Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Bios sem opção Secure Boot
05-05-2014, 19:48 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 05-05-2014 19:50 por fernando_aquino.)
Mensagem: #1
Linux Bios sem opção Secure Boot
Boa tarde.

Depois de passar 4 dias tentando fazer o dual-boot, chega a hora de pedir ajuda.
Bom, eu já olhei alguns vídeos e tutoriais, e já até achei imagens do mesmo modelo do meu notebook, porém no meu está diferente.

Uso um ASUS (Sim, esses malditos) modelo, X202E, minha BIOS está atualizada na última versão.
Quando entro dentro da BIOS, não tenho a opção SECURE BOOT, ou LAUNCH CSM, eu já revirei e já mexi em todas as opções dentro do sistema e até agora nada de achar esses safados, o que já tentei fazer e aconteceu:

Instalei primeiro o windows 8, e depois fui tentar instalar o ubuntu.
Resultado: Na hora de particionar o HD, não tinha as partições NTFS, aparecia o HD vazio.

Instalei primeiro o ubuntu, com a partição /Efi.
Resultado, na hora de instalar o Windows 8, o instalador diz que o sistema da HD está em GPT e não é possível instalar o windows 8.

Instalei primeiro o o ubuntu sem a partição /Efi.
Resultado: O ubuntu não inicia, nem é detectado pelo sistema, ele pede pra instalar um sistema, ou selecionar um sistema. Aí instalei o Windows 8, e ele dá boot sozinho.
Dentro do windows 8, instalei o Easy BCD, e consegui criar dois boot, um para Windows e um para o Ubuntu, mas quando escolho o Ubuntu ele também não inicia.

Enfim, não sei mais o que fazer, só não desisto porque sou brasileiro! rs.

Se alguém puder me ajudar, agradeço muito de coração mesmo!! Queria muito começar a utilizar o Linux, mas ainda preciso do Windows para utilizar alguns softwares.

Só peço que se alguém começar a me ajudar, não abandonar no meio sem nenhuma satisfação, rs, um simples "olha cara não dá" é suficiente. Andei perguntando em outros fóruns e fiquei a deriva.

Um abraço!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
05-05-2014, 23:48
Mensagem: #2
RE: Bios sem opção Secure Boot
Boas Fernando,

Segue a minha sugestão.
Coloca a BIOS em Legacy mode, o que significa sem UEFI / secure boot.
Instalar windows em primeiro lugar.
Depois de instalar o windows, abrir o gestor de partições do windows e criar uma nova partição, sendo que tem de dividir uma das partições já existentes. Na nova partição criada, não faça nada, ou seja não a formate num sistema de ficheiros do windows (NTFS ou FAT 32). Simplesmente fico como espaço livre. Sendo um espaço livre, vai ser mais fácil para o ubuntu o reconhecer e instalar.
Depois instale o Ubuntu, que vai escolher por defeito o novo espaço de disco não alocado e instala aí o sistema operativo.
Funcionou comigo com Win 8 e Ubuntu 14.04.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)