Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Problemas a instalar S.O. Linux
15-04-2014, 19:39 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 15-04-2014 20:03 por César.)
Mensagem: #1
Problemas a instalar S.O. Linux
Boas...

Tenho um velhinho HP Vectra VL400 que me ofereceram, onde acabei por instalar o Windows XP. Mas estou a ver se instalo um Linux neste PC, não só por razoes óbvias, mas também porque quero começar a entrar no mundo Linux.
Mas estou a ter sérios problemas para instalar um Linux neste PC Sad

Nem sei bem por onde começar, mas vamos lá:

  1. A drive de CD's só lê CD's.
  2. Não dá para arrancar pelo USB

Quanto aos CD's, posso gravar noutro PC, mas não me convém pela limitação de CD's, e quanto ao USB, consegui(?) resolver o problema com o PlopLinux.
Apesar de ter contornado as limitações do PC, não me servio de nada.
Pelo USB, dependendo do Linux que queira instalar, dá-me vários erros, algo como "Invalid PBLK Length [5]", outros que não consegue ler isto e aquilo, etc... sei lá.
Uns, apesar dos erros, ainda arrancam, demora p'rai 1h, mas arrancam, mas na área de trabalho não consigo utilizar o rato, o que dificulta um bocadinho as coisas.
Por causa dos erros pelo USB lá acabei por gravar um CD com Antergos (que eu ja tinha testado num portátil e gostei), testei e estava tudo ás mil maravilhas, ate tentar instalar no velhinho PC e aparecer o seguinte erro no ecrã "ISOLINUX 6.02 ETCDisolinux: Disk error 39, AX = 4237, drive 9FEEK!
Gostava de saber o que estou a fazer de errado e se me podiam ajudar a instalar um Linux neste PC.

O PC é um Pentium 3, tem 1Ghz de processador, 512mb de ram, 32mb de gráfica e 2 HDD (um de 80Gb e outro de 160Gb).

Já testei o Antergos, Manjaro, Mint, PlopLinux, ZorinOs, Lubunto, Elementary e mais uns quantos que agora não me lembro.
So falta testar o Puppy e outros parecidos, mas com tantas tentativas sem sucesso, nem sei se vale a pena.

Desde já, agradeço qualquer resposta
Obrigado
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-04-2014, 17:20
Mensagem: #2
RE: Problemas a instalar S.O. Linux
Podes começar por aqui: http://ftp.ftp.caixamagica.pt/21/community/iso/
Com esta em concreto: http://ftp.ftp.caixamagica.pt/21/communi...6-mini.iso
Tem a "desvantagem" de a instalação ser feita em modo texto (não tenho a certeza neste ponto!) e de necessitares uma ligação à net por cabo de rede.
Podes ler mais aqui: http://ftp.ftp.caixamagica.pt/21/communi...LEIAME.txt

Se quiseres experimentar, diz que vamos tentando ajudar um pouco mais Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-04-2014, 19:00 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 23-04-2014 19:09 por César.)
Mensagem: #3
RE: Problemas a instalar S.O. Linux
Ora viva RicardoGaio, muito obrigado pela resposta e desculpa a demora.


Por acaso há uma "Desvantagem" mas não é por a instalação ser em modo texto, mas sim por ser pelo cabo. Neutral
Não pode ser através de uma Pen Wireless? É que o router está noutro quarto e não dá muito jeito.

Bem,  desde que criei o tópico já consegui instalar o Manjaro XFCE e o OpenBox.
O OpenBox instalei e até gostei, consumia poucos recursos e trabalhava muito bem, o único problema é que não tinha um menu iniciar nem um centro de softwere, como no Ubunto. Se houver uma maneira de acrescentar o menu iniciar e principalmente um centro de software isso é que era.
Por causa dos "problemas" do OpenBox, e por o ter conseguido instalar, tentei outra vez o Manjaro XFCE, consegui mas...
está muito lento Neutral
também gostei do XFCE, mas parece ser muito pesado para o velhinho Vectra, só deixo o XFCE instalado se houver uma maneira de o deixar mais leve.


Entretanto, reparei que saiu uma nova versão do Lubuntu (a anterior dava-me um erro na instalação)(tentei com a ISO alternativa em modo de texto), vou tentar e depois digo alguma coisa.


Muito Obrigado




Já agora, o Caixa Mágica 21 dá para PC's de poucos recursos?Unsure
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)