Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
disco rigido nao liga
29-03-2009, 18:22
Mensagem: #1
disco rigido nao liga
Boas

hoje enganei me e em vez de ligar o transformador do disco externo (12v) liguei o do meu portatil ao disco que é de 19v... resultado... o disco agora nem acende a luz... nem o cpu o reconhece... acham que foi á vida? ou ainda ha hipotese de fazer alguma coisa para o salvar?

Obg
Miguel
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-03-2009, 18:37 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 29-03-2009 18:37 por gsantos.)
Mensagem: #2
RE: disco rigido nao liga
Olá.

É provável que tenhas estragado algum componente interno devido à diferença de potencial fornecida ser superior à especificada, contudo não te sei precisar qual o componente em questão pois a electricidade e/ou electrónica não são bem a minha área de interesse.

Pelo vago conhecimento que tenho da área da electrónica há a possibilidade de apenas a "fonte de alimentação" se ter estragado, e de ter cortado a ligação ao resto do dispositivo, salvaguardando assim os dados que pudesses ter lá guardados.

A maioria dos discos externos são apenas uma caixa com um disco IDE ou SATA normal no seu interior. Se não tiveres o disco na garantia aventurava-me a abrir o disco e tentar ver se é um disco normal para o tentar ligar noutro computador, se estiver na garantia levava-o à loja.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-03-2009, 19:17
Mensagem: #3
RE: disco rigido nao liga
pois... o disco ainda esta na garantia... foi comprado há 2 semanas no máximo... no entanto a informação que la tenho dentro já é bastante... e alguma já não a tenho em mais lado nenhum... tenho medo de ir com ele há loja e darem me um novo... mas eu queria era ver se ainda havia hipótese de salvar o que la tinha dentro...
Os discos deviam ter género um fusível como os carros para prevenir situações destas... nunca aconteceu isto a ninguém daqui do fórum??

abraço
miguel
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-03-2009, 19:52
Mensagem: #4
RE: disco rigido nao liga
Olá.

De que marca é o disco externo? Há muitos qe não têm selos de garantia, e podes abri-lo sem problema nenhum.
Se por acaso tiver autocolantes, não há nada qe um pouco de calor não resolva.

Com essa diferença de voltagem, PROVAVELMENTE, só danificas-te o circuito electrónico da caixa, e o disco ainda deverá ter a informação toda. Só precisas mesmo de o abrir, ligá-lo directamente ao PC, retirar o que precisas, e accionar a garantia.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-03-2009, 22:00 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 29-03-2009 22:01 por goodtrance.)
Mensagem: #5
RE: disco rigido nao liga
pois... o problema é que ao abrir posso danificar a caixa e perder a garantia... ja andei ai a ver na net como se abre... o disco em questao é um WD My Book 1tb... se alguém me confirma-se que este disco dava para ligar ao pc... eu ate tentava mas assim sem saber se da ou nao estou reticente em abrir...

[Imagem: 1435174_WD_MyBookEssential1TD.jpg]
pois... o problema é que ao abrir posso danificar a caixa e perder a garantia... ja andei ai a ver na net como se abre... o disco em questao é um WD My Book 1tb... se alguém me confirma-se que este disco dava para ligar ao pc... eu ate tentava mas assim sem saber se da ou nao estou reticente em abrir...

imagem do disco - http://gosecure.be/images/hardware/hard%...ial1TD.jpg
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-03-2009, 22:10
Mensagem: #6
RE: disco rigido nao liga
pelo o ke vi ele é recente por isso provavelmente é sata 3.5, por isso podes ligar-lo a um pc
Tem é cuidado ao abrir a caixa para nao perderes a garantia.
Se eu fosse a ti abria copiava o ke keria para o pc e depois mandava para a garantia Smile

uma ajuda para o abrir - http://www.youtube.com/watch?v=A85lhbRuC7I
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-03-2009, 22:24
Mensagem: #7
RE: disco rigido nao liga
kurt esse foi o video que eu vi... ja tentei assim de mansinho e nao é tao facil assim... e depois vem a parte de desmontar a electrónica toda... mas tb ja arranjei um site q explica com fotos...
tou mesmo numa de desmontar... so espero é que dê mesmo para o ligar ao pc depois... e que os dados estao intactos... no entanto mais opinioes sao bem vindas... e desde ja agradeço a todos

Miguel
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-03-2009, 18:03
Mensagem: #8
RE: disco rigido nao liga
Abre o disco, de qq maneira já deixaste de ter garantia. Sobrecargas, não têm garantia. E será que queres os teus dados nas mãos de qq um.

Likas
Não me uses sem motivo, não me guardes sem honra
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
05-04-2009, 19:05 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 05-04-2009 19:06 por Lápis Azul.)
Mensagem: #9
RE: disco rigido nao liga
Amigo, conforme já foi dito, penso que tenhas perdido a garantia. O que aconteceu foi uma má utilização com equipamento inadequado!
Agora, se não estás à vontade no mundo da electrónica e informática, não mexas mais e leva o disco a alguém que saiba o que faz. Tanto seja um amigo ou melhor ainda, a um técnico certificado numa qualquer loja da especialidade.
Muito provavelmente terá queimado a placa controladora e, com sorte, se a mesma tiver protecção, terá eventualmente apenas um fusível ou um limitador de tensão queimado e procedendo à sua substituição ficarás com a peça como nova.
Boa sorte.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)