Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Fazem-vos "traffic shaping" ?
11-01-2015, 19:57
Mensagem: #1
Fazem-vos "traffic shaping" ?
Versão curta:

O vosso ISP faz "traffic shaping"?

Se não sabem o site "http://www.netmede.pt/", que é um site em que confio, permite verificar isso - Vão ao fundo da página e escolham o rectângulo "teste traffic shaping".

Digam lá qual os ISP que fazem, e os que não.

Versão longa:

Vou, provavelmente nas próximas 48 horas entrar no processo de contratar um ISP (companhia fornecedora de acesso à Internet) - muito possivelmente a Vodafone ou a MEO (ainda a decidir).

Estou no entanto algo receoso. Receio que façam "traffic shaping". O meu principal problema não são as torrentes, de que faço uso muito esporadicamente, mas o TOR e o VPN. Não sei bem se "traffic shaping" lhe cria problemas, mas tenho receios.

A MEO, testei agora, não faz.

E digam lá também se as velocidades medidas são comparáveis com as contratadas.

Mais sobre testes dos ISPs aqui:
http://forum.pplware.com/showthread.php?...LLF-iusWSo
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-01-2015, 20:26
Mensagem: #2
RE: Fazem-vos "traffic shaping" ?
Fiz o teste com Bittorrent e FlashVideo e ambos deram negativo para traffic shapping (Tenho VODAFONE)
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
12-01-2015, 23:58
Mensagem: #3
RE: Fazem-vos "traffic shaping" ?
Traffic Shapping sao regras que sao aplicadas na rede para que determinados protocolos tenham prioridade sob outros...

Para isso sao definidas layers e as regras sao aplicadas em ocasiões em que a rede esta proximo de ficar sobrecarregada.
Desta forma, dá-se prioridade a protocolos mais importantes em detrimento dos menos importantes.

Todos os ISP fazem, o que e normal para que possam manter a qualidade do serviço prestado aos seus clientes.
Agora depende da tua zona, depende da hora a que fizeres o teste da quantidade de pessoas que estao a usar a rede naquela altura e ate o que estao a fazer.

O que todos condenam por parte dos ISP é necessário, ou então teriam de baixar as velocidades de acesso a todos para que a largura de banda real nunca fosse atingida mesmo que todos estivessem a usar ao máximo.

Por essa razão esquece lá isso.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-01-2015, 15:53
Mensagem: #4
RE: Fazem-vos "traffic shaping" ?
O traffic shaping não é a mesma coisa de limitar o tráfego, de modo cego, a todos os utilizadores em para qualquer tipo de transmissão que os operadores eventualmente fazem em altura de maior congestionamento (aliás nem era preciso fazerem, o próprio protocolo da Internet f az isso automáticamente).

É rejeitar, ou limitar, tráfego originado em ligações pear-2-pear, em detrimento de outro tipo de ligaçãoes.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-01-2015, 17:15 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 29-01-2015 17:16 por RaCcOn.)
Mensagem: #5
RE: Fazem-vos "traffic shaping" ?
Jose Simoes, 

Se a rede estiver a funcionar sem qualquer tipo de limitacao faz com que todos os protocolos (nao sei onde foi buscar a Internet como um protocolo) tem a mesma prioridade, logo se assim e...eu estiver na mesma ligacao que voce e decidir comecar a fazer downloads atravez do protocolo Torrent, voce fica com a ligacao lenta mesmo que a usar o protocolo HTTP.

Para evitar isso as operadoras poem em pratica uma policita chamada Traffic Shapping que consiste em regras que dao prioridade a determinados protocolos em deterimento de outros.

Logo, qual e o protocolo mais usado?HTTP, se assim e, e natural que esse protocolo tenha prioridade sob Torrent por exemplo.


Certo?

Como e obvio tambem, isso nota-se mais em horas de picos de utilizacao, pois existem mais users a usar a linha, logo as regras de prioridade limitam ainda mais os protocolos menos "interessantes"
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-02-2015, 21:55
Mensagem: #6
RE: Fazem-vos "traffic shaping" ?
Não é relevante, mas não percebi qual o problema com o "protocolo da internet", é  minha melhor tradução do termo "internet protocol" que aparece quase sempre com IP, como em IPv4, IPv6 ou TCP/IP. Gostava de conhecer melhores.

Sim, dar prioridade a ligações do tipo cliente-servidor, como HTTP. Privilegiar esse tipo de ligações, por ser mais usado, não tem nada de natural, tal como não tem de natural degradar as ligações ao meu site, só porque ninguém o consulta.

Enfim, se isso devia ou ser regulamentado é outra história, muito complexa, mas existe a discussão.

Entretanto, e sem abandonar a abordagem política ao assunto, ninguém pode negar o meu direito a pesquisar os operadores e escolher os que não fazem "traffic shaping". Contra aqueles que mordem a mão de quem os alimenta.

Por isso pedi a colaboração, para testar os operadores.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
13-02-2015, 13:50
Mensagem: #7
RE: Fazem-vos "traffic shaping" ?
Eu nao disse nada contra o facto de estares a pedir isso, so disse que todos os fazem e irao continuar a fazer em benece de todos os clientes num global...

O que tem de natural, tem a ver com a qualidade do servico, a maioria das empresas internamente tambem o fazem para que nao exista nenhum espertinho a usar a largura de banda toda e mais ninguem possa trabalhar...

O mesmo acontece nisso, nao e morder a mao de quem os alimenta, e implementar regras na rede para que esta tenha melhor qualidade establecendo prioridades entre os servicos/protocolos mais usados e os menos usados.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)