Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
No Ubuntu onde estão os programas?
03-05-2014, 15:01
Mensagem: #1
No Ubuntu onde estão os programas?
No Windows clico num ficheiro e ele pergunta-me com que programa
quero abri-lo. Vou a, por exemplo: C: Programas e escolho o programa
e respectivo ficheiro .exe com o qual quero abrir. E no Ubuntu quando
me pergunta que programa escolher para abrir, onde é que se encontra
o programa?. Será que me podem ajudar? Obrigado.
Utilizo o EMMABUNTUS2
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-05-2014, 16:31 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-05-2014 16:34 por Corvus.)
Mensagem: #2
RE: No Ubuntu onde estão os programas?
Abre uma consola e executa o seguinte comando:

Código:
echo $PATH

Os executáveis estão nas directorias indicadas (separadas por : ).
Por norma em /usr/bin, /usr/local/bin, /usr/games e /usr/local/games.

Existem outras pastas como /bin, /sbin, /usr/sbin e /usr/local/sbin mas estas contêm programas que apenas podem ser usados pelo user root.

Em linux, ao contrario do windows, quando instalas um programa não ficas com tudo junto numa pasta. Os executáveis vão para uma directoria comum e os dados para uma subdirectoria algures dentro de /usr.

De qualquer modo, se queres executar o programa a partir de um terminal não precisas de saber onde ele está, apenas o seu nome. Por exemplo, podes executar o programa xpto123 (assumindo que foi instalado correctamente) apenas digitando xpto123 na linha de comando. Podes usar o tab para completar o nome do programa se apenas souberes o inicio, e caso querias saber ao certo em que pasta está o executável basta usares o comando which (which xpto123), que te vai dizer a pasta em que ele está.

Pedidos de ajuda via PM serão ignorados
Acordo ortográfico? Desconheço, obrigado Wink
Agradeço ao Chrome o facto de os meus posts nao terem acentos Evil
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
05-05-2014, 01:49 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 05-05-2014 01:50 por Ro301.)
Mensagem: #3
RE: No Ubuntu onde estão os programas?
(03-05-2014 16:31)Corvus Escreveu:  Abre uma consola e executa o seguinte comando:

Código:
echo $PATH

Os executáveis estão nas directorias indicadas (separadas por : ).
Por norma em /usr/bin, /usr/local/bin, /usr/games e /usr/local/games.

Existem outras pastas como /bin, /sbin, /usr/sbin e /usr/local/sbin mas estas contêm programas que apenas podem ser usados pelo user root.

Em linux, ao contrario do windows, quando instalas um programa não ficas com tudo junto numa pasta. Os executáveis vão para uma directoria comum e os dados para uma subdirectoria algures dentro de /usr.

De qualquer modo, se queres executar o programa a partir de um terminal não precisas de saber onde ele está, apenas o seu nome. Por exemplo, podes executar o programa xpto123 (assumindo que foi instalado correctamente) apenas digitando xpto123 na linha de comando. Podes usar o tab para completar o nome do programa se apenas souberes o inicio, e caso querias saber ao certo em que pasta está o executável basta usares o comando which (which xpto123), que te vai dizer a pasta em que ele está.
Já percebi que usas mesmo o Linux pelas mensagens noutros tópicos. Que distribuição utilizas? Além dessa usas outro sistema operativo?

Estou a gostar muito de conhecer o Linux Smile Ando a pensar comprar um livro para iniciados, ando-me a interessar muito por programação e sistemas de rede. Se quiseres recomendar algum livro xD

Só não estou a gostar da navegação do firefox por os sites aparecerem mais pequenos Neutral
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
05-05-2014, 09:14
Mensagem: #4
RE: No Ubuntu onde estão os programas?
Uso debian à cerca de uns 10 anos a nível de desktop / servidor e ubuntu à uns 3 por não ter tido tempo para estar a instalar debian no portatil. Uso windows muito raramente (apenas quando preciso de fazer algum prog para windows ou tenho de aceder a alguns dos servidores aqui da empresa).

De livros não sei grande coisa, fui aprendendo mexendo e procurando respostas na net quando tinha problemas.

Pedidos de ajuda via PM serão ignorados
Acordo ortográfico? Desconheço, obrigado Wink
Agradeço ao Chrome o facto de os meus posts nao terem acentos Evil
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-05-2014, 11:14
Mensagem: #5
RE: No Ubuntu onde estão os programas?
(05-05-2014 09:14)Corvus Escreveu:  Uso debian à cerca de uns 10 anos a nível de desktop / servidor e ubuntu à uns 3 por não ter tido tempo para estar a instalar debian no portatil. Uso windows muito raramente (apenas quando preciso de fazer algum prog para windows ou tenho de aceder a alguns dos servidores aqui da empresa).

De livros não sei grande coisa, fui aprendendo mexendo e procurando respostas na net quando tinha problemas.

Sim, é o melhor Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)