Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
O ladrão culto - Compre livros usados na internet
10-04-2014, 00:30 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 10-04-2014 07:52 por Ro301.)
Mensagem: #1
O ladrão culto - Compre livros usados na internet
Bem, passei por aqui para partilhar convosco a minha experiência na compra de livros usados na internet. Para quem costuma comprar e para quem tem dificuldade em comprar fica aqui a minha sugestão.

Costumo comprar livros no OLX. Acreditem, vale muito o tempo de pesquisa. Vocês não encontram só livros usados, encontram inclusive livros de lojas que faliram. Sim, livros novos a excelentes preços.

Normalmente o pessoal utiliza o OLX para comprar electrodoméstico, tecnologia, coisas que quando novas são caras. Quem lê pouco talvez não compense o trabalho porém para quem tem hábitos de leitura sabe que os livros são caros.

Normalmente vemos na TV burlas neste género de sites. Os mais sépticos até podem pensar que a TV gosta muito de destruir os canais concorrentes (internet) afinal de contas têm compromissos comerciais. Contudo, sabemos bem que as burlas são cada vez mais frequentes.

A primeira vez que comprei livros na internet comecei logo a ter problemas. Não, ninguém me quis enganar. O problema é que o livro novo custava 18 euros e usado custava 6 mais portes em correio registado. Pois, acabava por não compensar.

Um outro problema são as fotografias aparentemente que retratam um livro em bom estado. Quando em mãos não tem nada haver.

Portanto, temos aqui dois dos maiores problemas na compra de livros devido aos portes e ao uso.

Em relação ao preço normalmente o vendedor sugere que façamos transferência bancária e após isso ele envia o livro em correio normal sem custos de portes suportados por nós. Tentador.

Em relação ao estado físico dos livros terá sempre a garantia do vendedor que o livro está em óptimo estado. Pois, pois.

Vamos então aos custos. Se vocês aceitarem pagar o livro, antes de o receber, para não terem encargo com os portes fiquem a saber que esse comportamento é um pau de dois bicos. Vocês ganharam esse hábito e correm o risco de o generalizar noutras situações. É preciso ponderar os valores. Além disso é mais provável alguém criar uma conta falsa de grandes livros a preços baixos do que alguém roubar livros.

O vendedor argumentará que vocês ficam com o número da conta. Mas, pensamos em conjunto, mesmo que a conta seja verdadeira e ele vos tenha enganado quando é que vocês vão reaver o dinheiro? Gastaram mais em tribunal. Partem para a violência? É a "razão" que nos leva a errar, cuidado.

Se assumirem o risco partam do principio que puderam ter consequências e façam de tudo para as assumir da melhor forma.

Sabemos que numa maioria dos casos as pessoas que compram não querem arriscar tanto. Então, ainda não conseguimos comprar o nosso livro e ter a tal vantagem de preço. Partimos do principio que não o podemos ir buscar pessoalmente, se você pode, então, deve preferir esse passo.

Procurem noticias de ladrões que assaltem bibliotecas para roubar livros. Mesmo que encontrem ladrões que assaltem bibliotecas será pelo dinheiro. Eles não são estúpidos ao ponto de roubar livros porque não se vendem com a facilidade que precisam. Então qual é a probabilidade de um vendedor de livros ser enganado?  É mais baixa do que um vendedor de equipamentos tecnológicos, concordam?

Certamente a maior parte das pessoas que estão a ler este tópico nunca compraram um livro usado quanto mais têm hábitos de leitura.

O risco do vendedor é baixo. Se o risco é baixo significa que pode vir a ter mais ganhos. Isto depois vai depender de cada pessoa que negociem. Até ao momento todos os vendedores de livros têm aceitado enviar-me os livros em correio normal e desse modo faço a transferência logo que tenha o livro. Isso faz com o que o valor dos portes sejam insignificantes para o valor final do livro.

É caso de vocês proporem. Depois têm a vantagem de o devolver caso o livro não esteja em bom estado como o vendedor o prometeu.

Para terem uma ideia já mandei vir uma resma de livros de um senhor que trabalhava numa livraria. O patrão pagou-lhe em livros uma parte da indemnização vejam só. A livraria estava na falência. Ele enviou-me os livros e eu paguei quando os recebi, perto de 50 euros. Os livros no mercado custavam mais de 150 euros. Posteriormente voltei a lhe fazer outra encomenda.

Claro que nem todos os vendedores vão aceitar. Isto tem haver com a mentalidade de cada um. Existem pessoas que sabem que ninguém rouba livros, ainda mais se forem de politica, valores humanos. Seria cinismo do cliente, não? Mas, também temos de ter atenção ao valor dos livros. Seria pedir muito a alguém aceitar enviar livros que esteja a vender por 200 euros, por exemplo.

Neste caso o melhor é se deslocar ao local. Não compre nada por correio de grandes valores. É preciso confirmar e acertar tudo pessoalmente.

Não vos trago uma teoria, é real e funciona. Existem riscos mas é como lhes disse, se o valor for baixo vale o risco. Estamos a falar de um livro. Pensem assim, se vocês estiverem a vender um smartphone por 25 euros aceitam esta forma de vender? E se for um livro sobre a Republica Portuguesa pelo mesmo valor?

Bem, que probabilidade uma criança, pessoa mal intencionada compra um livro destes?

Têm de ponderar. Sejam vendedores ou clientes. Não se esqueçam do mais importante, se correr mal devem assumir os riscos. Nós perdemos mais dinheiro com futilidade.

Espero ter ajudado.

Boas leituras!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-04-2014, 01:51
Mensagem: #2
RE: O ladrão culto - Compre livros usados na internet
Não sei se percebi o que pretendes dizer. Em todo o caso e de acordo com o que tu dizes, o denominador comum é o "vendedor" de livros usados. Não nos podemos esqueçer que para "nós" o que não é em "bom estado", para outra pessoa pode ser, logo não devemos generalizar e dizer que é uma "burla". O que quero dizer com isto é que não se pode agradar a gregos e a troianos. Wink

Para evitar certas e determinadas "dores de cabeça", nada melhor do que comprar diretamente nas editoras.

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-04-2014, 03:27 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-04-2014 03:29 por Ro301.)
Mensagem: #3
RE: O ladrão culto - Compre livros usados na internet
(20-04-2014 01:51)Progster Escreveu:  Não sei se percebi o que pretendes dizer. Em todo o caso e de acordo com o que tu dizes, o denominador comum é o "vendedor" de livros usados. Não nos podemos esqueçer que para "nós" o que não é em "bom estado", para outra pessoa pode ser, logo não devemos generalizar e dizer que é uma "burla". O que quero dizer com isto é que não se pode agradar a gregos e a troianos. Wink

Para evitar certas e determinadas "dores de cabeça", nada melhor do que comprar diretamente nas editoras.

Claro, recomendo a todos aqueles que têm condições financeiras e a todos aqueles que não têm hábitos de leitura (como está no tópico indicado) que prefiram comprar livros novos. Afinal de contas, se o custo não compensar não existe necessidade de perder tempo a pesquisar...

Para os restantes que precisem de comprar livros em segunda mão, ou quem sabe novos mas a preços mais acessíveis fica a sugestão.

Se está ou não em bom estado isso será observado pelo comprador se proceder como indicado não haverá problemas. É ele que decide se o livro está ou não em bom estado.

Quis deixar esta sugestão porque sei que muita gente deixa de comprar livros à conta dos portes e do medo da má conservação dos livros.

Espero que muitas pessoas se pesquisarem dêem com este tópico e usem este método com parcimónia e respeito. Aproveitando que estamos num fórum de informática para dizer que mesmo que inventem um nome e um esquema para roubar na internet saibam que possivelmente serão apanhados.

Mesmo que usem um pc público. É preciso se lembrarem que existem registos a nível informático mas também a outros níveis.

O grande problema da compra não presencial é a maior facilidade para o roubo mas mesmo que esse roubo se efectue existe uma maior probabilidade de detectar o ladro (porque existem registos) do que se fossemos roubados na rua por alguém de cara tapada.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)