Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 3 votos - 3.67 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Exortação aos Ateus
27-03-2009, 05:23 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-06-2009 23:02 por Rachmaninov.)
Mensagem: #31
RE: Exortação aos Ateus
.......................................
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
27-03-2009, 15:43
Mensagem: #32
RE: Exortação aos Ateus
Vamos lá refutar isto num instante...

1ª Declaração:
Citar:Será que essa é a forma correcta? Em que te baseias?
Não há exigências de recompensas, porque nenhum homem está acima de Deus. Aqueles que não vivem a doutrina cristã é porque não querem, e por isso depois da morte ficam ausentes de Deus.
Deus não existe. Foi uma criação do Homem.

2ª Declaração:
Citar:Um assassino mata um inocente. Não sei porque razão o devo exortar?!
És tu que estás a falar em exortar um assassino. Eu não escrevi isso em momento algum. Mas não te deve ser difícil, já que exortas um ser que, segundo a bíblia que tu segues, foi o assassino mais implacável da história da humanidade.

3ª Declaração:
Citar:Há outros caminhos? Só há mistérios naturais? O facto de estares fisicamente no teu trabalho mas teres o pensamento na cama, pode ser considerado mistério? De que tipo?
Se não sabes, é porque não deste conta de que a ciência progride porque o homem tem fé.
Sabes perfeitamente que isso não é verdade. Onde é que a ciência necessita de fé? Já viste alguma vez a ciência a tentar provar deus, por exemplo? A fé está completamente ausente na ciência.

4ª Declaração
Citar:Quem acredita em Deus não reconhece fantasmas. Isso é treta de ateu.
Isso é treta de católico. O espíritas não acreditam em deus?

5ª Declaração
Citar:Quando é que se atinge maioridade intelectual? E quem não tiver? Estará sujeito a indivíduos castradores e punitivos de maioridade intelectual?
Deus não pune nem castra, pelo contrário, perdoa e ama.
É pra rir não é? Big Grin
Deus perdoa e ama... Mr Green

6ª Declaração
Citar:Concordo em parte. Mas se estiveres embriagado?
Continuo a ser livre de escolher o rumo dos meus pensamentos e imaginação.

7ª Declaração
Citar:Todos os seres vivos.
Como queiras. Os crentes é que defendem que o Homem é um ser especial, criado à imagem e semelhança de deus.

8ª Declaração
Citar:Concordo
Ainda bem... Smile

9ª Declaração
Citar:O corpo é um "engenho" fantástico que deve ser respeitado, mas que não deve colocado à frente do caminho da alma. Por isso é que os animais são animais e nós somos seres humanos.
A diferença entre nós e o resto dos animais é a racionalidade. Tu chama-lhe o que quiseres.

10ª Declaração
Citar:Feliz aquele que não persegue e não condena... Feliz aquele que se arrependeu.
Pena que os crentes persigam, condenem... e não se arrependam.

11ª Declaração
Citar:Se o invisual não vê é porque não existe.
O invisual não finge que vê. E sabes perfeitamente que não é desse tipo de visão que estamos a falar. Estás é a fugir de fininho. Smile

12ª Declaração
Citar:Felizes os que acreditaram, pois hoje existimos.
Eu não acredito. Também estou aqui. Já passei os meus genes à geração seguinte. Nem sei onde queres chegar com essa frase.

13ª Declaração
Citar:Subjectivo.
Porquê?

14ª Declaração
Citar:Sem consciência não há evolução, não há decisões.
Que grande barbaridade.

[Imagem: Sig.jpg]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
27-03-2009, 16:46 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-06-2009 23:02 por Rachmaninov.)
Mensagem: #33
RE: Exortação aos Ateus
.......................................
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
27-03-2009, 16:54 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 27-03-2009 16:55 por Malamen.)
Mensagem: #34
RE: Exortação aos Ateus
Por muito que queiras, não há contradição nenhuma. Basta ler... Big Grin

Citar:És tu que estás a falar em exortar um assassino. Eu não escrevi isso em momento algum. Mas não te deve ser difícil, já que exortas um ser que, segundo a bíblia que tu segues, foi o assassino mais implacável da história da humanidade.

Tu acreditas na bíblia, eu não... Wink

[Imagem: Sig.jpg]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
27-03-2009, 19:05
Mensagem: #35
RE: Exortação aos Ateus
(19-03-2009 16:03)Malamen Escreveu:  Já leste a bíblia?

A resposta está lá.

Tu já? Confused
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
27-03-2009, 20:52
Mensagem: #36
RE: Exortação aos Ateus
Subscrevo as palavras do Rachmaninov, mas sinceramente o texto que escreveste foi como um tiro no escuro, foi perder tempo (se é que me entendes...)...
... eu já desisti de comentar assuntos destes aqui no fórum...

It's a basic truth of the human condition that everybody lies.

[Imagem: pplware_addict.png]
[Imagem: pplware_moderator.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
27-03-2009, 21:05 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 27-03-2009 21:06 por BladeRunner.)
Mensagem: #37
RE: Exortação aos Ateus
(27-03-2009 05:23)Rachmaninov Escreveu:  Grande discussão!

Eu sou católico (porque revejo-me na filosofia e teologia da Santa Sé) e devo dizer, antes demais, que concordo que cada homem é livre de tomar as suas próprias decisões, e também sei que assim está escrito e que foi Deus que o estabeleceu.

A Bíblia Católica é para nós uma referência da doutrina cristã que nos encaminha para a "vida" após a morte.

Depois de ler a "exortação aos ateus" achei interessantes algumas das declarações do Malamen.

1ª Declaração:
Citar:Feliz aquele que vive sua vida honestamente, pelo simples fato de saber que essa é a forma correta , sem a exigência de recompensas ou medo de castigos eternos.

Será que essa é a forma correcta? Em que te baseias?
Não há exigências de recompensas, porque nenhum homem está acima de Deus. Aqueles que não vivem a doutrina cristã é porque não querem, e por isso depois da morte ficam ausentes de Deus.

2ª Declaração:
Citar:Feliz aquele que tem a certeza de que após sua morte, restarão apenas seus atos, que, por mais insignificantes que possam parecer, decidirão o futuro de muitos.

Um assassino mata um inocente. Não sei porque razão o devo exortar?!

3ª Declaração:
Citar:Feliz aquele que acredita na ciência como o caminho possível de adquirir conhecimentos que ajudarão a desvendar mistérios naturais e facilitar a vida do próximo.

Há outros caminhos? Só há mistérios naturais? O facto de estares fisicamente no teu trabalho mas teres o pensamento na cama, pode ser considerado mistério? De que tipo?
Se não sabes, é porque não deste conta de que a ciência progride porque o homem tem fé.

4ª Declaração
Citar:Feliz aquele que não teme a escuridão e a vê como apenas falta de luz e não como um esconderijo de fantasmas.

Quem acredita em Deus não reconhece fantasmas. Isso é treta de ateu.

5ª Declaração
Citar:Feliz aquele que adquiriu a maioridade intelectual e não precisa se apoiar num pai eternamente castrador e punitivo.

Quando é que se atinge maioridade intelectual? E quem não tiver? Estará sujeito a indivíduos castradores e punitivos de maioridade intelectual?
Deus não pune nem castra, pelo contrário, perdoa e ama.

6ª Declaração
Citar:Feliz aquele que sabe que o maior tesouro da humanidade é a liberdade de escolher o rumo de seus pensamentos e imaginação.

Concordo em parte. Mas se estiveres embriagado?

7ª Declaração
Citar:Feliz aquele que tem a humildade de se colocar ao lado de todos os outros animais que convivem no mesmo planeta.

Todos os seres vivos.

8ª Declaração
Citar:Feliz aquele que conseguiu se libertar dos fantasmas que povoaram as mentes dos nossos antepassados , mas não os condena por isso.

Concordo

9ª Declaração
Citar:Feliz aquele que reconhece que seu corpo pertence apenas ao Universo, berço de toda manifestação física e estará para sempre contido nele.

O corpo é um "engenho" fantástico que deve ser respeitado, mas que não deve colocado à frente do caminho da alma. Por isso é que os animais são animais e nós somos seres humanos.

10ª Declaração
Citar:Feliz aquele que desistiu de perseguir e condenar o próximo porque o mesmo não se coaduna com suas fantasias.

Feliz aquele que não persegue e não condena... Feliz aquele que se arrependeu.

11ª Declaração
Citar:Feliz aquele que não é obrigado por convenções a fingir que vê o que não existe.

Se o invisual não vê é porque não existe.

12ª Declaração
Citar:Feliz aquele que presta justa homenagem a todos os ancestrais, reconhecendo as incertezas e dificuldades que nos trouxeram até este ponto de evolução.

Felizes os que acreditaram, pois hoje existimos.

13ª Declaração
Citar:Feliz aquele que encontrou a paz da simplicidade das coisas simples.

Subjectivo.

14ª Declaração
Citar:Seja feliz, ateu! Não há nenhum inferno te esperando e a inexistência da consciência individual é justamente o paraíso que tanto os teístas procuram.

Acredite na felicidade! Seja consciente! Sem consciência não há evolução, não há decisões.
Vou repetir o meu post anterior:
"Não se esqueçam do seguinte facto: que a Biblia é uma colectânea de livros escritos por homens e posteriormente selecionados por homens (de várias hieraquias dentro da Santa Sé), consoante os interesses politicos e históricos!
Muitos, livros, foram prepositadamente deixados de fora..!
"
Esta é a questão... o Homem é falível... o Homem é imperfeito! Tanta fé depositada e baseada em algo escrito pelo Homem...
E a riqueza do Vaticano? E a idolatria? E o papa, realmente representa quem, e que interesses? E os santinhos e santinhas? Atchiimmm!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-03-2009, 03:40
Mensagem: #38
RE: Exortação aos Ateus
(27-03-2009 05:23)Rachmaninov Escreveu:  6ª Declaração
Citar:Feliz aquele que sabe que o maior tesouro da humanidade é a liberdade de escolher o rumo de seus pensamentos e imaginação.

Concordo em parte. Mas se estiveres embriagado?

Esta chamou-me particularmente à atenção. É Deus quem escolhe o rumo quando a quem está embriagado portanto?

Eu que passeio diariamente por um Hospital, posso dizer que muitas vezes Deus escolhe caminhos no mínimo estranhos (para quem perdoa e ama, claro)... Mr Green
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-03-2009, 04:09 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 28-03-2009 04:28 por Sheik.)
Mensagem: #39
RE: Exortação aos Ateus
(27-03-2009 05:23)Rachmaninov Escreveu:  1ª Declaração:
Citar:Feliz aquele que vive sua vida honestamente, pelo simples fato de saber que essa é a forma correta , sem a exigência de recompensas ou medo de castigos eternos.

Será que essa é a forma correcta? Em que te baseias?
Não há exigências de recompensas, porque nenhum homem está acima de Deus. Aqueles que não vivem a doutrina cristã é porque não querem, e por isso depois da morte ficam ausentes de Deus.

Isso significa que não exiges que Deus seja bondoso? Onde está Deus na guerra? Nos acidentes de viação?

Aqueles que não vivem a doutrina cristã, ou seguem outras doutrinas ou são ateus. Neste último caso, já antes da morte estão ausentes de Deus.

(27-03-2009 05:23)Rachmaninov Escreveu:  2ª Declaração:
Citar:Feliz aquele que tem a certeza de que após sua morte, restarão apenas seus atos, que, por mais insignificantes que possam parecer, decidirão o futuro de muitos.

Um assassino mata um inocente. Não sei porque razão o devo exortar?!

(27-03-2009 05:23)Rachmaninov Escreveu:  3ª Declaração:
Citar:Feliz aquele que acredita na ciência como o caminho possível de adquirir conhecimentos que ajudarão a desvendar mistérios naturais e facilitar a vida do próximo.

Há outros caminhos? Só há mistérios naturais? O facto de estares fisicamente no teu trabalho mas teres o pensamento na cama, pode ser considerado mistério? De que tipo?
Se não sabes, é porque não deste conta de que a ciência progride porque o homem tem fé.

O facto de estares a pensar na cama quando estás a trabalhar significa que tiveste um dia atarefado ou que dormiste pouco. Onde está o mistério?

A ciência progride porque o homem tem fé. Correcto. Mas pode ter fé em provar que Deus não existe. Não?

(27-03-2009 05:23)Rachmaninov Escreveu:  4ª Declaração
Citar:Feliz aquele que não teme a escuridão e a vê como apenas falta de luz e não como um esconderijo de fantasmas.

Quem acredita em Deus não reconhece fantasmas. Isso é treta de ateu.

Qual é a diferença entre um fantasma e Deus? Eu nunca vi nenhum deles...

(27-03-2009 05:23)Rachmaninov Escreveu:  5ª Declaração
Citar:Feliz aquele que adquiriu a maioridade intelectual e não precisa se apoiar num pai eternamente castrador e punitivo.

Quando é que se atinge maioridade intelectual? E quem não tiver? Estará sujeito a indivíduos castradores e punitivos de maioridade intelectual?
Deus não pune nem castra, pelo contrário, perdoa e ama.

Eu vou no meu carro, embriagado, tenho um acidente, fico tetraplégico. Escolher uma das seguintes:

1) Deus não perdoa bêbados.
2) Deus estava ocupado com outras coisas.
3) Deus só perdoa e ama às vezes.

(27-03-2009 05:23)Rachmaninov Escreveu:  6ª Declaração
Citar:Feliz aquele que sabe que o maior tesouro da humanidade é a liberdade de escolher o rumo de seus pensamentos e imaginação.

Concordo em parte. Mas se estiveres embriagado?

Ver acima.

(27-03-2009 05:23)Rachmaninov Escreveu:  7ª Declaração
Citar:Feliz aquele que tem a humildade de se colocar ao lado de todos os outros animais que convivem no mesmo planeta.

Todos os seres vivos.

Sinceramente, não concordo nem com um nem com o outro.

(27-03-2009 05:23)Rachmaninov Escreveu:  8ª Declaração
Citar:Feliz aquele que conseguiu se libertar dos fantasmas que povoaram as mentes dos nossos antepassados , mas não os condena por isso.

Concordo

A doutrina cristã já existe há quanto tempo mesmo? Os fantasmas têm sido os mesmos...

(27-03-2009 05:23)Rachmaninov Escreveu:  9ª Declaração
Citar:Feliz aquele que reconhece que seu corpo pertence apenas ao Universo, berço de toda manifestação física e estará para sempre contido nele.

O corpo é um "engenho" fantástico que deve ser respeitado, mas que não deve colocado à frente do caminho da alma. Por isso é que os animais são animais e nós somos seres humanos.

Mas se for colocado à frente da alma, Deus perdoa certo? Então 'tá-se bem, Deus perdoa tudo... Os animais são animais, nós somos seres humanos. Superiores portanto? Não estamos afinal todos lado a lado (ver 7ª declaração)?

(27-03-2009 05:23)Rachmaninov Escreveu:  10ª Declaração
Citar:Feliz aquele que desistiu de perseguir e condenar o próximo porque o mesmo não se coaduna com suas fantasias.

Feliz aquele que não persegue e não condena... Feliz aquele que se arrependeu.

Não foi o Papa Bento XVI quem criticou as congregações cristãs fora da Igreja Católica Romana? Os Muçulmanos? Ou o Papa não segue a doutrina cristã? Aposto que se arrependeu...

(27-03-2009 05:23)Rachmaninov Escreveu:  11ª Declaração
Citar:Feliz aquele que não é obrigado por convenções a fingir que vê o que não existe.

Se o invisual não vê é porque não existe.

E já agora porque é que o invisual não vê? Porque Deus não o perdoa? Ou porque o ama à sua maneira?

(27-03-2009 05:23)Rachmaninov Escreveu:  12ª Declaração
Citar:Feliz aquele que presta justa homenagem a todos os ancestrais, reconhecendo as incertezas e dificuldades que nos trouxeram até este ponto de evolução.

Felizes os que acreditaram, pois hoje existimos.

Nós já existíamos há uns quantos milénios antes da doutrina cristã nascer... Hoje existimos "desta forma" porque a ciência evoluiu. Deus não contribuiu em nada. Bem, fez construir uma igrejas. Mas fora isso...

(27-03-2009 05:23)Rachmaninov Escreveu:  13ª Declaração
Citar:Feliz aquele que encontrou a paz da simplicidade das coisas simples.

Subjectivo.

Não é subjectivo. Eu evito apanhar SIDA graças ao preservativo. É simples não é?! E assim encontrei a paz... Suponho que para ti seja subjectivo porque achas que o preservativo só agrava o problema. Mas é o que vem nos livros de biologia...

Já agora... a SIDA surgiu porquê? Porque é que não existe cura para a SIDA? Deus não perdoa quem tem SIDA? Deus não está a punir quem tem SIDA?

(27-03-2009 05:23)Rachmaninov Escreveu:  14ª Declaração
Citar:Seja feliz, ateu! Não há nenhum inferno te esperando e a inexistência da consciência individual é justamente o paraíso que tanto os teístas procuram.

Acredite na felicidade! Seja consciente! Sem consciência não há evolução, não há decisões.

Perfeitamente de acordo. Smile

Eu não tenho religião. Não chegou a ser ateu mas estou mais perto do agnosticismo. Estive quase para fazer o crisma e vivo rodeado de cristãos, o que não impede que veja sérias "falhas" nessa doutrina que a muitos parece perfeita.

PS: Prevejo que a tua resposta a muita destas questões seja: "Deus lá terá as suas razões"...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-03-2009, 20:14
Mensagem: #40
RE: Exortação aos Ateus
(27-03-2009 19:05)Ricardo Ferreira Escreveu:  Tu já? Confused

Claro... ou achas que discutiria sobre algo que não conheço?

[Imagem: Sig.jpg]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)