Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Programar...
15-08-2014, 05:57 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 15-08-2014 06:05 por MrMonteiro.)
Mensagem: #1
Programar...
Bem pessoal, sempre gostei de programação desde que entrei em contato com esta no secundário. Estudei algumas linguagens, fiz aquelas coisas básicas de quando se aprende uma linguagem, cheguei a fazer a aplicação em VB para controlar uma espécie de AGV da PAP e o programa para o PLC que fazia parte do AGV e por aí andei.

Entrei para eng eletrotécnica e computadores e tive contato com outras linguagens. Não passei de resolver os exercícios propostos desde os mais básicos até aos mais complexos. Interessei-me sempre mais por assembly e C.

O que vou expor (ou a forma como vou expor) pode cair mesmo no rídiculo (se já lá não está), mas quando penso em programação não olho para aquelas aplicações para os smartphones, PCs e coisas assim. Fascina-me algo mais profundo. Tenho andado a sentir aquela vontade de programar e enquanto navegava pela net, descobri e vi uma série chamada Silicon Valley. A 1ª season desenrola-se em torno de um algoritmo "de outro mundo" para compressão de dados. Não sei se é do vosso conhecimento. Estreou-se em abril deste ano e a 2ª temporada sai para o ano.

Bem, se já andava aqui com o desejo de ficar com a cara pregada contra o monitor, então depois de ver esta season parece que alavancou para outro nível esta minha vontade em meter os dedos no teclado.

Então, eu penso que não gostaria assim muito de criar aplicações com determinado fim. Quer dizer, provavelmente até gostaria, mas quero enveredar por outros caminhos, onde não se trata daqueles efeitos todos bonitos e tal, mas código que está mais nos "bastidores", uma programação mais peculiar se assim se pode dizer, contudo com um papel muito mais importante do que toda a restante aplicação que possa estar em volta. Não sei se estou a conseguir transmitir a ideia, até porque se eu fosse outra pessoa e estivesse a ler isto certamente não estaria a entender o ponto.

E a minha questão é: Devo eu tomar alguns pontos como partida para me direcionar mais para essa área da programação ou devo antes ir programando, vendo o que me aparece pela frente, programando aqui e ali até que eu encontre o que pretendo?

Provavelmente, esta minha dúvida e o tipo de programação que eu digo querer exercer e a forma como eu estou a expor as coisas deve-se à falta de conhecimento...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-08-2014, 08:15 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 17-08-2014 19:19 por ddouble.)
Mensagem: #2
RE: Programar...
Boas Monteiro, já lá vão uns dias que estou a tentar responder mas não tenho tido oportunidade.

Não sei se compreendi o que queres (imagino que sim), mas também não sou um expert e portanto só vou dar a minha opinião. No futuro descobrirás se estava certo ou não Tongue

Continuar a programar (penso) que seja o melhor a fazer, porque 1º não cai em esquecimento a própria linguagem e os pormenores da mesma e 2º não enferrujas o cérebro (como aconteceu cmg). Portanto, já que (como eu) fazer aplicações empresariais são chatos (aprendes na mesma, é verdade, mas a vontade é pouca), deixo-te aqui um site que acredito que te vai ajudar a desenvolver mais a ginástica mental de programação. http://www.codingame.com/cg/#!homepage

Agora respondendo à tua outra questão... há tanta coisa... 
- Buffer overflows
- Exploits
- Steganography
- Cryptography

Acho que se pode continuar uma lista de temas para pesquisar. Em cada um deles tens pano para mangas, há sub-temas para te perderes.

Penso que assim estarás lançado para alguma coisa (pelo menos é o que já "fiz"/quero fazer) se o tempo me permitir. Se conseguires alguma coisa com esta ajuda... dá-me feedback só para saber se tinha razão Tongue

[font=Helvetica, Arial, 'lucida grande', tahoma, verdana, arial, sans-serif]
Não sei se isto ajuda, estes tópicos mas lembrei deste post Tongue Isto veio de uma página do Face, "Open Source For You" e lá tem carradas de informação interessante.
http://efytimes.com/e1/fullnews.asp?edid=115591[/font]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-08-2014, 01:39
Mensagem: #3
RE: Programar...
Viva ddouble!

Estive a ler um pouco sobre o que expuseste e vi os sites. De facto identifico-me mais com estes fins para a programação.
Tu também és mais desta onda?

Eu vou continuando a relembrar C por enquanto e vou informando-me sobre estes assuntos.

Des-te boas dicas.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-08-2014, 02:13
Mensagem: #4
RE: Programar...
Yup, é mesmo uma questão de tempo para estudar várias coisas Tongue até porque neste momento já encontrei ainda mais coisas que sei que te interessariam... Se tiveres no face eu falo-te de um grupo que vai mostrando dicas jeitosas/manuais para estudo Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)