Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 3 votos - 3.67 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Exortação aos Ateus
18-03-2009, 18:32 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 18-03-2009 18:34 por Malamen.)
Mensagem: #21
RE: Exortação aos Ateus
Ui... Mr Green

Não fiques zangado rapaz...

Onde diz no post que quem não acredita é superior a quem acredita? Tu é que estás a dizer isso. Tongue

[Imagem: Sig.jpg]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-03-2009, 10:57
Mensagem: #22
RE: Exortação aos Ateus
lol, reli (na altura e reli agora) o post que escrevi e pode dar a entender 2 coisas diferentes ...

Mas penso que a ideia ficou lá. Não é uma questão de estar zangado ou não, porque não fiquei , é um assunto que muitas vezes pode levar a horas de discussão e sempre varia da "acordância" ou espirito aberto dos intervenientes.

Eu pessoalmente já tive curiosidade de informar-me sobre diferentes religioes (nem sabia que havia tantas), católicas,evangelistas,batistas, maomé isso nas cristãs, porque tens os muculmanos, os budistas os cientologistas e sei lá mais o que, mas achei mais "piada"(porque geralmente acho piada a tudo), o facto de nas religioes católicas a Biblia é "quase a mesma", o que varia é a interepretação que cada um faz (tipo a legislação portuguesa ...).

Se Deus exista ou não, ninguém sabe, é como eu digo, depende da Fé de cada um e cada um sabe de si, se espero que ele exista, sim (se algum dia falar com ele, vou-lhe fazer perguntas que vai andar no ar, a não ser que ele tenha um site com um link FAQ que então vou perder tempo a ler aquilo tudo), se ele não existe, não afecta-me assim tanto porque faço o que faço e sou como sou porque assim aprendi/fui ensinado/etc a ser e como tal sigo em frente pensado que não sou tão mau quanto isso.

Ao pormenor " Onde diz no post que quem não acredita é superior a quem acredita? Tu é que estás a dizer isso. ", não escrevi assim, pois não (Era uma pergunta directa)? A ideia que espero transmitir é que existe um sentido de superioridade de parte a parte (quem acredita e de quem não acredita), quando no fundo é irrelevante.

É um assunto, que se pesquisares, e discutires (tenta fazer isso com pessoas +- inteligentes, porque senão tas a falar para um boneco) verás que encontras respostas que te intriguará.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-03-2009, 13:12
Mensagem: #23
RE: Exortação aos Ateus
Já faço isso (pesquisa/discussão) há muito tempo e obtenho sempre o mesmo resultado.

É tudo uma questão de fé e nada mais. Quem tenta usar a ciência pra justificar ou tentar provar o sobrenatural só se dá mal.

Mas... se existisse alguma criatura como a descrita na bíblia, só mereceria o meu desprezo e nunca o meu amor ou admiração.

Wink

[Imagem: Sig.jpg]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-03-2009, 15:53
Mensagem: #24
RE: Exortação aos Ateus
(19-03-2009 13:12)Malamen Escreveu:  Mas... se existisse alguma criatura como a descrita na bíblia, só mereceria o meu desprezo e nunca o meu amor ou admiração.

Já agora, por mera curiosidade, porquê?

[Imagem: pplware_reader.png]
[Imagem: portugaluserbarorgulhos.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-03-2009, 16:03
Mensagem: #25
RE: Exortação aos Ateus
Já leste a bíblia?

A resposta está lá.

[Imagem: Sig.jpg]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-03-2009, 16:14 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-03-2009 16:20 por balaico.)
Mensagem: #26
RE: Exortação aos Ateus
(19-03-2009 13:12)Malamen Escreveu:  Já faço isso (pesquisa/discussão) há muito tempo e obtenho sempre o mesmo resultado.

É tudo uma questão de fé e nada mais. Quem tenta usar a ciência pra justificar ou tentar provar o sobrenatural só se dá mal.

Mas... se existisse alguma criatura como a descrita na bíblia, só mereceria o meu desprezo e nunca o meu amor ou admiração.

Wink

Tanto neste tópico, como no outro, já percebi que estamos no mesmo patamar, é simplesmente formas de intrepretação.

Se mereçe desprezo ou não, volto ao paragrafo anterior, mas acho que segundo dizem (e é isso que encaro a religião "fantástica"), Deus escreve certo por linhas tortas..., Deus trabalha por vias misteriosas ... , mas o que ninguém ainda me deu uma resposta certa foi à seguinte pergunta: Se Deus é eternamente bondoso e perdoa toda a gente, e sendo o céu, o paraiso com tudo o que desejamos, porque razão vamos para o Inferno? Se assim o é, porque razão que há pessoas devotas "a ele", que não fazem mal ou nunca fizeram mal a ninguém (sim existem dessas pessoas poucas mas há), porque razão sofreram imenso na doença e depois morrem? Não será mais justo dar uma morte digna, tipo morrer durante o sono sem dor nem nada(pq tiveram q sofrer)?

É um ponto de vista (o meu). Existe mais coisas que poderia "pegar", mas por agora fico por aqui. Big Grin

ps: ja li a Biblia (percebo o que queres dizer), mas só um aparte, Biblia Cristã, porque há mais "biblias" ...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-03-2009, 17:36
Mensagem: #27
RE: Exortação aos Ateus
(17-03-2009 19:46)joao Escreveu:  Sem dúvida, cada vez acredito menos na religião...

Bem, uma das definições de religião é: "crença na existência de uma ou mais forças sobrenaturais"

No meu ponto de vista todos os seres racionais têm a necessidade acreditar que existe algo "mais".... chama-lhe Deus, chama-lhe fé, chama-lhe "luz ao fundo do túnel", chama-lhe "acreditar que existe esperança em algo melhor", ou chama-lhe outra coisa qualquer... independentemente da forma como cada um representa esta "necessidade".
Uns caracterizam-na como uma "religião" na forma personificada em que supostamente alguém vem para nos "ajudar", ou que olha por nós.
Outros simplesmente olham para a vida e seguem uma filosofia de "não existem deuses, nem ninguém a olhar por nos, existe apenas ciência.... e sobre os meus problemas... eles podiam ser bem piores, deixa-me é ser feliz Smile".

Um dos significados da palavra ateu é: "aquele que nega a existência de Deus"

Muito bem, nesta perspectiva concordo que existam muitos ateus, no entanto como escrevi anteriormente uma "religião" é acreditar que possa existir algo superior ao natural, e é neste ponto que realmente não acredito que exista alguém que nunca esteve numa situação da sua vida em que não tenha arranjado uma forma de poder "sonhar"/"ter esperança" que as coisas vão correr melhor.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-03-2009, 18:11
Mensagem: #28
RE: Exortação aos Ateus
Isso não significa que acredite ou que deposite as minhas esperanças em algo sobrenatural.

A palavra ateu não tem vários significados... tem apenas um. Sem deus.

O termo "ateu" é formado pelo prefixo grego a-, significando "ausência" e o radical "teu", derivado do grego theós, significando "deus". O significado literal do termo é, então: "sem deus".

[Imagem: Sig.jpg]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-03-2009, 21:12
Mensagem: #29
RE: Exortação aos Ateus
(19-03-2009 16:14)balaico Escreveu:  
(19-03-2009 13:12)Malamen Escreveu:  Já faço isso (pesquisa/discussão) há muito tempo e obtenho sempre o mesmo resultado.

É tudo uma questão de fé e nada mais. Quem tenta usar a ciência pra justificar ou tentar provar o sobrenatural só se dá mal.

Mas... se existisse alguma criatura como a descrita na bíblia, só mereceria o meu desprezo e nunca o meu amor ou admiração.

Wink

Tanto neste tópico, como no outro, já percebi que estamos no mesmo patamar, é simplesmente formas de intrepretação.

Se mereçe desprezo ou não, volto ao paragrafo anterior, mas acho que segundo dizem (e é isso que encaro a religião "fantástica"), Deus escreve certo por linhas tortas..., Deus trabalha por vias misteriosas ... , mas o que ninguém ainda me deu uma resposta certa foi à seguinte pergunta: Se Deus é eternamente bondoso e perdoa toda a gente, e sendo o céu, o paraiso com tudo o que desejamos, porque razão vamos para o Inferno? Se assim o é, porque razão que há pessoas devotas "a ele", que não fazem mal ou nunca fizeram mal a ninguém (sim existem dessas pessoas poucas mas há), porque razão sofreram imenso na doença e depois morrem? Não será mais justo dar uma morte digna, tipo morrer durante o sono sem dor nem nada(pq tiveram q sofrer)?

É um ponto de vista (o meu). Existe mais coisas que poderia "pegar", mas por agora fico por aqui. Big Grin

ps: ja li a Biblia (percebo o que queres dizer), mas só um aparte, Biblia Cristã, porque há mais "biblias" ...
Não se esqueçam do seguinte facto: que a Biblia é uma colectânea de livros escritos por homens e posteriormente selecionados por homens (de várias hieraquias dentro da Santa Sé), consoante os interesses politicos e históricos!
Muitos, livros, foram prepositadamente deixados de fora..!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-03-2009, 22:10
Mensagem: #30
RE: Exortação aos Ateus
(19-03-2009 17:36)Linkedreams Escreveu:  Muito bem, nesta perspectiva concordo que existam muitos ateus, no entanto como escrevi anteriormente uma "religião" é acreditar que possa existir algo superior ao natural, e é neste ponto que realmente não acredito que exista alguém que nunca esteve numa situação da sua vida em que não tenha arranjado uma forma de poder "sonhar"/"ter esperança" que as coisas vão correr melhor.
Nem mais, digo o mesmo. E temos tudo tão enraizado nas nossas mentes. Não sou crente, mas quantas vezes me acontece desejar que algo me aconteça, e sem dar por isso, estou a pensar "algo me ajude a conseguí-lo..."

Esse algo não é tangível, não é explicado, mas não quer dizer que eu acredite num Deus! Eu não acredito num Deus como a personificação de algo que rege tudo.

Gosto da minha liberdade de pensamento, e não sinto necessidade de seguir uma religião para reger os meus ideiais de bem-estar, sociedade, paz e justiça.

Acredito que a grande fatia de valores morais é comum a todas as religiões. E todas pretendem promover o bem-estar, com algumas nuances, mas na essência tudo se remete ao mesmo.

Agora como chegar a esse bem-estar, as coisas começam a divergir.

(19-03-2009 21:12)BladeRunner Escreveu:  Não se esqueçam do seguinte facto: que a Biblia é uma colectânea de livros escritos por homens e posteriormente selecionados por homens (de várias hieraquias dentro da Santa Sé), consoante os interesses politicos e históricos!
Muitos, livros, foram prepositadamente deixados de fora..!
Ah pois é, aí é que está!

A Bíblia é um monte de metáforas, mas ainda há muita gente que a leva à letra. Concordo com muitos valores, discordo com muitos outros.

[Imagem: pplware_admin.png]
Os meus artigos | O meu site
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)