Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
erro no X
25-03-2009, 18:29
Mensagem: #1
erro no X
Depois de umas mexidas no meu Ubuntu intrepid, não consigo arrancar com o X. Sei o que se passa, mas não consigo escrever em terminal os comandos para resolver correctamente.

O erro que o sistema me dá é:
""$HOME/.drmc do utilizador está a ser ignorado.isto impede que o idioma e a sessão por omissão sejam gravadas.O ficheiro deve pertencer ao utilizador e possuir permissão 644.
O directorio HOME do utilizador deverá pertencer ao utilizador e não permitir a escritaa outros ulilizadores."
Conforme disse antes consigo autenticar-me em consola, mas não no X.
Não sei usr correctamente o Chow e chmod que penso serem os necessários para corrigir este problema.

Desde já agradeço a ajudinha.

Luis Silva
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-03-2009, 18:32
Mensagem: #2
RE: erro no X
Ok, na consola tenta (supondo que estás com user root, se não estiveres, usa sudo antes):

# chmod 644 /home/O_TEU_USER/.drmc

e

# chown O_TEU_USER.O_TEU_USER /home/O_TEU_USER/.drmc

mas não sei se será este o teu único problema... tenta e vê-se já.

BrunoBernardino.com
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-03-2009, 19:19
Mensagem: #3
RE: erro no X
(25-03-2009 18:32)Bruno Bernardino Escreveu:  Ok, na consola tenta (supondo que estás com user root, se não estiveres, usa sudo antes):

# chmod 644 /home/O_TEU_USER/.drmc

e

# chown O_TEU_USER.O_TEU_USER /home/O_TEU_USER/.drmc

mas não sei se será este o teu único problema... tenta e vê-se já.

De facto o erro é mais grave e só isto não deu.
Já criei um niovo utilizador que ja testei e tarranca bem.Agora só preciso de addicionar este user, em trerminal calro esta ao grupo de administracão.
Podes por favor ajudarme neste comando?
Obrigado mais uma vez.Apesar dos erros, acho isto uma delícia.

Luis Silva
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-03-2009, 19:47
Mensagem: #4
RE: erro no X
Eu acho que o ideal seria tentar resolver o problema inicial (reconfigurar o X), mas ok.

Na consola, com o outro utilizador (o que não consegue arrancar o X) escreve:

sudo adduser O_TEU_USER_NOVO admin

BrunoBernardino.com
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-03-2009, 20:21
Mensagem: #5
RE: erro no X
(25-03-2009 19:47)Bruno Bernardino Escreveu:  Eu acho que o ideal seria tentar resolver o problema inicial (reconfigurar o X), mas ok.

Na consola, com o outro utilizador (o que não consegue arrancar o X) escreve:

sudo adduser O_TEU_USER_NOVO admin

obrigado desde já.
Terás concerteza razão no aspecto de reconfiguraro o X.
Precisava mais uma vez de ajuda com essa instruçãoíntruções.Gostaria noentanto de ter a certeza que não perco dados, nomeadamente os emails que estão no thunderbird, que é das poucas cisas que não tenho backup.
De qualqer forma, por questão de principio, quando instalo o linux, crio sempre uma partição /home.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-03-2009, 20:24
Mensagem: #6
RE: erro no X
Não perdes dados nenhuns.

Com o teu utilizador inicial, escreve:

$ sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg

E segue as instruções que aparecem no ecrã.

Depois diz qualquer coisa, se funcionou ou não...

BrunoBernardino.com
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-03-2009, 20:46 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 25-03-2009 20:48 por ldsilva.)
Mensagem: #7
RE: erro no X
não funcionou.
As razoes que penso serem a causa:
1- Fiz uma data de asneiras e estas acabam por pesar, sendo que o utilizador inicial era este mesmo que me dá o erro.
2- Já tinha reinstalado o SO, usando as partições / e swap, e não mexendo na /home, para não perder dados nenhuns.
3 -v Já adicionei um novo user com direitos de administração e com ele activei o root.Mesmo assim, via X, não consigo alterar nada em /home/user_com_erro.

A minha pergunta agora é:

1 - Dentro deste SO, sem formatar nada, é possivel transportar todos os dados do user_com erro para um novo user. A minha preocupação são os mails.
2 - Hipótese - Arranjar um disco novo e ir buscar os dados todos deste user.Nesse vcaso como recupero o thunderbird?
isto tudo aconteceu a tentar instalar o joomla
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-03-2009, 21:17
Mensagem: #8
RE: erro no X
wow, do joomla para o X vai uma grande distância Smile

Qual foi o erro que te deu em cima, já agora?

Para o ponto 3, terás de utilizar o nautilus com permissões root, para tal, escreve na consola:

$ gksudo nautilus &

(o & serve para depois poderes fechar a consola sem terminar o nautilus).

Os mails do Thunderbird podem ser recuperados copiando a pasta dos mesmos, mas tenta resolver o problema primeiro, digo eu. Senão ficas aí com um user "pendurado" :|

BrunoBernardino.com
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-03-2009, 21:42
Mensagem: #9
RE: erro no X
no joomla, porque esta questao do chow foi alterada por instruções que dei, por causa das pASTAE O ACESSO.
uMA TOURADA BESTIAL.fIQUEI SEM JOOLA, USER E NÃO CONSIGO COPIAR AS PASTAS POIS ESTAS DAO-ME SEMPRE A MENSAGEM QUE NÃO SOU DONO.

nO TEU ARTIGO ANTERIOR, NÃO PERSEBI BEM O QUE DEVIA FAZER.DesculpA LÁ MAS AINDA SOU VERDÍSSIMO NESTAS ANDANÇAS.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-03-2009, 22:15 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 25-03-2009 22:16 por racoq.)
Mensagem: #10
RE: erro no X
Não é para te desencorajar, mas ajudar-te com um problema tão específico como esse sem estarmos em frente da máquina, e sem sabermos ao concreto o que fizeste para que essa chegasse a esse estado é complicado.

Será melhor provavelmente fazeres uma reinstalação, até porque se configuraste o thundarbird bem, deverás conseguir recuperar todas as mensagens (se elas ficaram alojadas no servidor).


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)