Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Coisas que quase ninguém sabe da Microsoft
19-04-2014, 18:09 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-04-2014 18:17 por Ro301.)
Mensagem: #1
Coisas que quase ninguém sabe da Microsoft
Viva,

A algum tempo questiono-me sobre as boas práticas do sistema operativo do Bill Gates. Todos sabemos que se o código fonte não é mostrado isso pode implicar uma série de problemas a nível de privacidade e direito de escolha.

Vejam o que encontrei...

https://www.youtube.com/watch?v=DdM0TCwj8ek
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-04-2014, 01:57
Mensagem: #2
RE: Coisas que quase ninguém sabe da Microsoft
(19-04-2014 18:09)Ro301 Escreveu:  Todos sabemos que se o código fonte não é mostrado isso pode implicar uma série de problemas a nível de privacidade e direito de escolha.

EEK! O que? Como?... Conheces a expressão "O segredo é a alma do negocio"?.

O que é que alhos têm a ver com bugalhos?.

Com que factos é que chegas a essa conclusão?

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-04-2014, 03:59 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-04-2014 22:08 por Ro301.)
Mensagem: #3
RE: Coisas que quase ninguém sabe da Microsoft
(20-04-2014 01:57)Progster Escreveu:  
(19-04-2014 18:09)Ro301 Escreveu:  Todos sabemos que se o código fonte não é mostrado isso pode implicar uma série de problemas a nível de privacidade e direito de escolha.

EEK! O que? Como?... Conheces a expressão "O segredo é a alma do negocio"?.

O que é que alhos têm a ver com bugalhos?.

Com que factos é que chegas a essa conclusão?

Titulo - Coisas que quase ninguém sabe sobre a microsoft

Resposta: Quase ninguém sabe a arquitectura do código fonte do Windows

Debate: Por essa razão podemos especular, baseados em relatos de pessoas junto da empresa, pessoal que programa e que segue grupos de debate, etc...

No exemplo do video existe um trecho que o palestrante diz "eles não mostram o código porque tem vergonha na cara". Isto em relação ao w xp.

Pelo que parece alguns erros quando tentamos instalar ou usar software de empresas concorrentes dão erro no nosso pc ou se comportam de maneira estranha.
Esta é só uma das conclusões que retirei desse palestra. Existem muitas outras em relação à privacidade do utilizador. Mas essas deixo para quem queira estender o assunto...

A microsof utiliza um modelo de negócio. É um dos muito que existem e dos que podem existir. O Linux tem um conceito/modelo diferente. No entanto, o Linux tem empresas a trás dele a facturar. Vendem sobretudo serviços aproveitando para promover marcas e outras coisas que não interessa para aqui.

Não é pela distribuição ser free que as pessoas não ganham dinheiro.

Aqui o que é discutido é se há direito de esconder algo que nos pode prejudicar, limitar, vigiar...

O segredo não é nada a alma do negócio. Quem te disse isso foi a mesma pessoa que te fez acreditar que  cOCAcOLA guarda a sete chaves a sua formula porque ela é de sucesso.

Quem tem segredos nos negócios são pessoas mal intencionadas. Normalmente há ilegalidades por detrás. Ou então por uma questão de marketing.

No caso da CocaCola eles se recusaram a patentear a formula porque querem que a mesma fique secreta. É passado a mensagem ás pessoas que a Coca Cola é única, valiosa e portanto secreta. É tão valiosa para a marca que eles decidiram não patentear. Se não fosse tão boa não era secreta nem a marca a protegia num cofre como se ela tivesse o mesmo valor que o ouro, diamantes...

Na verdade a forma mágica da cocacola é protegida por uma questão de marketing. É por essa razão que não é patenteada. Para alimentar sentimentos de desejo e outras coisas que não interessam para aqui...

No caso da microsoft não é a mesma coisa... Eles escondem o código não só por uma questão de modelo padrão de negócio como de liberdade para fazerem o que quiserem sem serem acusados de nada.

Se a CocaCola meter na sua formula secreta um ingrediente que te dê dor de barriga eles serão acusados. Mas no caso da Microsoft se tu tiveres dor de barriga é dos doces da Pascoa. Ninguém se vai queixar que um programa da concorrencia deu erro ou que está a ser vigiado porque desconhece o código fonte...

A alma do negócio é a visão empreendedora. Não tem de ser segredo. Para proteger a visão empreendedora existem registos, patentes, e outros métodos legais que protegem o nosso trabalho.

A própria licença do Linux, independentemente de ter o código fonte disponível tem condições de utilização. Não é tratado como se não valesse nada.

Agora um exemplo mais próximo: Eu até posso saber qual o theme do pplware e fazer um site igual mas nunca serei o pplware porque as pessoas que escrevem e participam não são as mesmas que escrevem no meu site com o mesmo visual. Saber como tudo é feito não é sinónimo de banalização mas sim de transparência.

Se fosse possível bloquear tudo o que compramos de forma a nunca sabermos como as coisas são feitas teriamos um maior custo na manutenção porque a marca era a única que podia ter acesso ao conteúdo como exemplo o carro, se o capô fosse selado. Havia ainda mais desemprego. Mas sobretudo vivíamos num mundo cinzento. É a curiosidade e o acesso que desenvolvem a economia. Não podemos estar na mão de multinacionais que querem dar-nos tudo pronto sem questionar-mos as intenções dos seus produtos.

Atenção que não estou contra a microsoft nem o Windows muito menos a Apple, estou a abrir mais uma porta. E essa porta será o futuro. Ando já afastado do mundo tecnológico a algum tempo porque não trabalho a trás de um balcão nem tenho uma vida pacifica, no entanto do que ando a acompanhar o Google por exemplo está sempre um passo à frente. Com o Android baseado em Linux consegui-o criar um mercado rentável. Reparem que o Android tem o código aberto mas isso não levou o Google a ficar para trás, pelo contrário... Isto já vai entrar noutro tipo de conversa que não interessa para o forum. Atenção que só à bem pouco tempo é que comecei a ler e a assistir matérias sobre o Linux portanto desculpa se há algum termo que aplico de forma errada.

Aposto que a maioria dos usuários do Pplware usam windows pirateado em conjunto com office pirateado. Então assim fica dificil terem noção de quanto custa o Windows e o Office. Sim, até pode vir com o vosso pc mas digam lá que não actualizaram? Pois, a actualização é cara. Pirataria é crime. Nem a microsoft vos protege se forem apanhados, bem pelo contrário. Terão advogados altamente treinados para vos fazer pagar. Depois, quando o mundo cair, ai vão se perguntar porquê arriscar se podem ter o mesmo e com maior segurança usando Linux.

Pior do que pirataria ser crime é as empresas agirem contra consumidores domésticos. Normalmente pessoas que admiram a empresa.

Enfim, é este tipo de discussão que faz falta no espaço de tecnologia. A ausência é compreendida pela pressão destas empresas que têm acordos até com o Governo de muitos países.

https://www.youtube.com/watch?v=ixtI2EoqkO4
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)