Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[Dúvida] Criação de Site + Domínio
27-03-2014, 13:13
Mensagem: #1
[Dúvida] Criação de Site + Domínio
Caríssimos,

Antes de mais espero que se encontrem bem.

"Convidaram-me" a criar um site, para o meu Agrupamento de Escuteiros.
Infelizmente nunca estive muito familiarizado com qualquer linguagem de programação, à excepção de CSS, mas já estou demasiado enferrujado.

Pretendo um "serviço" que me permita a fácil criação e personalização do site, desde templates disponíveis, facilidade de manipulação e colocação de informações - textuais e visuais - nesse layout (ou mesmo num custom)

As principais funções deste site são:
 - Dar a conhecer o Agrupamento à comunidade;
 - Dotar o Agrupamento de uma nova plataforma de comunicação - além das redes sociais;
 - Ter um formulário de reserva de um espaço, para que outros Agrupamentos o possam requisitar e acampar neste;
 - Calendário com as principais actividades do ano escutista;
 - Colocar algumas fotografias destas actividades - sendo que a maioria continuaria a estar presente na página de Facebook, já criada;
 - Criação de algumas áreas específicas a que apenas determinados elementos pudessem aceder, quando for para alterar as informações, isto é, existir um Admin e outros elementos que pudesse alterar, de forma mais restrita ou pré-determinada, as informações nas páginas.

Gostaria de vos deixar algumas perguntas, neste sentido:
 - Que ferramentas online aconselham? (Como Wix, wordpress, Webnode e afins)?
 - Qual(ais) o(s) serviços que possuem ferramentas de customização mais acessíveis e com maior variedade?
 - Em relação à criação de domínio, o que aconselham?
 - Em relação ao alojamento do site, o que aconselham?

É expectável que, como Organização sem Fins Lucrativos, os custos possam ser reduzidos ao máximo, mas que, se necessário, exista algum suporte por parte das entidades por detrás do site.
Se possível, na resposta às questões que coloquei, apresentem uma ou duas alternativas, para que tenha informações suficientes para poder apresentar um orçamento à direcção do Agrupamento.

Sei que, para já, são poucas as informações disponíveis para que possam opinar de uma forma mais objectiva.

Peço, desde já, desculpa por algum erro na "linguagem técnica" durante esta tentativa de explicar o que pretendo.

Sem mais de momento,
Cumprimentos,
SVitorino
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-03-2014, 03:50
Mensagem: #2
RE: [Dúvida] Criação de Site + Domínio
Olá,

Depende do tipo de utilização que quer dar ao site, se quer um site onde seja possível registar, ter um fórum, mais interactividade com a comunidade, qualquer coisa como Joomla (http://www.joomla.org) seria o indicado. Pode ir ao website deles e tentar a "demo" e ver que funcionalidade tem.

Se quer um website mais informativo, onde registos não são obrigatórios, então Wordpress. Wordpress é simplesmente brutal para esse tipo de websites.

A grande diferença entre Joomla e Wordpress é que um foi feito para ser um CMS e outro uma ferramenta de Bloging. Joomla é mais focado para comunidades, há vários addons/plugins onde é possivel por 2 sistemas distintos a interagir um com o outro (por exemplo Joomla com uma plataforma de fórums como phpBB, onde podem partilhar registos, sem ser necessário registar nos 2 sítios).

Ambos têm bastantes plugins/extenções/temas, portanto acaba por depender do que mais se enquadra naquilo que quer. Pode tester as demos, e ver aquele que mais gosta.

Gigabyte EX58-UD3R
Intel Core i7 920 @ 2.67Ghz
Corsair 3Gb DDR3 1333Mhz
ATI Radeon HD6970 2Gb GDDR5
2.5Tb HDD
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-03-2014, 19:01
Mensagem: #3
RE: [Dúvida] Criação de Site + Domínio
Caro Anarion,

Antes de mais, muito obrigado pela resposta.

Efectivamente não se pretende a criação de fórum e a valorização de interactividade - sendo para isso utilizada a página de Facebook do Agrupamento.
Devo inclinar-me para o Wordpress. Não obstante, irei testar ambas as demos, como sugere.

Permita-me que, não querendo menosprezar a sua opinião, possa manter este post aberto à discussão da comunidade, por forma a obter outras opiniões.

Cumprimentos,
SVitorino
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-03-2014, 18:59
Mensagem: #4
RE: [Dúvida] Criação de Site + Domínio
https://sites.google.com
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
31-03-2014, 12:32
Mensagem: #5
RE: [Dúvida] Criação de Site + Domínio
Caro José Simões,

Muito obrigado pela sua opinião.

Cumprimentos,
SVitorino
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)