Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 3 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Atualizar Ubuntu eee PC 1005PX
27-07-2014, 17:06
Mensagem: #1
Atualizar Ubuntu eee PC 1005PX
Boas.

Eu a instalar qualquer versão do Ubuntu ou SO baseado em Linux com versão superior à 12.10 no meu eee PC 1005PX aparece-me umas linhas com erros ou a  imagem com Ubuntu ou o nome da compliação e os pontinhos em baixo a piscar rápido e e SO não arranca. Será que me podem ajudar? É que a versão 12.10 não tem mais suporte.

Obrigado e cumprimentos
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-08-2014, 16:05
Mensagem: #2
RE: Atualizar Ubuntu eee PC 1005PX
Linux não é windows. No mundo Windows ser vago pouco ajuda. No mundo linux não ajuda em nada.
Esses erros guardam logs de registo no disco. Os logs são sempre explícitos em relação aos erros e indicam como resolver o problema.

Possivelmente será necessário utilizar um live cd e fazer chroot à instalação para se proceder à resolução do problema que poderá ter a haver com o kernel.

Em qualquer dos casos normalmente existe uma mensagem no ecrã. Pontinhos não indicam erro nenhum.

Existe suporte ao para o ubuntu em redes de irc como a ptnet. o canal oficial de suporte é no irc da freenode @ irc://freenode.net/6667/ubuntu (normalmente com mais de 1500 utilizadores diários)

Twitter Facebook Youtube

Procura-se...

Rede WirelessPT
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
05-08-2014, 23:20
Mensagem: #3
RE: Atualizar Ubuntu eee PC 1005PX
(04-08-2014 16:05)migs Escreveu:  Linux não é windows. No mundo Windows ser vago pouco ajuda. No mundo linux não ajuda em nada.
Esses erros guardam logs de registo no disco. Os logs são sempre explícitos em relação aos erros e indicam como resolver o problema.

Possivelmente será necessário utilizar um live cd e fazer chroot à instalação para se proceder à resolução do problema que poderá ter a haver com o kernel.

Em qualquer dos casos normalmente existe uma mensagem no ecrã. Pontinhos não indicam erro nenhum.

Existe suporte ao para o ubuntu em redes de irc como a ptnet. o canal oficial de suporte é no irc da freenode @ irc://freenode.net/6667/ubuntu (normalmente com mais de 1500 utilizadores diários)
Boa noite.

Tem toda a razão no seu comentário pois não foi a melhor tentativa de explicitação do meu problema.
O que se passa é que nenhum SO baseado em linux com versão superior às 12.10 corre no eee pc em questão. A minha dúvida resume-se em saber se este pc suporta estas versóes ou não. É que a mesma pen arranca noutros pc's menos neste. Quanto aos erros, é-me impossível ler uma vez que aparecem linhas sobrepostas. O mais explícito que posso ser é que quando fiz atualização pelas definições do 12.10, ao reiniciar ele fez o mesmo erro, entrando em loop na imagem com o ubuntu e aqueles pontos por baixo.

Dito isto, o eee pc 1005PX é suportado pelas versões Linux 12.10+ (13.04, 13.10,14.04)? Se sim, como se faz?

Cumprimentos
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
05-08-2014, 23:46 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 06-08-2014 00:13 por migs.)
Mensagem: #4
RE: Atualizar Ubuntu eee PC 1005PX
Citar:pelas versões Linux 12.10+ (13.04, 13.10,14.04)
Isto não são versões linux. São edições da distribuição utilizada. Neste caso ubuntu.
O que na realidade interessa é o kernel utilizado seja qual for a distribuição usada  ou edição da mesma.

Para se ver o kernel basta digitar num terminal


Código:
$ uname -a


Eu tenho 3 ou destes netbooks e o seu suporte já tem anos. O problema que se deve ter passado aí tem a haver com parâmetros do kernel.

Citar:É que a mesma pen arranca noutros pc's menos neste
Por pen presumo que se trate um live cd mais concretamente usb pen certo ? São pormenores importantes a detalhar.

Tudo aponta ser algo a haver com o kernel e possivelmente com a arquitectura do cpu.
Por exemplo se o cpu desse netbook for x86 (32bit) e as distribuições testadas forem x86_64 (64 bit); esse tipo de erros é normal. A solucão está em utilizar uma edição 32 bit. Outros detalhes sobre a arquitectura e distribuição usada são relevantes.

Caso não for este o problema eu recomendo um teste com um live cd knoppix 32bit que é bastante bom para a detecção de hardware. Esta distribuição pode ser usada via usb também.

Em caso de necessidade de criar uma usb linux a partir de um iso recomendo o unetbootin.sourceforge.net (disponível para windows e linux)

Uma vez dentro de ambiente linux pode-se saber os detalhes do cpu digitando como # root


Código:
 cat /proc/cpuinfo

Twitter Facebook Youtube

Procura-se...

Rede WirelessPT
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-08-2014, 15:00 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 17-08-2014 15:27 por Pedro Barreto.)
Mensagem: #5
Ubuntu RE: Atualizar Ubuntu eee PC 1005PX
Boa tarde migs.

Antes de mais, obrigado pela tua paciência em explicar esses detalhes todos. Sou mesmo leigo no que toca a Linux, agora menos um pouco graças à tua explicação.

Eu estou a tentar instalar via live cd e usei o Universal Usb Installer 1.9.5.2 para a criação do mesmo.

A versão é 32bit, sacada diretamente daqui

Quanto aos códigos que me mencionaste, usei-os no Ubuntu 12.10 que é a última versão que consigo arrancar no EEEPC.

- o uname -a retornou

Linux pedro-1005PXD 3.5.0-17-generic #28-Ubuntu SMP Tue Oct 9 19:32:08 UTC 2012 i686 i686 i686 GNU/Linux

- o cat /proc/cpuinfo retornou uma imensidão de coisas. Trata-se de um Intel Atom CPU N455 de 32Bits.

Neste momento estou a sacar a versão que falaste, a Knoppix. Vou tentar correr e depois digo como correu.
Obrigado mais uma vez pela atenção.

Abraço

Ah esqueci-me de mencionar.

Houve uma vez que apareceu a opção para atualizar o sistema através do atualizador de programas. O processo foi todo feito até ao fim, sem qualquer tipo de problema. Quando pediu para reiniciar o sistema, fi-lo e, ao arrancar, fez o problema de sempre. O ecrã ficava a piscar na imagem e não arrancava. 

Vou tentar filmar o que acontece quando arranco com esses SO a ver se me consigo explicar melhor.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-08-2014, 16:44
Mensagem: #6
RE: Atualizar Ubuntu eee PC 1005PX
Boas.

Hoje tentei instalar o Ubuntu 12.0.5 LTS e não consegui, o que me leva a crer que se trata de um problema de incompatibilidade com o EEEPC 1005PX. Haverá alguma forma de controlar isso?

Abarço
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-08-2014, 19:06
Mensagem: #7
RE: Atualizar Ubuntu eee PC 1005PX
Citar:Hoje tentei instalar o Ubuntu 12.0.5 LTS e não consegui, o que me leva a crer que se trata de um problema de incompatibilidade com o EEEPC 1005PX. Haverá alguma forma de controlar isso?
Sim mas com empirismo não. Durante tentativas de instalação são sempre produzidos logs que ajudam a  perceber o que se passa e poderá tratar-se de pebcak Tongue

Em 2010 esse asus já era funcional quase a 100%
https://wiki.ubuntu.com/Testing/Laptop/L...aptop\b%29

O Hardware não é muito diferente:
http://nixbits.net/wiki/doku.php?id=linu..._notebooks

Só por curiosidade; já agora recomendo um teste aos sectores do disco a partir de um livecd e depois executando como root:

Código:
badblocks /dev/sda

Se o resultado não for nenhum é bom sinal. Se começar a aparecer números aí está a razão do problema e depois explicarei mais um detalhe.

Outro pormenor a ver é se o iso que foi usado com o  Universal Usb Installer se tiver corrompido é outra razão. Recomendo que se se faça checksum (md5, sha, gpg) ao iso antes de ser posto na usb pen e se confirme no site official do download se está em condições.

Estas duas recomendações não invalidam o que mencionei em cima em relação aos logs. Os logs dizem sempre tudo o que se passa; andar às escuras é no mundo windows.

Twitter Facebook Youtube

Procura-se...

Rede WirelessPT
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-08-2014, 20:19
Mensagem: #8
Ubuntu RE: Atualizar Ubuntu eee PC 1005PX
Boas.

Finalmente consegui arranjar um tempo para vir cá.

Corri o comando badblocks /dev/sda e ele retornou
2880224
2880225
2880226
2880227
2881092
2881093
2881094
2881095
2883696
2883697
2883698
2883699
2885556
2885557
2885558
2885559
2895228
2895229
2895230
2895231
2901428
2901429
2901430
2901431
2905768
2905769
2905770
2905771


Isto quer dizer que estou bem tramado não é? Tongue

Abraço e mais uma vez obrigado
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-08-2014, 21:29 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 28-08-2014 21:31 por migs.)
Mensagem: #9
RE: Atualizar Ubuntu eee PC 1005PX
Ora bem... aí está o que eu suspeitava e razão de muitas falhas de instalação linux.
99% dos problemas que encontrei até hoje com linux devem-se ao utilizador.
1% deve-se a problemas com o hardware.

Linux simplesmente recusa-se a usar hardware danificado. Com windows lá se vai ignorando certos problemas até que o pc crasha continuamente e ou um dia perde-se tudo sem avisos.

Dos 4 EEEPcs que tenho 3 deles são 1015*; 3 foram adquiridos no estrangeiro e um em Portugal.
Um dos 3 é um servidor á mais de 2 anos sem problemas nenhuns.

O que comprei em Portugal pu-lo ao serviço de um familiar com windows e de tempos a tempos lá congelava ou ficava com o sistema operativo e sistema de ficheiros corrompido. (Nunca mais compro um em PT)

Fiz-lhe um teste com badblocks em linux e o resultado foi como o teu. Disco a morrer.
Sectores danificados num disco rígido significa cancro do disco. Existem formas de criar partições a fim de isolar esses sectores numa partição que não seja usada mas é uma questão de tempo até que alastrem.
Assim que vi o problema, substitui o disco.

Pode-se formatar o disco em linux (e não em windows) para confirmar se o problema é mesmo físico (é quase sempre mais cedo ou mais tarde) mas na realidade recomendo que o disco seja substituído e depois, segue-se com o novo SO.

Existem vídeos no youtube e boas páginas que explicam como mudar o disco. Recomendo tempo, calma e descontracção para o fazer, caso o netbook não esteja na garantia.

Como substituir o disco do EeePC 1005

Boa sorte Smile

Twitter Facebook Youtube

Procura-se...

Rede WirelessPT
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-08-2014, 23:11
Mensagem: #10
RE: Atualizar Ubuntu eee PC 1005PX
Obrigado migs.

Vinha agora dizer que tinha instalado o novo kernel 3,16.0 no ubuntu 12.10 e que ele tinha deixado de arrancar. Mas sendo que já encontraste o problema, vou tentar solucionar substituindo o disco.

Realmente isto do mundo Linux é mesmo brutal. Sabendo os comandos certos, não há limites.

Obrigado por tudo e abraço
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)