Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 2 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Sou Ateu porque preciso
18-03-2009, 11:50 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 18-03-2009 11:52 por Malamen.)
Mensagem: #1
Sou Ateu porque preciso
Sou Ateu porque preciso.

Confesso: eu acredito viver no melhor universo possível.

Não suportaria existir em um universo regido por uma força divina misteriosa e caprichosa.

Não suportaria saber que minha alma viverá eternamente, em eterno prazer ou sofrimento, baseado no que fiz ou deixei de fazer nesses poucos anos terrenos, e com base em critérios inescrutáveis.

Não suportaria saber que vou seguir nascendo e renascendo, quase que infinitamente, mas sem lembrar de nada!

Se existe deus, então a vida não tem nenhum sentido. Quem tem sentido é deus e o nosso sentido provém dele. Não somos mais do que suas cobaias, manipulados daqui pra lá, correndo como hamsters naquelas rodinhas, ignorantes de seus verdadeiros propósitos. Ao seu bel-prazer, somos mortos, escravizados, santificados, até mesmo afogados em massa, quando falha o experimento.

Se existe deus, então todos os esforços da humanidade para se entender e se auto-gerir, toda a ciência e toda a filosofia, de nada valem. Se existe deus, então não existe ética ou moralidade: somente adequção ou não às regras impostas pela divindade.

Se existe deus e temos o livre-arbítrio, então o arbítrio de livre não tem nada, é uma dádiva da qual só desfrutamos porque nos foi concedida e pode ser tirada tão facilmente quanto.

Já disseram que, se deus não existe, então tudo é permitido. Mas se deus existe, por outro lado, então não vale a pena fazer nada, pois nada faz sentido.

Um leitor questiona:

"Para mim, a grande questão não é se deus existe ou não, mas se nós vamos de alguma maneira continuar existindo depois da morte. Eu acredito que vamos continuar, de alguma maneira. Tenho que acreditar. Porque se não vamos, o que é essa vida senão um sonho? Aí é que a vida não tem mesmo sentido, propósito nenhum. Se não há sentido para quê continuar? Por que não dar um tiro na cabeça daqui a cinco minutos (quando terminar o café)?"

Eu não dou um tiro na cabeça agora porque (além de não ter uma arma) quero saber o fim da novela, porque ainda há uns dois mil livros que eu quero ler e umas cem mulheres que quero comer, porque eu quero assistir os próximos filmes do Almodóvar pra saber o que esse louco vai aprontar, porque ainda falta eu escrever no mínimo uma dúzia de livros que tenho dentro de mim, e etc etc. Será que tudo isso não é motivo suficiente pra não se enfiar uma bala na cabeça?

Talvez deus realmente exista. Sinto calafrios com essa possibilidade mas, sim, talvez sejamos todos somente marionetes em seu projeto cósmico.

Mas, se não podemos ter liberdade, melhor a ilusão da liberdade do que nada.

Sou ateu não por ter concluído, após cuidadosa análise das evidências empíricas, que não existe base factual para sustentar a existência de deus.

Sou ateu porque eu só poderia existir e funcionar como ser humano num universo sem deus.

Sou ateu porque preciso.

Original

[Imagem: Sig.jpg]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
18-03-2009, 16:12
Mensagem: #2
RE: Sou Ateu porque preciso
"Sou ateu não por ter concluído, após cuidadosa análise das evidências empíricas, que não existe base factual para sustentar a existência de deus."

Concordo, acredita em Deus aquele que tem Fé (se é fundamentada ou não depende de si mesmo e de mais ninguém), não porque existe um Livro ou igrejas de km a km ...

Feliz é aquele que acredita no que quer acreditar e faz o bem simplesmente por o fazer
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
18-03-2009, 17:43
Mensagem: #3
RE: Sou Ateu porque preciso
Pena que a maior parte de quem acredita em deus não pense como tu.

[Imagem: Sig.jpg]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
18-03-2009, 18:20
Mensagem: #4
RE: Sou Ateu porque preciso
(18-03-2009 17:43)Malamen Escreveu:  Pena que a maior parte de quem acredita em deus não pense como tu.

Pois. Mas a verdade é a seguinte. Quem acredita, critica quem não acredita por não "ver a luz". Quem não acredita, critica quem acredita por não "ver a lógica". Mas no fundo o que interessa é que cada um é como é, e faz o que quer (ninguém sabe as razões de cada um, tomar as decisões que toma no seu dia a dia), porque cada um é responsável pelos actos e atitudes que comete e tem.

Eu pessoalmente estou a marimbar-me (termo calão), se um Padre/Sacerdote/Pastor/Ateu/Homem/Mulher/Vizinho/Politico/Colega/etc diga o que quer que seja de algo que eu pense ou faça e ache que esteja certo, ouço-os, penso no que dizem, se tiverem razão tomo a atitude que acho que devo tomar, se não tiverem, minha mãe tem um ditado para isso "os cães ladram e a caravana passa..."
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
18-03-2009, 20:03
Mensagem: #5
RE: Sou Ateu porque preciso
(18-03-2009 11:50)Malamen Escreveu:  Eu não dou um tiro na cabeça agora porque (além de não ter uma arma) quero saber o fim da novela, porque ainda há uns dois mil livros que eu quero ler e umas cem mulheres que quero comer, porque eu quero assistir os próximos filmes do Almodóvar pra saber o que esse louco vai aprontar, porque ainda falta eu escrever no mínimo uma dúzia de livros que tenho dentro de mim, e etc etc. Será que tudo isso não é motivo suficiente pra não se enfiar uma bala na cabeça?
O problema aqui é, se não existe nada depois da morte, se não existe uma 2ª vida, ou nada que se pareça, de que serve vivermos se no fim será como se nada tivesse acontecido? Não será o mesmo viver 100 anos e não viver de todo?
Acho que aqui a questão não foi respondida de maneira nenhuma.
Já agora, eu também não consigo de maneira nenhuma acreditar na existência de um Deus.

[Imagem: pplware_moderator.png]
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
18-03-2009, 20:54 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 18-03-2009 20:56 por patCRUZ.)
Mensagem: #6
RE: Sou Ateu porque preciso
(18-03-2009 20:03)RwR Escreveu:  
(18-03-2009 11:50)Malamen Escreveu:  Eu não dou um tiro na cabeça agora porque (além de não ter uma arma) quero saber o fim da novela, porque ainda há uns dois mil livros que eu quero ler e umas cem mulheres que quero comer, porque eu quero assistir os próximos filmes do Almodóvar pra saber o que esse louco vai aprontar, porque ainda falta eu escrever no mínimo uma dúzia de livros que tenho dentro de mim, e etc etc. Será que tudo isso não é motivo suficiente pra não se enfiar uma bala na cabeça?
O problema aqui é, se não existe nada depois da morte, se não existe uma 2ª vida, ou nada que se pareça, de que serve vivermos se no fim será como se nada tivesse acontecido? Não será o mesmo viver 100 anos e não viver de todo?
Acho que aqui a questão não foi respondida de maneira nenhuma.
Já agora, eu também não consigo de maneira nenhuma acreditar na existência de um Deus.

Eu defino isso tudo a uma palavra!

Memorias!

Mal faz uma semana que perdi um familiar muito querido. No meio de todo o sofrimento, duvidas e pensamentos que por mim passaram a vida surgiu-me reduzida a essa palavra. Só faz sentido, e é o único fim com nexo no meio disto tudo, se formos capazes de criar memórias. Não em nós... em nós não interessa, de pouco nos vale. Por natureza somos um ser egoísta e tentamos sempre atribuir finalidades e sentidos às coisas em função de nos próprios. Mas de que nos vale isso?
O que interessa é o poder ser recordado, se o conseguirmos é porque tivemos uma vida boa. Se conseguirmos criar saudade é porque fomos bons... No fim apenas restará as cinzas e aos que ficam cabe-lhes a função de nos tornar imortais, nem que seja ate a mortalidade deles próprios.

Quanto a ser ateu... não ligo puto!
Acredito no que acredito e nem quero rótulo. Não acredito em qualquer tipo de divindade, mas também não o ando a apregoar. Isso faria de mim um religioso, um pouco paradoxal portanto.

Vivam como vos der jeito para serem felizes, isso é o que importa.

Mood: assim, assim
Wishlist: férias
Mobile: Nexus4@Extravaganza
Playing: GW2
Reading: ...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
18-03-2009, 20:55
Mensagem: #7
RE: Sou Ateu porque preciso
Sou Ateu porque 2+2=4 Rolleyes
Citar esta mensagem numa resposta
18-03-2009, 22:16
Mensagem: #8
RE: Sou Ateu porque preciso
(18-03-2009 20:03)RwR Escreveu:  O problema aqui é, se não existe nada depois da morte, se não existe uma 2ª vida, ou nada que se pareça, de que serve vivermos se no fim será como se nada tivesse acontecido? Não será o mesmo viver 100 anos e não viver de todo?

O nosso objectivo é o mesmo de qualquer outro ser vivo. Nascer, crescer, reproduzir-se e morrer. Transmitir os nossos genes a gerações futuras. É assim com qualquer outra criatura. Nós é que nos achamos superiores.

Cada um de nós se adapta da melhor maneira para cumprir essa "tarefa".

[Imagem: Sig.jpg]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-03-2009, 11:10
Mensagem: #9
RE: Sou Ateu porque preciso
(18-03-2009 22:16)Malamen Escreveu:  O nosso objectivo é o mesmo de qualquer outro ser vivo. Nascer, crescer, reproduzir-se e morrer. Transmitir os nossos genes a gerações futuras. É assim com qualquer outra criatura. Nós é que nos achamos superiores.

Cada um de nós se adapta da melhor maneira para cumprir essa "tarefa".

Penso que é mais que isso. Eu espero "VIVER" a vida, conhecer o que puder conhecer, aprender o maximo que puder, ser o melhor que puder ser, EU ser humano. Acho que tens razão, no que dizes no 1º paragrafo, menos na 1ª frase e acrecento o seguinte, queremos ser melhor e transmitir, não só os genes, mas também o conhecimento.

Concordo com o patCRUZ (a quem dou os meus pêsames). Memórias ..., não só as que deixamos, mas as que temos, e se calhar no fim, olharmos para trás e podermos dizer que o saldo é bem positivo...

Quanto ao Veyronni "Sou Ateu porque 2+2=4", sou informático de formação, tive cadeiras matemáticas de quilo que mais metiam nojo do que ensinavam, mas tem cuidado com as afirmações cientificas, porque a Ciencia esta em constante mutação, não te esqueças que há não muito tempo Ciencia dizia que a Terra era Plana... e se entrares mesmo na Matemática há "peritos" que dizem que não existem numeros absolutos 1 não é 1, mas sim 1.00000100000000000000100infinito.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-03-2009, 13:14
Mensagem: #10
RE: Sou Ateu porque preciso
(19-03-2009 11:10)balaico Escreveu:  Penso que é mais que isso. Eu espero "VIVER" a vida, conhecer o que puder conhecer, aprender o maximo que puder, ser o melhor que puder ser, EU ser humano. Acho que tens razão, no que dizes no 1º paragrafo, menos na 1ª frase e acrecento o seguinte, queremos ser melhor e transmitir, não só os genes, mas também o conhecimento.

Foi isso que eu quis dizer quando disse que cada um se adapta da melhor maneira para executar essa "tarefa".

Smile

[Imagem: Sig.jpg]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)