Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Peço sugestões para projecto :Uma ligação de cabo Cat6 para 10G Ethernet
12-02-2015, 14:40
Mensagem: #1
Peço sugestões para projecto :Uma ligação de cabo Cat6 para 10G Ethernet
[font='Trebuchet MS', Trebuchet, sans-serif]Preciso de instalar um cabo para ligar para ligar um ONT (terminador de rede de fibra óptica) - muito provavelmente da marca Huawei a um router - muito provavelmente um TG784n v3 da marca Thonson (que às vezes aparece como Tchnicolor ou Alcatel), fornecido provavelmente pela Vodafone Portugal ou, menos provável, pela MEO (Portugal).[/font]
[font='Trebuchet MS', Trebuchet, sans-serif]
Dito de outra maneira o cabo vai da porta ao centro tecnológico da casa. Para já não existe qualquer ligação desse tipo e portanto já que se vai instalar uma coisa nova, convém que se façam escolhas acertadas.

A ligação do centro tecnológico às outras partes da casa é um assunto que pode ficar em aberto, para já vou usar a infraestrutura já em uso (linha telefónica, coaxial e CAT5) e DECT, fazendo o upgrade posteriormente.

Eu sei que a Vodafone instala o cabo, mas tenho o palpite que eles instalam cabo de categoria 5e (CAT 5e) , na melhor da hipóteses, mas possivelmente CAT 5, na lógica de, para quem é bacalhau basta (pista para os mais novos: bacalhau já foi comida de pobre).

No entanto os cerca de 25 metros de cabo a usar ( e já estou a contar com as voltinhas que o cabo vai ter que dar) se forem de categoria 6 (CAT6) custam a preço de retalho menos de 100 euros, possivelmente bem menos.

Usar o cabo CAT6 iria deixar a instalação preparada para a ethernet a 10 gigabits (10GE ). Portanto iniciei estudo de fazer uma instalação por conta própria de CAT6.

Para já penso que a solução mais sensata é usar CAT6 UTP (sem blindagem, retorcido, múltiplos filamentos) . Ou então usar blindagem.

O cabo é para ser usado numa habitação de bom construção mas já com uns bons aninhos e não tem qualquer estrutura de telecomunicações moderna de origem (tem  embutido nas paredes uma instalação telefónica a passar a quase todas as divisões e uma rede de cabo coaxial que não suporta as opções mais exigentes do padrão EuroDOCSIS) pelo que o cabo terá de passar por fora das paredes.

Também vou ter de pensar nos conectores (fichas) a escolher.

A ideia é também  deixar alguns metros de cabo solto nas pontas para permitir futura variações de configuração, quer físicas (por exemplo localização dos aparelhos) quer tecnológicas (por exemplo colocar um router à entrada da porta).

Teria de de contratar alguém para fazer o trabalho,  provavelmente sou eu que vou comprar o cabo e os conectores, mas preciso de contratar o trabalho de carpintaria. Tenham eu atenção que eu como as equações de Maxwell ao pequeno almoço, programa em linguagem máquina o resto do dia,  mas sou incapaz de pregar um prego sem dar cabo dos dedos e partir uma ou duas jarras.

Qualquer aviso, crítica, correcção, truque, sugestão, pista, link, comentário, explicação, referência, oferta de serviço remunerado, será muito bem vindo.[/font]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)