Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Puppy linux - wireless pci card
20-03-2009, 21:58
Mensagem: #1
Puppy linux - wireless pci card
Não pretendo falar sobre o «puppy linux» porque sobre este podem ler mais aqui. E na verdade eu apenas sou muito curioso e pouco ou nada percebo de linux, quanto mais windows.

Neste post pretendo apenas exemplificar como me desenrasquei aquando precisei de usar o Puppy linux com uma placa pci wireless. Pode ser que este post ajude mais alguém em apuros. Como um amigo escreveu aqui no fórum
RaCcOn Escreveu:... quando se pode ajudar, ajuda-se!Wink


Passo a explicar. Aqui há uns tempos fiquei sem o meu desktop habitual. E tive de recorrer a um outro desktop que já se encontrava encostado (486mhz com 256Mg Ram), para poder aceder à net.

Para este tipo de computadores, julgo que temos mesmo de usar uma distribuição de linux o mais leve possível (isto porque com o Wxp numa máquina com estas características, as coisas correm muito devagaaaaar!). E a distribuição que mais usabilidade me deu, foi a Puppy linux. Também experimentei o «Dawn Small Linux» que gostei bastante por ser ainda mais leve (ocupa ainda menos memória). Mas o browser do Puppy esta uns furos acima no meu entender.

Eu não sou técnico de informática e nem trabalho na área, por isso desculpem os erros, se estiverem com paciência e poderem ajudar... obrigada!

Eu não usei linhas de comandos! Porque não percebo tanto de linux assim. Sou apenas um curioso.

Para quem não sabe uma placa wireless pci card é uma placa deste género:
[Imagem: dlink_pci_dwl528.jpg]

O Puppy linux é uma distro "live cd", isto é, coloca-se o cd no leitor e "pumba" o computador carrega o Puppy para a memória.

{@}[£]{§}{@}[£]{§}{@}[£]{§}{@}[£]{§}{@}[£]{§}

a) A primeira coisa a fazer-mos é conhecer-mos a marca e modelo da nossa placa wireless pci card.

b) Procurar no fórum dedicado ao Puppy linux se a nossa placa wireless funciona no Puppy.

c) Caso a placa não esteja na lista das que são conhecidas por funcionarem no Puppy... poderão tentar fazer o que vos proponho e que foi a minha solução que pretendo partilhar.

{@}[£]{§}{@}[£]{§}{@}[£]{§}{@}[£]{§}{@}[£]{§}

1) A carregar o Puppy linux para a memória;
[Imagem: 1553554_img_0128.jpg]
2) Escolher a ligação do rato;
[Imagem: 1553555_img_0129.jpg]
3) Escolher a linguagem do teclado;
[Imagem: 1553556_img_0130.jpg]
4) Escolher o tipo de vídeo para a resolução da imagem, mais simples e pequena ou avançada e larga;
[Imagem: 1553557_img_0131.jpg][Imagem: 1553558_img_0132.jpg]
5) ...esperar uns seg;
[Imagem: 1553579_img_0133.jpg]
6) Escolher a resolução do monitor, podem aceitar a sugestão do Puppy porque deve funcionar bem;
[Imagem: 1553580_img_0134.jpg]
7) Se tudo correu bem... devem estar a "navegar" no Puppy linux;
[Imagem: 1553581_img_0135.jpg] [Imagem: 1553582_img_0136.jpg]
8) Nos ícones do desktop picar no ícone connect;
[Imagem: 1553611_img_0136_2.jpg]
9) Aparece esta janela;
[Imagem: 1553612_img_0139.jpg]
10) Picar no ícone «Internet by network or wireless LAN...»;
[Imagem: 1553613_img_0139_2.jpg]
11) Picar em «Load module»;
[Imagem: 1553614_img_0140.jpg]
12) Aqui vem o «Ai Jesus! quem é que me acode!» Tongue, isto é precisamos de carregar cada um dos módulos à vez EEK!, até a placa funcionar...Rolleyes pois eu tive sorte e consegui logo no 1º...Happy
[Imagem: 1553615_img_0141.jpg]
13) Aparece esta janela depois de carregar o módulo;
[Imagem: 1553643_img_0142.jpg]
14) Aqui picar «Cancel», porque não pretendemos descarregar o módulo;
[Imagem: 1553644_img_0143.jpg]
15) Se correu tudo bem até agora, picar em «Wireless» para configurar-mos a nossa rede;
[Imagem: 1553645_img_0144.jpg]
16) Aparece esta janela. Se a nossa rede tem chave, temos de picar no ícone do tipo de encriptação para escrevermos a chave, neste janela usei a imagem para uma chave wep;
[Imagem: 1553646_img_0146.jpg]
17) Ao picar em «Use This Profile», aparece esta janela, que identifica o carregamento do nome e pass da rede;
[Imagem: 1553647_img_0148.jpg]
18) Se tudo correr bem aparece esta janela, picar em «Auto DHCP»;
[Imagem: 1553704_img_0144.jpg]
19) A carregar...;
[Imagem: 1553723_img_0149.jpg]
20) Se tudo correr bem aparece esta janela, (eu piquei em «No» «não pretendo gravar a configuração» por opção pessoal);
[Imagem: 1553724_img_0150.jpg]
21) Aparece mais uma janela, da qual não tenho imagem onde apenas precisamos de picar em «Done».
22) E «prontus» já podem navegar na net!


{@}[£]{§}{@}[£]{§}{@}[£]{§}{@}[£]{§}{@}[£]{§}

Se não for possível colocar a vossa placa wireless pci a funcionar com este meu «how-to», bem... lamento mas esta minha solução então não é mesmo adequado ao vosso caso, e aí já não saberei como fazer. Mas podem e devem abusar deste post para tirar as dúvidas, porque as minhas também foram imensas, antes de conseguir colocar a placa a funcionar.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-03-2009, 23:54
Mensagem: #2
RE: Puppy linux - wireless pci card
Uau, muito bom!

Parabéns pelo completíssimo tutorial.

+1 de reputação.

[Imagem: pplware_admin.png]
Os meus artigos | O meu site
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-03-2009, 01:36 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 21-03-2009 01:39 por racoq.)
Mensagem: #3
RE: Puppy linux - wireless pci card
Toma lá mais um ponto Wink, vê se não queres preparar melhor a tua dica, e fazer um artigo para o peopleware por exemplo sobre o Puppy Linux Wink

(20-03-2009 23:54)Ana Escreveu:  Uau, muito bom!

Parabéns pelo completíssimo tutorial.

+1 de reputação.


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-03-2009, 18:58 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 23-03-2009 19:01 por bunil.)
Mensagem: #4
RE: Puppy linux - wireless pci card
(20-03-2009 23:54)Ana Escreveu:  Uau, muito bom!

Parabéns pelo completíssimo tutorial.

+1 de reputação.

(21-03-2009 01:36)racoq Escreveu:  Toma lá mais um ponto Wink, vê se não queres preparar melhor a tua dica, e fazer um artigo para o peopleware por exemplo sobre o Puppy Linux Wink

(20-03-2009 23:54)Ana Escreveu:  Uau, muito bom!

Parabéns pelo completíssimo tutorial.

+1 de reputação.


Obrigada a vocês os dois. Mas o meu «how-to» não está nada especial, está assim que a modos mais ou menos.

O que pretendi foi tentar ajudar alguém que venha a passar pela mesma situação que eu, ou esteja a passar pela mesma situação*.

Mas lamento não poder aceitar o pedido para criar um artigo. Prefiro discutir o "que nada sei" aqui pelo fórum. Não se deixem enganar pelo que escrevi acima, eu pouco percebo de linux, andei foi a pesquisar pela net respostas para o meu caso. Como encontrei muita coisa que em nada parecia se aplicar ao meu caso e outras soluções que em nada pareciam em se aplicar, decidir experimentar uma mistura de ambas e descobri essa solução em cima... e "olhem" resultou no meu caso. Porreiro!

* - que pretenda usar um liveCD com linux, para dar uso ao velho desktop que já estava encostado no canto.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)