Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[Ajuda] Estruturar Rede Doméstica
08-10-2014, 11:43
Mensagem: #1
[Ajuda] Estruturar Rede Doméstica
Bom dia.
 
Comprei recentemente um apartamento cujo o projecto remonta a 2006 e por esse motivo, ainda não tem caixa ATI/ITED.
Como fiz algumas obras decidi passar cabos de rede pela mesma tubagem do cabo coaxial para os 4 quartos e para a cozinha onde coloquei tomadas RJ45 ao lado da tomada para TV.

Neste momento tenho no Hall de entrada, junto á caixa onde chega o sinal da internet (24Mbps)  5 cabos de rede.

Pensei em ligar as TV's, Box's, PC's e Discos com cabo de rede, criando assim uma rede doméstica. Se possível quero aceder a partir das TV's a uma pasta partilhada na rede para reproduzir séries, filmes, etc...

Para além desta rede queria um ponto de acesso para dispositivos móveis, mas queria faze-lo de uma forma segura para que, no caso de um intruso entrar na rede Wi-Fi não fosse possível aceder á rede doméstica.

Assim sendo, a minha ideia era a seguinte:

·         Adquirir um router de 16 portas sem WI-FI
·         Ligar o sinal da internet ao router de 16 portas
·         Ligar os cabos de rede que vão para os quartos ao router de 16 portas
·         Ligar a Box TV, Disco Rígido Multimédia ao router de 16 portas
·         Ligar o Router Wi-Fi do ISP  ou Acess point ao router de 16 portas
·         Ligar o telefone ao Router Wi-Fi do ISP
 
Acham que posso fazer as coisas corretamente desta forma? 

É possível configurar o router Wi-Fi de maneira simples para ficar numa rede diferente?
 
Aconselham estruturar a rede de outra forma?

Cumprimentos
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-10-2014, 00:45 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 10-10-2014 00:46 por RaCcOn.)
Mensagem: #2
RE: [Ajuda] Estruturar Rede Doméstica
Se queres meter o wifi numa rede diferente deveras usar uma Vlan para isso.

Logo o ideal e comprares uma firewall e um switch com manejamento.

Desactivas o Wifi no router do ISP e metes-lo em modo Bridge para nao ficares com uma ligacao duas vezes com NAT.

Ligas o router do ISP a firewall e a firewall ao switch.

Configuras as vlan que quiseres e defines quais as portas que cada uma das vlan vai usar.

Por exemplo, crias uma vlan para o wifi e outra para a rede cabeada.

depois disso compras um Acess point para emitir o sinal wifi que fica ligado no switch na porta que defeniste com a vlan wifi

As outras coisas ficam ligadas nas outras portas configuradas com outra vlan.

simple has that Smile

Ja agora, nao existem sistemas 100% seguros e sinceramente duvido que alguem tenha muito interesse em haquear a tua rede a nao ser para te roubar Internet.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-10-2014, 12:10 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 10-10-2014 12:15 por s0ares.)
Mensagem: #3
RE: [Ajuda] Estruturar Rede Doméstica
Obrigado Raccon.

Claro que não sou um alvo assim tããão interessante, no entanto uma vez que tenho sempre de comprar um switch vou tentar, dentro do possível fazer as coisas bem feitas.

Em relação á firewall aconselhas alguma em especial? Não tinha pensado nisso.

Obrigado.

Edit: Se eu comprar um switch de 8 portas mais 2 portas WAN posso utilizar as portas WAN para ligar numa o cabo que vem do Router/Firewall e noutra o Acess Point? Ou essas portas destinam-se a outro fim?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-10-2014, 21:23 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 10-10-2014 21:23 por RaCcOn.)
Mensagem: #4
RE: [Ajuda] Estruturar Rede Doméstica
No ponto de vista doméstico por acaso não te sei aconselhar uma boa firewall, usualmente utilizamos SonicWall ou Zyxel mas não é uma solução barata.

Um switch não tem porta Wan, tens XX portas para usar e qualquer uma delas pode ser o que estás a chamar Wan, que neste caso é Uplink.

Dependendo da firewall que tiveres, podes ligar o access point directo na firewall bem como o switch também.

Se a tua ideia é apenas isolar os utilizadores do wifi da rede cabeada tens apenas de configurar uma vlan para cada ligação que tens.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)