Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Boot Ubuntu por USB num computador com UEFI
10-01-2015, 01:42
Mensagem: #1
Boot Ubuntu por USB num computador com UEFI
Olá a todos, sendo este o meu primeiro post na comunidade, agradeço que me informem se estiver a fazer algo errado.

Eu tenho um portátil Toshiba Satellite M50-A-118 no qual pretendo particionar o disco para fazer um dual boot Windows 8.1/Ubuntu, mas a situação tornou-se mais complicada do que seria suposto.

Para começar, o meu computador é um semi-ultrabook, ou seja, não tem drive de DVD, sendo que a única forma de eu o formatar seria através do boot por USB. E aí reside o problema. Segundo o que tenho lido, esta gama em específico da Toshiba tem diversos problemas no arranque através de USB, sendo uma limitação colocada propositadamente pela própria marca do portátil.

Na minha tentativa, falhada, de inicializar a minha distribuição Ubuntu pela minha pen, segui diversos tutoriais em que me recomendavam desligar o Fast Startup no Windows (feito), desligar o Security Boot na Bios (feito) e até trocar o modo de arranque de UEFI boot para CSM boot (também foi feito). Entre os vários tutoriais que segui, está um publicado pelo suporte ténico da Toshiba que também não ajudou.
https://aps2.toshiba-tro.de/kb0/TSB2B03F30002R01.htm

Quando eu tento iniciar a pen através do UEFI boot, esta é ignorada, sendo carregado imediatamente o Win 8.1.
Quando eu tento iniciar a pen através do CSM boot, aparece-me este erro:
http://i.imgur.com/NJ2qYYr.jpg

As definições da minha BIOS são apresentadas nas imagens abaixo:
http://i.imgur.com/EFruBTi.jpg
http://i.imgur.com/wfCfEq6.jpg

Para despiste de erros verifiquei se a BIOS estava atualizada e se a pen tinha os ficheiros corretos (num outro computador) e as coisas estavam todas em ordem.

Neste momento não tenho mais nenhuma solução para este problema e precisava de alguma ajuda para resolvê-lo.

Obrigado
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-01-2015, 14:31
Mensagem: #2
RE: Boot Ubuntu por USB num computador com UEFI
Tentaste fazer boot dessa pen noutro computador?
Os ficheiros podem estar lá todos, mas a pode não arrancar.
recomendo o programa unetbootin para carregar a distro na pen.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-01-2015, 17:57
Mensagem: #3
RE: Boot Ubuntu por USB num computador com UEFI
(23-01-2015 14:31)sobrinho Escreveu:  Tentaste fazer boot dessa pen noutro computador?
Os ficheiros podem estar lá todos, mas a pode não arrancar.
recomendo o programa unetbootin para carregar a distro na pen.

Sim, fiz boot no computador do meu irmão e estava tudo correto.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-01-2015, 20:20
Mensagem: #4
RE: Boot Ubuntu por USB num computador com UEFI
O melhor que posso ajudar é indicar-te página UEFI do Ubuntu - se ainda não te deparaste com ela, porque nunca lidei com UEFI nem uso Ubuntu.
Se não tiveres nenhuma sorte, devias tentar pedir ajuda nos fóruns do Ubuntu, provavelmente vais ter mais ajuda lá.
UEFI Installing - Tips
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-02-2015, 22:03
Mensagem: #5
RE: Boot Ubuntu por USB num computador com UEFI
Sim há marcas que fazem essas brincadeiras. E não há muito que se possa fazer. claro que uma máquina assim artilhada nunca funcionará bem.

Por isso só compro material com possibilidade de devolução. Entretanto faço todos os testes e limpo, ou tento limpar o crapware, se não passar algum teste, vai de volta - seria uma máquina que só iria dar problemas.

Claro que os fabricantes têm todo o direito de inventar as engenhocas que lhes der na gana. Só tento não alimentar os que fazem isso.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)