Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Magalhães... e password root
16-03-2009, 19:54
Mensagem: #1
Magalhães... e password root
Boas ppl...

Ora bem precisava aqui de uma ajuda... Um amigo meu trouxe-me ontem o Magalhães do catraio dele para ver se conseguia por aquilo a funcionar. Aparentemente o puto deu uma chinadela no pobre do Magalhães e ele estripou-se todo. Passo a explicar... Big Grin

A Caixa Magica dá um erro no boot indicando que o sistema de ficheiros está danificado. Tentando correr a modo para reparação pede a password root do sistema. A coisa poderia correr bem, mas pelo que parece o puto mudou a pass, pois a default (pet2010) não funciona!
Agora que soluções existem? Há alguma maneira de descobrir/fazer reset à password de root em sistemas Unix? Alguma funcionalidade extra na CM especifica para isso?

Mood: assim, assim
Wishlist: férias
Mobile: Nexus4@Extravaganza
Playing: GW2
Reading: ...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-03-2009, 20:10 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 16-03-2009 20:13 por pjalegria.)
Mensagem: #2
RE: Magalhães... e password root
Nem todos os magalhães tem pass pte2010, tambem há com "eescola"... mas penso que para fazer a reposição da caixa magica no boot não pede pass.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-03-2009, 21:42
Mensagem: #3
RE: Magalhães... e password root
Obrigado pjalegria por referires isso, tinha-me esqueci-me de dizer que para alem da "pte2010" também foram testadas as seguintes passes:
- eescola
- eescolas

Nenhuma funcionou, pelo que presumi que a tivessem mudado. Pelo que tenho conhecimento as passes variam entre essas 3. Se existe mais ai já não sei...

Alguém tem informação sobre isto?

Mood: assim, assim
Wishlist: férias
Mobile: Nexus4@Extravaganza
Playing: GW2
Reading: ...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-03-2009, 23:53
Mensagem: #4
RE: Magalhães... e password root
patCRUZ

Já tentaste esta ideia? podes tentar aparentemente com um uma live pen usb com o ubuntu por exemplo, se não tiveres live CD do Caixa mágica.

Atenção não testei porque nunca tive esse problema, mas pode ser que ajude.

http://forum.pplware.com/showthread.php?...6#pid13786


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-03-2009, 01:24 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 23-03-2009 01:55 por patCRUZ.)
Mensagem: #5
[Resolvido] Magalhães... e password root [file system & grub restore]
(16-03-2009 23:53)racoq Escreveu:  patCRUZ

Já tentaste esta ideia? podes tentar aparentemente com um uma live pen usb com o ubuntu por exemplo, se não tiveres live CD do Caixa mágica.

Atenção não testei porque nunca tive esse problema, mas pode ser que ajude.

http://forum.pplware.com/showthread.php?...6#pid13786

Obrigado pela sugestão... não deu assim, mas a partir da ideia do live cd consegui chegar lá! Vou deixar aqui os passos que fiz para resolver o problema:

1 - Criei um live usb do ubuntu com este script: Live USB Ubuntu

2 - Arranquei pelo live usb, e só para ter acesso à estrutura de partições do disco, executei a instalação até ao particionador de discos do ubuntu. A estrutura era algo como a seguinte:
Citar:/dev/sda1 - ntfs (tretas do windows)
/dev/sda2 - ntfs (tretas do windows)
/dev/sda5 - desconhecido (partição supostamente com sistema de ficheiros mamado e pertencente à CM)
/dev/sda6 - swap (memoria virtual do linux)
/dev/sda7 - desconhecido (partição supostamente com sistema de ficheiros mamado e pertencente à CM)
/dev/sda4 - ntfs (tretas do windows)

3 - Como não tinha a pass, tentei correr o restauro do sistema de ficheiros pelo live usb (fsck). Arranquei com a consola e executei o seguinte comando:
Citar:fsck -vvy -C - /dev/sda5
para a partição 5 (partição do caixa magica)

e depois:
Citar:fsck -vvy -C - /dev/sda7
para a partição 7 (partição do restauro)

(os parametros -vvy permitem ter acesso aos passos que estão a decorrer, o y confirma todas as ações automaticamente, o -C mostra uma barra de progresso e /dev/sdaX é partição de destino).

4 - Depois de terminado, fechei a consola, reiniciei o Magalhães e por estranho que pareça obtive um "error17" no GRUB!! Unsure

Bem... continuando... Whistle

Não sei, mas ao reestruturar as partições deve ter atrofiado o boot do GRUB, pelo menos parti do principio que as partições estariam agora bem e o problema era do GRUB. Dai tive que pesquisar para reinstalar o bicho... Já agora deixo também aqui os passos:

1 - Arranquei de novo pela minha linda super mega hiper fixe pen do Ubuntu Live usb! Big Grin

2 - Abri a consola e acedi ao GRUB
Citar:sudo grub

3 - Para saber onde o GRUB estava instalado, e não deixar as coisas piores do que já pareciam estar:
Citar:find /boot/grub/stage1

Isto deu-me dois resultados: (hd0,4) e (hd0,6) como o hd0,6 era a swap so podia tar no hd0,4.

4 - Depois de saber onde ta o GRUB:
Citar:root (hd0,4)

5 - Finalmente e pa terminar colocar o GRUB na MBR:
Citar:setup (hd0)

Podem sair da consola e reinicar o maquinão do Magalhães!

E pronto... voila!! O senhor magalhães voltou a vida! Windows a funcionar o acesso a CM, que estava atrofiado, a funcionar... Big Grin

Deixo aqui o testemunho caso alguém tenha um problema parecido. Espero que de para ajudar futuramente alguém na mesma situação. A maior parte das coisas desconhecia e tive que pesquisar, sempre já deu para aprender mais um bocadinho!


PS - o Magalhães é muita fixe!! Tb quero um... Mr Green

Mood: assim, assim
Wishlist: férias
Mobile: Nexus4@Extravaganza
Playing: GW2
Reading: ...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-03-2009, 12:23
Mensagem: #6
RE: Magalhães... e password root
Aqui o Magalhães a fazer boot de uma Pen com Ubuntu instalado .

http://www.youtube.com/watch?v=_4tpR6XjlW0

Core i7- Radeon RX 560 -16 Ram - Dual boot SurprisedS X MOJAVE / WIN 10

YOUTUBE
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-03-2009, 16:55
Mensagem: #7
RE: Magalhães... e password root
A propósito... alguém aqui que tenha corrido o Xubuntu no Magalhães? Algum problema/incompatibilidade?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
13-04-2009, 13:10 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 13-04-2009 13:11 por pjalegria.)
Mensagem: #8
RE: Magalhães... e password root
Epá eu estou é com um problema na resolução do Grub, o meu puto mexeu em qualquer coisa, aquilo agora não ocupa o ecran todo e as letras ficaram um pouco pequenas... alguem sabe como corrigir isso?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-06-2009, 12:21
Mensagem: #9
RE: Magalhães... e password root
Boas...

Eu sou novo cá no forum...

Estou com um problema do genero no magalhaes de um primo meu... mas como sou um noobie em sistemas linux tenho medo de fazer asneiras e por a maquina inda pior do que ela ja esta...

O problema durante o boot da caixa magica é o seguinte:

Durante o arranque do sistema ele detecta um erro no ficheiro "/dev/hda7" e comeca a fazer um check a esse ficheiro, e qd termina da a seguinte mensagem:

"Entry 'kcminitGZ1cma.tmp' in /home/aluno/tmp/kde-aluno (114088) has an incorrect filetype (was 1, soud be 6).

/dev/hda7: UNNEXPECTED INCONSISTENCY; RUN fsck Manually.
(i.e., without -a or -p options)"

é isto que me aparece, depois disponibiliza uma linha de comandos e pede a root password, ou que introduza o comando Control-D para continuar, mas sempre que tento escrever qualquer coisa nao aparece nada na linha, ja tentei instroduzir as pass que foram referidas acima e nada...

Alguém me pode dar umas dicas de como resolver este problema??

cumprimentos
Jorge Loureiro
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-06-2009, 12:59 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 07-06-2009 13:03 por Mkman.)
Mensagem: #10
RE: Magalhães... e password root
Acho que o erro diz tudo:

RUN fsck Manually. (mas como nunca me ocorreu esse erro,nao posso afirmar a resoluçao certa)





OBS: /dev/hda7 nao e um ficheiro mas sim uma partiçao, e mais uma coisa, aconselho te a formateres o CaixaMagica pois nao acho assim muito bom, prefiro Ubuntu ou Arch Linux Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)