Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
À volta do "Router Thomson TG784n v3" 1 / Vai funcionar a injectar noutro router?
04-01-2015, 19:01
Mensagem: #1
À volta do "Router Thomson TG784n v3" 1 / Vai funcionar a injectar noutro router?
Resumo: 

Será que ligar um outro router à porta de saída do router "Thomson TG784n v3" obtenho um sistema funcional? Para o skype?

Corpo:

Estou a desenhar, de momento apenas na cabeça, uma ligação doméstica "TV+Net+fixo", nada de extraordinário.

Mais concretamente estou a ponderar um serviço de fibra óptica, não pondo completamente de parte um acesso baseado em cabo coaxial (metálico), mas de momento concentro-me na fibra óptica.

No meu melhor conhecimento, e debrucei-me sobre o assunto, contactei serviços técnicos, etc, tanto a MEO como a Vodafone usam o router "Thomson TG784n v3".

Esse router é claramente insuficiente para os fins em vista. O mínimo seriam 4 portas gibabite.

Ora o router em referência tem 4 portas, mas pelo menos uma será ocupada pela box-TV e outra pela FON.

E das duas restantes apenas uma seria gigabit (a outra seria fast internet, o que é 100 Mbits/segundo, um décimo do giga) - e isto se só se usar uma box.

Também tenho dúvidas sobre a qualidade (isto é do alcance) da wi-fi. Chamem-me antiquando mas gosto de ver antenas, pelo menos 3.

Uma possível solução para este problema é usar a porta "de saída" gigabit para fornecer sinal a outro router (digamos um router melhorado, a escolher numa fase posterior) e ligar todos os periféricos a esse router melhorado (menos a FON e a box).

Tenho no entanto algumas dúvidas sobre a robustez da solução. A minha principal preocupação é a VoIP (vulgo: skype).

Será que um computador, ligado a esse router secundário, quer por cabo quer por bom wi-fi, permite uma boa ligação skype com vídeo (e já agora a webinars que são uma espécie de conferências realizadas com participação audio e video pela Internet, não difere muito do skype para o participante individual)???

Qualquer qualquer experiência, ideia, sugestão, opinião, link, aviso, será agradecido.

Notas

No contexto indicado acima o nome Thomson  pode aparecer como Technicolor ou mesmo Alcatel.

O router secundário (melhorado) pode ser experimentado, se não funcionar, devolvo. Já a instalação dos operadores será bastante disruptivo "devolver".

Não ponho de parte outra soluções, nomeadamente substituir simplesmente o router "TG784n v3" por outro que me agrade mais ou ligar um switch à saída do TG784n v3 em vez de um router. Não sei se são possíveis pois não sei detalhes do "TG784n v3", que não vêm no manual.

Outra ideia na minha cabeça é comprar o modem secundário e depois de estar tudo a funcionar troca-lo de posição com o "TG784n v3".

Nalgumas referências do router aparece o termo fibra, o que é descabido quando se pensa apenas no router, pelo que retirei.

Links uteis:

http://meo.pt/suporte/ajuda-e-suporte/in...xa/routers

http://conteudos.meo.pt/meo/Documentos/M...784nv3.pdf

https://loja.vodafone.pt/homephone/pack....n-TG784-v3

https://ajuda.vodafone.pt/system/selfser...T_NAV_ID=0

http://www.speedguide.net/routers/techni...adsl2-3077

https://www.google.com/?q=TG784+v3&gws_r...q=TG784+v3
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-01-2015, 21:55
Mensagem: #2
RE: À volta do "Router Thomson TG784n v3" 1 / Vai funcionar a injectar noutro router?
Só quero esclarecer que preciso das porta giga para que os computadores possam aceder aos discos da rede (NAS e outros computadores na rede) de modo mais eficiente.

Para o skype+video as ligações 100M seriam suficientes, mas o que me preocupa é que o tempo extra de passar em mais um router não crie problemas numa ligação skype.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
05-01-2015, 16:27
Mensagem: #3
RE: À volta do "Router Thomson TG784n v3" 1 / Vai funcionar a injectar noutr...
Caro José Simões,

Posso assegurar-lhe que o setup que descreve funciona na perfeição. É o setup que eu tenho em casa (M5O da MEO com 100/20 Mb) com o router Thomson TG784n v3 (Technicolor) e uma Time Capsule da Apple. Como parte do meu trabalho (às vezes a partir de casa quando se trata de ligações internacionais) faço muitas video-conferências utilizando Skype, Microsoft Lync e outros sistemas dedicados. Tudo funciona na perfeição. Junto ao Technicolor, situado na sala, junto à TV, tenho um switch GB de 5 portas. Liguei a porta GB do Technicolor ao switch, onde estão também ligadas duas PlayStation e uma Apple TV. A porta restante liguei ao Time Capsule da Apple (situado no escritório a uns 15 m da sala). Ao Time Capsule estão ligados por cabo o meu computador de trabalho (iMac 27") e uma impressora e, sem fios, o portátil da minha mulher, o desktop do meu filho e uma outra impressora. Os dispositivos móveis cá em casa ligam-se a uma ou outra rede wireless consoante a zona da casa em que estejam.

Caso precise demais informação disponha.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-01-2015, 17:17
Mensagem: #4
RE: À volta do "Router Thomson TG784n v3" 1 / Vai funcionar a injectar noutro router?
A configuração que apresenta não deverá ter problemas.
No meu caso, também optei por ter o router Meo no escritório onde tenho os PC's e media server ligados por cabo às portas 100 e passei um cabo de rede para a sala.
Liguei-o a um switch na sala, de onde alimenta rede para as duas boxes (passei outro cabo da sala para o quarto), a SmartTV LG e a consola de jogos. Note que a questão da ligação a Gb pode não ser assim tão relevante pois o dispositivo final também terá de ter placa gigabit, o que não acontece com a maioria dos dispositivos de consumo (Tv's, consolas, etc).
O único constrangimento que noto é por vezes no zapping para canais HD há algum engasgamento, mas isso deve-se decerto à ligação ADSL ser uma treta (interioridade a quanto obrigas) e estarem sempre vários dispositivos ligados à rede doméstica a consumir largura de banda. Poderá ser bottleneck na rede ou alguma questão na configuração do QoS da VLAN de IPTV no router Thompson que é um dispositivo limitado em termos de desempenho.
No caso de pretender expandir a rede wireless colocando AP's, recomendo sempre ligação por cabo ethernet da antena directamente ao router ou ao switch se fôr mais prático/próximo. A única questão a ter mais cuidado é assegurar que a distribuição de endereços por DHCP se efectua num ponto único e ter atenção à proximidade com outros emissores WI-FI (seus ou de vizinhos) fazendo um scan para descobrir o canal mais descongestionado a utilizar, de modo a optimizar a cobertura e estabilidade do sinal.
No meu caso específico tenho o router MEO com o scope DHCP configurado com reservas, e os meus dispositivos "fixos" com IP fixo.
Qualquer questão disponha.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)