
RE: Access 2010 - Gestão de Stocks
Olá Smile

Já experimentaste fazer um filtro/consulta pelo "Armazém X" "Lote Y" ?

“A neutron walks into a bar and asks how much for a drink. The bartender replies, ‘For you, no charge.’” - Sheldon Cooper
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-03-2014, 17:03
Mensagem: #3
RE: Access 2010 - Gestão de Stocks
Olá nioxys,

Já experimentei fazer uma consulta, como referes, onde subtraio a soma de entradas pela soma de saídas, mas não funcionou porque as entradas que não têm saída não me aparecem Sad...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-03-2014, 17:34
Mensagem: #4
RE: Access 2010 - Gestão de Stocks
Não estou a perceber que informação queres obter no formulário saídas. Não queres que sejam apenas listados os materiais com aqueles critérios? Se sim não precisas fazer subtracções. 

Ou tu queres obter a informação de uma outra forma?

“A neutron walks into a bar and asks how much for a drink. The bartender replies, ‘For you, no charge.’” - Sheldon Cooper
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
02-03-2014, 16:33
Mensagem: #5
RE: Access 2010 - Gestão de Stocks
Boas nioxys,

No formulário saídas não quero consultar nada, mas sim alimentar a tabela saída com os movimentos de saída dos materiais que já dei entrada no formulário/tabela [Entrada], ou seja e por exemplo:

Na tabela/formulário [Materiais] eu insiro o material A, o material B e o material C (com as suas características com o [PartNumber], etc).
- A seguir vou dar entrada do Material A: no [Armazém] X, com o [Lote] 123 e [Quantidade] 10
- A seguir vou dar entrada do Material A: no [Armazém] Y, com o [Lote] 123 e [Quantidade] 8
- A seguir vou dar entrada do Material A: no [Armazém] X, com o [Lote] 1234 e [Quantidade] 20
- A seguir vou dar entrada do Material B: no [Armazém] X, com o [Lote] 321 e [Quantidade] 10

Portanto, na tabela/formulário [Saída] (segundo a BD que estou a idealizar) só poderei dar saída do material A e B, por exemplo:
- Saída do Material A: no [Armazém] X, com o [Lote] 123 e [Quantidade] 2
- Saída do Material A: no [Armazém] Y, com o [Lote] 123 e [Quantidade] 1

Finalmente, quando vou consultar os stocks, teria uma consulta:
- Armazém X:
   - Material A, lote 123, Stock=8 (10-2)
   - Material A, lote 1234, Stock=20
   - Material B, lote 321, Stock=10
- Armazém Y:
- Material A, lote 123, Stock=7 (8-1)

Será que ficou mais claro?

Obrigado e abraço
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
02-03-2014, 23:02
Mensagem: #6
RE: Access 2010 - Gestão de Stocks
Podes colocar aqui a BD?

“A neutron walks into a bar and asks how much for a drink. The bartender replies, ‘For you, no charge.’” - Sheldon Cooper
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-03-2014, 23:53
Mensagem: #7
RE: Access 2010 - Gestão de Stocks
Olá nioxys,

Em anexo segue a base de dados.

Repara que quando consulto os Stocks não me aparecem todos os produtos que têm entrada, porque não têm saídas associadas Sad. Se por defeito, todas as saídas fossem 0, tinha o problema resolvido.

Verifica também que quando necessito dar uma saída de uma material, tenho todos os materiais, armazéns e lotes de materiais disponíveis para dar saída. A ideia será ter disponível na saída, apenas materiais que já dei entrada.

Repara que tenho outro problema para além dos dois iniciais. Quando dou saída de um material, posso escolher qualquer quantidade e por isso, obter stocks negativos.

Abraço


Ficheiro(s) anexado(s)
.zip  SIGAL-V1.0.zip (Tamanho: 443,48 KB / Downloads: 191)
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-03-2014, 14:03
Mensagem: #8
RE: Access 2010 - Gestão de Stocks
Ainda não tive tempo de verificar o que falamos por MP.
Conseguiste avançar em alguma coisa?

“A neutron walks into a bar and asks how much for a drink. The bartender replies, ‘For you, no charge.’” - Sheldon Cooper
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-03-2014, 18:14
Mensagem: #9
RE: Access 2010 - Gestão de Stocks
Olá nioxys,

Não tem problema.

Sim, tenho avançado com a ideia de não ter armazéns separados. Ou seja, cada armazém terá uma base de dados diferente (por enquanto). Quanto ao problema das saídas possiveis só quando houver entradas é que ainda não cheguei lá.

Abraço
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-03-2014, 22:37
Mensagem: #10
RE: Access 2010 - Gestão de Stocks
Boas Nioxys,

Já resolvi o 2º Problema:
Quando pretendo dar uma saída de material, só me aparecem, na combobox, os materiais que já deram entrada. Para isso tive que ir aos [Dados] e [Origem da linha], aí tive que apagar a relação das tabelas TMaterial e TEntrada e criar uma ligação nova entre IDMaterial e IDMaterialE.

Este já está.

Abraço
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)