Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Instalar Ubuntu
28-03-2009, 19:43
Mensagem: #1
Ubuntu Instalar Ubuntu
Amigos tenho uma duvida que me esta a atormentar, tenho aqui em casa um PC que tem dois discos rígidos SATA, no 1º quero instalar o ubuntu e o outro quero para Backups.
A minha duvida é esta qual é o tipo de partição que devo manter no segundo disco? Será também Ext3 ou NTFS.

Comprimentos,
Álvaro Anjos

[Imagem: ubuntu2kf3.jpg]

[Imagem: logo.png]
Linux.pt Linux.com
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-03-2009, 20:05
Mensagem: #2
RE: Instalar Ubuntu
Eu não estou muito a par dessas coisas de Backups, mas se por acaso tiveres dual boot no primeiro disco (Linux e Windows) acho que seria aconselhável usares FAT32 pois é suportado pelos dois sistemas sem qualquer tipo de problema.

Corrijam-me se estiver enganado. Obg Tongue

[Imagem: assinqz4.png]
[Imagem: pplware_reader.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-03-2009, 20:14
Mensagem: #3
RE: Instalar Ubuntu
(28-03-2009 20:05)peska Escreveu:  Eu não estou muito a par dessas coisas de Backups, mas se por acaso tiveres dual boot no primeiro disco (Linux e Windows) acho que seria aconselhável usares FAT32 pois é suportado pelos dois sistemas sem qualquer tipo de problema.

Corrijam-me se estiver enganado. Obg Tongue

Agradeço a tua ajuda mas eu não quero ter o Windows e Linux no computador , a minha duvida é em que formato devo formatar o segundo disco para servir de backup do Linux. Wink

[Imagem: ubuntu2kf3.jpg]

[Imagem: logo.png]
Linux.pt Linux.com
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-03-2009, 20:26 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 28-03-2009 20:28 por racoq.)
Mensagem: #4
RE: Instalar Ubuntu
Tudo depende.

Se quiseres usar esse disco como backup, e se te apetecer aceder aos teus dados noutro sistema que não sej aLinux, caso o teu PC avarie e queiras aceder os dados noutro PC ou queiras emprestar o disco a um amigo teu, eu diria para apostares em Fat32 (preferencial) ou NTFS (também funciona mas pode ser mais problemático Às vezes na detecção no ubuntu).

Se não te interessar guardar lá nada para windows, e servir apenas de backup para linux, podes formatar como ext3.

Em qualquer uma das situações, não terás em princípio problemas em que o Ubuntu te detecte o disco.

(28-03-2009 20:14)Alvaro Anjos Escreveu:  
(28-03-2009 20:05)peska Escreveu:  Eu não estou muito a par dessas coisas de Backups, mas se por acaso tiveres dual boot no primeiro disco (Linux e Windows) acho que seria aconselhável usares FAT32 pois é suportado pelos dois sistemas sem qualquer tipo de problema.

Corrijam-me se estiver enganado. Obg Tongue

Agradeço a tua ajuda mas eu não quero ter o Windows e Linux no computador , a minha duvida é em que formato devo formatar o segundo disco para servir de backup do Linux. Wink


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-03-2009, 20:42 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 28-03-2009 20:56 por Alvaro Anjos.)
Mensagem: #5
RE: Instalar Ubuntu
(28-03-2009 20:26)racoq Escreveu:  Tudo depende.

Se quiseres usar esse disco como backup, e se te apetecer aceder aos teus dados noutro sistema que não sej aLinux, caso o teu PC avarie e queiras aceder os dados noutro PC ou queiras emprestar o disco a um amigo teu, eu diria para apostares em Fat32 (preferencial) ou NTFS (também funciona mas pode ser mais problemático Às vezes na detecção no ubuntu).

Se não te interessar guardar lá nada para windows, e servir apenas de backup para linux, podes formatar como ext3.

Em qualquer uma das situações, não terás em princípio problemas em que o Ubuntu te detecte o disco.

(28-03-2009 20:14)Alvaro Anjos Escreveu:  
(28-03-2009 20:05)peska Escreveu:  Eu não estou muito a par dessas coisas de Backups, mas se por acaso tiveres dual boot no primeiro disco (Linux e Windows) acho que seria aconselhável usares FAT32 pois é suportado pelos dois sistemas sem qualquer tipo de problema.

Corrijam-me se estiver enganado. Obg Tongue

Agradeço a tua ajuda mas eu não quero ter o Windows e Linux no computador , a minha duvida é em que formato devo formatar o segundo disco para servir de backup do Linux. Wink



Obrigado pela ajuda tiraste a minha duvida, gora não sei se é a opção mais acertada mas vou formatar em ext3
Queria dizer Fat32 e não ext3 Big Grin

[Imagem: ubuntu2kf3.jpg]

[Imagem: logo.png]
Linux.pt Linux.com
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-03-2009, 00:30 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 29-03-2009 00:35 por gsantos.)
Mensagem: #6
Linux RE: Instalar Ubuntu
Se não vais utilizar dual-boot, eu sinceramente iria para EXT3.

É um sistema de ficheiros mais seguro que NTFS (*), e menos sujeito a fragmentação externa de ficheiros.
É mais flexível que FAT32, pois este último tem um limite de 4GB por ficheiro, e nunca se sabe quando poderás de ter de descarregar para o disco algum ficheiro com tamanho superior.

Se alguma vez houver algum problema, qualquer distribuição Linux (com ou sem Live CD) hoje em dia traz suporte nativo para escrever em qualquer um dos sistemas de ficheiros acima referidos, (*) ainda que o NTFS possa dar alguns problemas pois o ntfs-3g não é suportado pela Microsoft, mas poderás quase sempre aceder ao sistema de ficheiros. Mas se só vais utilizar GNU/Linux não há necessidade de estar a utilizar sistemas de ficheiros não nativos do mesmo. Caso tenhas necessidade de levar o disco para uma máquina Windows podes instalar o Ext2 IFS Driver, e aceder aos ficheiros.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-03-2009, 14:34
Mensagem: #7
RE: Instalar Ubuntu
(29-03-2009 00:30)_Planax_ Escreveu:  Se não vais utilizar dual-boot, eu sinceramente iria para EXT3.

É um sistema de ficheiros mais seguro que NTFS (*), e menos sujeito a fragmentação externa de ficheiros.
É mais flexível que FAT32, pois este último tem um limite de 4GB por ficheiro, e nunca se sabe quando poderás de ter de descarregar para o disco algum ficheiro com tamanho superior.

Se alguma vez houver algum problema, qualquer distribuição Linux (com ou sem Live CD) hoje em dia traz suporte nativo para escrever em qualquer um dos sistemas de ficheiros acima referidos, (*) ainda que o NTFS possa dar alguns problemas pois o ntfs-3g não é suportado pela Microsoft, mas poderás quase sempre aceder ao sistema de ficheiros. Mas se só vais utilizar GNU/Linux não há necessidade de estar a utilizar sistemas de ficheiros não nativos do mesmo. Caso tenhas necessidade de levar o disco para uma máquina Windows podes instalar o Ext2 IFS Driver, e aceder aos ficheiros.

Por acaso foi a minha ultima opção a ext3, de qualquer forma muito obrigado pela dica.

[Imagem: ubuntu2kf3.jpg]

[Imagem: logo.png]
Linux.pt Linux.com
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)