Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Marcação php
03-12-2014, 01:41
Mensagem: #1
Marcação php
Olá, Estou a tenar criar um sistema de marcação de consultas em php mas estou com dificuldade em perceber como faço para que o sistema não deixe marcar duas consultas na mesma hora. as consultas têm tempo variado por isso o utilizador do sistema terá que escrever a hora de início e de fim da consulta. alguém me pode ajudar?
agradecido desde já
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-12-2014, 20:18
Mensagem: #2
RE: Marcação php
Depende de como tens as horas gravadas na base de dados.
Mas o principio será que ao marcar, antes de gravar faças uma query à BD para ver se existe alguma marcação a essa hora, e se sim devolver um erro. E ja agora estas a usar alguma(s) framework? 
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
06-12-2014, 19:50
Mensagem: #3
RE: Marcação php
(03-12-2014 20:18)eSkiSo Escreveu:  Depende de como tens as horas gravadas na base de dados.
Mas o principio será que ao marcar, antes de gravar faças uma query à BD para ver se existe alguma marcação a essa hora, e se sim devolver um erro. E ja agora estas a usar alguma(s) framework? 
Obrigado pela resposta,
existem três coluna para isso na basse da dados: "data_consulta" "inicio consulta" e "fim_consulta" tudo em varchar mas posso mudar se achares melhor. A hora é gravada no formato H:i:s.
o problema é que se fizer uma query simple se tiver uma consulta das 16:30 as 17;30 e quiser marcar uma das 17:00 as 17:31 ou 17:29 não retornará erro nenhum.
não estou a usar nenhum framework a não ser o jquery ui recomendas mais algum?
Obrigado
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
06-12-2014, 22:02
Mensagem: #4
RE: Marcação php
A data da consulta deveria ser tipo date e as horas tipo time.

Quanto a não dar erro, tens de ser tu a fazer a validação, verificar se o intervalo da consulta se sobrepoe a alguma consulta ja marcada, algo do genero de "SE ((hora_inicio2 >= hora_inicio1 AND hora_inicio2 <= hora_fim1) OR (hora_fim2 >= hora_inicio1 AND hora_fim2 <= hora_fim1)) ENTAO consulta sobreposta"

Pedidos de ajuda via PM serão ignorados
Acordo ortográfico? Desconheço, obrigado Wink
Agradeço ao Chrome o facto de os meus posts nao terem acentos Evil
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)