Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Livros para estudo
10-08-2014, 15:29
Mensagem: #1
Livros para estudo
A partir de uma conversa no facebook, queria sugestões para livros, de programação em C, redes informáticas e sistemas digitais.
José Simões, respondendo às perguntas, eu já tenho um curso profissional de gestão de sistemas informáticos, entretanto a minha área é outra neste momento, mas vou voltar a estudar/tirar licenciatura. É nesse prisma que estou a querer os livros para já. Já ando nos 30 Tongue

Obg Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-08-2014, 17:47
Mensagem: #2
RE: Livros para estudo
Falo eu, em relação ao C.

Eu não recomendo começar com C, a não ser que exista uma razão específica para isso. O C é uma linguagem terrivelmente poderosa, mas não utiliza o paradigma de linguagem orientada para objectos. Acontece que hoje em dia todo o desenvolvimento de software se baseia nesse paradigma.

Recomendo antes que se ataque o C++ em vez do C, começando muito devagarinho.

MUITA ATENÇÃO: há uma excepção notável ao que disse antes. Se fores fazer um curso de informática é bem possível que tenhas de aprender primeiro C, sem C++. Isso é um erro de quem decide os programas e sempre achei isso um erro, e sempre dei aulas de C++ sem passar pelo C quando a minha opinião era forte na escolha de programas das cadeiras. Mas estudar C depois de se saber C++ é um pesadelo, estou razoavelmente certo (apesar de nunca o ter feito).

Livros sobre programação em C (excluindo portanto o C++) não têm andado debaixo do meu radar ultimamente, portanto não posso dar muita info. Entrei no C++ antes da viragem do milénio e não voltei para trás.

No entanto refiro o é "C Primer Plus / Sixth Edition / Stephen Prata" que trata o C de uma perspectiva actualizada (o livro é de Dez 2013 e é de C puro). Nunca estudei esse livro com detalhe.

E também refiro Beginning Programming with C For Dummies / Wiley Brand /verificar que é o livro de 2014, há outros livros antigos com nome parecido. Mas uma vez, apenas o li em diagonal.

O segundo é um livro de mãos na massa com informação concreta em como usar um compilador gratuito e seu ambiente integrado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
13-08-2014, 14:36
Mensagem: #3
RE: Livros para estudo
Obrigado Jose. Não sou iniciante, acontece é que larguei a programação há uns anos e tinha que voltar do "zero". Eu tenho um curso profissional de gestão de sistemas informáticos onde tive programação, pascal/delphi. O C na realidade tem a ver com a licenciatura (sim tem isso como programa) e também para outros usos que lhe quero dar.
Vou investigar esses livros que falaste. Já agora, queres mencionar livros em C++? Pode ser que alguém passe por aqui e fica já com umas luzes, mas estou a pensar, caso eu queira seguir por aí... embora o programa passa por C e salta para C#.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-08-2014, 10:56 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-08-2014 11:44 por Jose Simoes.)
Mensagem: #4
RE: Livros para estudo
Livros em c++ :

Para se começar, e depois continuar, a trabalhar em C++ (e em qualquer linguagem) é necessário

(a) um livro para começar, um livro que ensine a meter as mãos ma massa. Não é necessário que ensine tudo, nem que seja muito sistemático mas é bom que traga algum software livre para começar a estudar/desenvolver sem um grande investimento inicial.

(b) um livro com bons exemplos de código, aplicado a problemas concretos e usuais.

© um livro de referência, com uma descrição sistemática e completa da linguagem.

Deve estudar-se (a) do princípio ao fim como se se fosse fazer um exame sobre o assunto. Depois estuda-se (b) não necessariamente pela ordem indicada no índice mas de acordo com as necessidades, caprichos, interesse.

© vai-se consultando quando necessário e estudando quando apetecer e se tiver tempo disponível. Quem  acabar © pode considerar-se um especialista, mas pode demorar anos, depende do ritmo e do tempo livre.

(b) e © são anotados e conservados durante o máximo tempo possível, mas mais cedo ou mais tarde têm de ser substituídos.

Neste momento recomendo:

(a) C++ For Dummies, 7a Edição (2014), Wiley Brand, verificar que é a edição de 2014

(b) Herb Schildt / Herb Schildt's C++ Programming Cookbook / (2008), caramba é velhinho, não haverá alguma coisa mais recente?

© The C++ Programming Language / Fourth Edition / Bjarne Stroustrup (2013) que é um livro difícil, recomendaria C++ Primer Plus / Sixth Edition / Stephen Prata (2012) mas é velho

Outros livros de interesse (algures na time line vão dar jeito).

Mikael_Olsson / C++ Quick Syntax Reference (2013) - bom para ter ao lado do computador

The C++ Standard Library / A Tutorial and Reference / Second Edition / Nicolai M. Josuttis (2012)
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-08-2014, 20:51
Mensagem: #5
RE: Livros para estudo
De sistemas digitais um bom creio que seja o livro Arquitectura de Computadores da FCA. Aquilo é uma autêntica bíblia, mas acho que vale a pena.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)