Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Acha que tem falta de sono? Confira alguns sinais que o indicam!
14-07-2014, 09:44 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 14-07-2014 09:45 por ines.coelho.)
Mensagem: #1
Acha que tem falta de sono? Confira alguns sinais que o indicam!
[Imagem: Man_Asleep_at_Desk.jpg]

A privação do sono não é de todo benéfica para a saúde. O nosso humor fica desregulado, a produtividade diminui, o apetite altera-se. Muitas vezes é a necessidade de um dia com 48 horas que o obrigam a dormir constantemente 3 ou 4 horas por noite, chega ao fim-de-semana e a vida social acaba por não permitir que reponha as horas perdidas.

Mas existem alguns sinais que deve ter em conta, que lhe indicam que está com falta de sono e que se calhar é melhor mudar um pouco os seu hábitos.

1 - Adormece instantaneamente
Se este é o seu caso, provavelmente até se gaba da sua facilidade em adormecer. Mas adormecer sistematicamente em menos de cinco minutos aponta para uma séria privação do sono, segundo o Instituto Nacional norte-americano para as Perturbações Neurológicas e Derrames.

2 - Está mais impulsivo que o habitual
Escolheu um bolo bem calórico para o pequeno-almoço sem sequer pensar? Pagou uma fortuna por uma peça de roupa que andava apenas a "namorar" há dias mas que, racionalmente, nem precisa? A culpa pode ser da falta de sono. "O cortex pré-frontal é seriamente afectado pela falta de sono", explica a especialista, adiantando que esta área está associada ao discernimento, controlo dos impulsos, associação visual e atenção. Menos sono leva a falta de discernimento e a agir impulsivamente".

3 - Fala com clichés
Todos usam frases feitas, mas se der por si a construir todo o seu discurso com clichés, talvez seja melhor dormir uma sesta. "O lóbulo frontal está associado ao discurso, pensamento construtivo e criatividade e sofre muito com a privação de sono", diz Harris. "As pessoas com falta de sono têm dificuldade em ter um discurso espontâneo, o que leva a falar arrastado, usar clichés, balbuciar e falar de forma monótona".

4 - Está esquecido
Se saiu de casa e não tem a certeza se desligou o fogão, se saiu para comprar um presente e não se consegue lembrar para quem, pode estar a sofrer os efeitos da falta de sono na memória. 

5 - Tem mais fome que o habitual
Quando não se dorme o suficiente, o apetite pode aumentar, uma vez que um número insuficiente de horas de sono afecta o equilíbrio entre duas hormonas cruciais na regulação da fome.


6 - Já leu algum dos pontos anteriores duas vezes
A incapacidade de concentração é um dos sinais mais claros da falta de sono. Escusado será dizer que este efeito pode ser ter consequências na estrada, por exemplo.

7 - Está desajeitado
Claro que há os desajeitados de nascença... mas dormir de menos torna qualquer um mais desastrado.

8 - Discute mais com o companheiro
Um estudo de 2013 da Universidade de Berkeley concluiu que os casais que não dormem o suficiente têm discussões mais sérias e mais frequentes.

9 - Está em modo piloto automático
Sabe que chegou casa mas não sabe bem como, deixou passar a saída da auto-estrada porque não é a habitual... Passar o dia em modo piloto automático é um sinal claro de que o seu cérebro pede-lhe que feche os olhos.

10 - Adormece em qualquer sítio
Este é um dos sinais mais claros de privação do sono: adormecer mal se senta, como no cinema ou no avião, por exemplo, mesmo que seja durante o dia.


Fonte: Huffington Post
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)