Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Velocidade da minha internet
21-07-2014, 15:49
Mensagem: #1
Velocidade da minha internet
Boas

É uma pergunta rápida que gostaria de a ver esclarecida, rapidamente e eficazmente pela vossa parte. Smile

Os meus conhecimentos são mais relacionados com programação auto-didata, daí, depois de várias pesquisas, não encontrar a resposta ao que eu queria.

A minha internet, sei que o contrato é de 100Mbps. Vou ao speedtest e diz-me que faço download a 12..13 mb/s (aproximadamente a conversão de 100 megabits para megabytes, que é dividindo por 8) e upload a cerca de 1mb/s.

Até aqui tudo bem, a minha internet não me está a dar problemas de momento, e tenho a certeza que está ao seu máximo. A questão vem a seguir: porque no speedtest aparece que eu faço download a cerca de 12 megabytes por segundo, sendo que se eu for fazer download de algum ficheiro na internet, ou mesmo torrent, raramente chego aos 2 megabytes por segundo? Ficando nos 1,5 mb/s?

Foi sempre uma coisa que achei estranha. Sempre que pesquiso pelo assunto, fico confuso. Gostava que algum de vocês me respondesse claramente a esta pergunta de forma a que eu entenda o porquê deste "fenómeno" Tongue

Obrigado Big Grin
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-07-2014, 17:39
Mensagem: #2
RE: Velocidade da minha internet
Lembra-te que a velocidade do download depende não só da tua velocidade como da velocidade do sistema de onde estas a fazer a descarga. Tu tens 100Mbps de download, mas se o outro sistema apenas tiver 2Mbps de upload, é a 2Mbps que vais descarregar.

Quanto a torrents, o teu isp pode estar a fazer traffic shaping para limitar a velocidade nesse protocolo.

Pedidos de ajuda via PM serão ignorados
Acordo ortográfico? Desconheço, obrigado Wink
Agradeço ao Chrome o facto de os meus posts nao terem acentos Evil
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-07-2014, 17:52
Mensagem: #3
RE: Velocidade da minha internet
Sim, eu tenho sempre em conta esses aspetos. Eu sei que também conta a perfomance do meu PC, do server, das interferências que possam causar, de qualquer coisa.

Mas tenho a sensação que a resposta à pergunta tem a ver com a conversão de megabits para megabytes, e não, totalmente, relacionado com os aspetos citados acima.

Isto porque, o speedtest faz o teste da velocidade. Ele fica com 100mbps, mas para me mostrar a velocidade em megabytes, ele divide por 8, ficando 12 mb/s. Também já ouvi falar que a velocidade de download é 8 vezes mais pequena que a velocidade prometida pela operadora e a de upload ainda é mais pequena relativamente à de download. Aí é que vem a confusão. Não sei se a vel. download é 8x mais pequena me relação aos 100 megabits ou se a vel. download é 8x mais pequena em relação aos 12 megas, já que 12 dividido por 8, dá 1,5mb/s que é a velocidade máxima a que eu saco, tanto em P2P com milhares de seeders, como num download efetuado pelo browser (em http) - os 1,5mb/s mantêem-se, algumas vezes chegando a 1,9 (raro, mas são picos, assim como no speedtest a vel. download fica entre os 12 e os 15mb).

Obrigado, e aguardo resposta.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-07-2014, 15:47 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-07-2014 15:48 por Corvus.)
Mensagem: #4
RE: Velocidade da minha internet
(21-07-2014 17:52)MigDin Escreveu:  Isto porque, o speedtest faz o teste da velocidade. Ele fica com 100mbps, mas para me mostrar a velocidade em megabytes, ele divide por 8, ficando 12 mb/s. Também já ouvi falar que a velocidade de download é 8 vezes mais pequena que a velocidade prometida pela operadora e a de upload ainda é mais pequena relativamente à de download. Aí é que vem a confusão. Não sei se a vel. download é 8x mais pequena me relação aos 100 megabits ou se a vel. download é 8x mais pequena em relação aos 12 megas, já que 12 dividido por 8, dá 1,5mb/s que é a velocidade máxima a que eu saco, tanto em P2P com milhares de seeders, como num download efetuado pelo browser (em http) - os 1,5mb/s mantêem-se, algumas vezes chegando a 1,9 (raro, mas são picos, assim como no speedtest a vel. download fica entre os 12 e os 15mb).

Por regra, para se passar de mbps para MB / s, divide-se por 8... não é um valor exacto mas é uma boa aproximação.

A questão de "a velocidade de download é 8 vezes mais pequena que a velocidade prometida pela operadora" vem (na minha opinião) da confusão que a maior parte das pessoas fazem entre megabits e megabytes. A velocidade de upload é sempre inferior à velocidade de download nos pacotes "domésticos", podendo ser ou não 8x inferior (eu, por ex, tenho 120/10).

No que toca aos torrents, continuo a dizer que o teu isp pode estar a fazer traffic shaping e por isso não consegues velocidades maiores. Nos restantes downloads continua a questão de qual a capacidade do servidor de onde estas a fazer o download.

Resumidamente: se o speedtest te dá valores mais ou menos constantes e proximos do teu tarifario, não há nada de errado com a tua ligação.

Um teste definitivo seria teres várias máquinas a fazerem downloads em simultaneo (ou vários downlads simultaneos na mesma maquina) e veres qual a velocidade total obtida.

Pedidos de ajuda via PM serão ignorados
Acordo ortográfico? Desconheço, obrigado Wink
Agradeço ao Chrome o facto de os meus posts nao terem acentos Evil
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-07-2014, 16:40
Mensagem: #5
RE: Velocidade da minha internet
Já pensei nessa solução e já a fiz varias vezes e a velocidade baixa em alguns computadores. Mas tipo, o problema não é com a operadora porque a velocidade está boa. Em relação ao traffic shaping, não sei de nada por parte da ZON, mas não me parece.
O problema é que no speed test aparece 12mega bytes que é a conversão de 100 megabits para mbytes e eu na vez de sacar a 12 megabytes por segundo, saco a 1,5 megabytes. Só queria saber porque tal acontece, apesar de saber que é normal. Já o speedtest para Android na vez de aparecer a conversão de 100mbps que é 12 MB, aparece 1500kbytes (1.5 MB/s).

Obrigado e desculpem os erros porque estou no telemóvel.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-07-2014, 01:06
Mensagem: #6
RE: Velocidade da minha internet
Talvez isto ajude a perceber um pouco mais:
Taxa de transmissão
Unidade de transmissão de dados

Um detalhe que nos esquecemos muitas vezes é que a largura de banda  (bandwidth) e taxa de transmissão (throughput) da mesma; são 2 coisas diferentes mas que dependem uma da outra.

Com a mesma largura de banda num local podemos ter taxas de transmissão diferentes em determinadas alturas, zonas ou isps.  A taxa de transmissão é o que na realidade iremos ter como serviço da largura de banda "prometida".

Twitter Facebook Youtube

Procura-se...

Rede WirelessPT
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)