Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Qual a melhor opção para backups ?
12-02-2015, 14:45
Mensagem: #1
Qual a melhor opção para backups ?
[font='Trebuchet MS', Trebuchet, sans-serif]Versão curta:

Penso comprar 2 disco externos USB-3, com 4 TB cada um, ou combinação semelhante, sempre com discos de marcas diferentes. Onde encontro melhor opção?

Mas grandes lojas existem alguns na casa dos 40 euros/TB. Encontram algo melhor? Lojas online com garantia de 2 anos?

Para preços semelhantes por TB prefiro discos maiores.

Também ando a namorar software para facilitar os backups, não necessariamente para já.

Versão longa:

Como bom paranóico faço backups múltiplos e frequentes.

Até há uns 3 anos usava DVDs (de 4+ gigabytes, infelizmente os DVDs de 7+ gigabytes, nunca baixaram de um preço exorbitantemente desproporcionado ).

De a uns 3 anos para cá passei a usar unicamente discos rígidos externos com interface USB. Alguma sugestão para outra opção?

Sendo para backups "mortos" a velocidade não é MUITO importante.

Com a previsível entrada da tristemente célebre lei de lei 246/XII, que ainda vai somar mais uns 15 euros a cada disco, está na altura de comprar mais uns 2x4TB, 4x2T ou semelhante, até porque, imediatamente antes da lei entrar em vigor os preços vão subir (e o produto vai escassear). Foi aprovada ontem.

Actualmente penso que só e justifica ser USB 3.0 ou superior. Ou então discos ligados pela rede (ethernet, NAS), mas para este fim prefiro USB-3.

Também me limito, no momento presente, a discos iguais ou superiores a 4 terabytes (se de 3,5 polegadas) e  2 TB  (se de 2,5 polegadas).

Vendo as grandes lojas (fnac, staples, worten) encontro alguns modelos, e as melhores opções andam por:

3,5 polegadas -> 4 TB -> 40 Euros/TB (mínimo nos 39,75)
2,5 polegadas -> 2 TB -> 50 Euros/TB (mínimo nos 49,99)

Portanto vou provavelmente escolher 2 discos de 3,5 polegadas com 4TB cada um, mas de marcas diferentes, para evitar sincronismos nefastos.

A questão é: qual a melhor opção?

Há por aí algumas lojas online de confiança, e com 2 anos de garantia, com melhores preços (incluindo os portes!) ?

Para preços semelhantes por TB prefiro discos maiores.

Não sendo para já também estou interessado em software, de preço razoável, para fazer a gestão dos backups, principalmente para evitar duplicações, mas terá de ser uma aplicação bastante configurável - não tenho medo de software complexo de usar.
[/font]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-02-2015, 18:36 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 24-02-2015 18:39 por Ace.)
Mensagem: #2
RE: Qual a melhor opção para backups ?
Boas!
Sugiro um NAS na Rede, já que assim pode ser acedido por mais que um PC, e quiça um dia se quiseres, acedido fora de casa.

Além disso um NAS permite que seja configurado em RAID1 (espelhamento) logo se um disco um dia pifar, basta tira-lo fora, meter um novo e o novo irá receber os ficheiros do que lá ficou.
Tens uma desvantagem que é apenas capacidade de um disco. Se tiveres 2x4TB, só terás disponivel 4TB. os outros 4TB estão a ser "espelhados".
Mas se é apenas pra backups 4TB deve chegar.

Dá uma vista de olhos a videos no Youtube sobre RAID 1 (Há mais tipos de raid)

Fractal Node 304 | Intel i5 4570 3.0GHz 6MB | Asus H87I-Plus | 2x4GB Ripjaws X 1600MHz CL9 | Samsung 840 120GB | Antec TruePower 650W | MSI GTX 660 Ti PE OC | 2xWD 1TB
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-02-2015, 09:34
Mensagem: #3
RE: Qual a melhor opção para backups ?
Tenho algum medo de ter os backups on-line. Existe por aí muito malware que encripta tudo a que pode aceder (inclusive se estiver na clould e não exigir password).

O que eu procuro é backup off-line. Baratos por cada terabyte.

Ontem comprei um disco externo 3,5 polegadas USB3 da Western Digital na FNAC Lisboa-Colombo de 4 TB (deve ser cerca de 3.75 TiB) por 170 euros, incluindo uma fonte externa e um cabo USB3 acho eu (ainda não abri a caixa).

Foi 42 euros/T e foi o melhor que encontrei.

Penso comprar outro semelhante (mas NUNCA igual) no futuro próximo (1 semana?).
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-02-2015, 10:34
Mensagem: #4
RE: Qual a melhor opção para backups ?
Não estava a falar Online.
O que queria dizer era um NAS com ligação de rede. Que mais tarde poderias ligar (ou não) à internet. Ou apenas manter acessivel para a rede interna.

O disco que compraste soluciona o problema mas tem duas desvantagens:
  • Só pode ser usado por um PC de cada vez (também podes partilhar na rede mas terás que ter o PC em que ele está, ligado)
  • Não tens redundancia. Ou seja se o disco lá dentro se estragar... Lá se vão os dados...

Fractal Node 304 | Intel i5 4570 3.0GHz 6MB | Asus H87I-Plus | 2x4GB Ripjaws X 1600MHz CL9 | Samsung 840 120GB | Antec TruePower 650W | MSI GTX 660 Ti PE OC | 2xWD 1TB
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
26-02-2015, 04:54 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 26-02-2015 04:55 por BossaNova_WD.)
Mensagem: #5
RE: Qual a melhor opção para backups ?
Amigo, também penso que um NAS seria uma boa opção.
Ter a sua própria núvem de armazenamento em casa pode lhe ser mais seguro e mais barato. 
Tenho um WD My Cloud 2TB, o que é mais que suficiente para mim, mas existem modelos com capacidades maiores, e o interessante é que também podes partilhar na rede com outro PC, tablet ou telemóvel e acessa-lo de qualquer lugar. Se te interessar, dê uma olhada no site oficial do fabricante quanto ao melhor modelo que lhe agrade ( Link: http://products.wdc.com/support/kb.ashx?id=b2vsC2 ). 
Quanto ao software para backup, podes utilizar o WD SmartWare para backup automático, é um aplicativo bem simples e fácil de usar.


Espero ter ajudado com a dica.
Cumprimentos.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-03-2015, 17:09 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 02-03-2015 00:59 por Al_Dente.)
Mensagem: #6
Qual a melhor opção para backups ?
Boa tarde, se me permite a sugestão. Se usar o HP NL 54 gen7 ( está a 103€ com 4gb de Ram) mais o SO xpenology que é fácil de instalar, fica com um bom conjunto para armazenar os seu backups.
https://www.dropbox.com/s/ksc5zw410u983b...t.png?dl=0
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-03-2015, 22:27
Mensagem: #7
RE: Qual a melhor opção para backups ?
Boa noite. Eu sugiro que faca a sua propria Nas, procure no google por freenas ou omv (open media vault). Funciona a base de unix/linux. Facil instalacao e configuracao via web browser e pode colocar os discos que quiser e fazer o que quiser, ou seja armazenamento instantaneo por assim dizer e/ou somente backup. Se procurar aqui no pplware tb encontra muita informacao. E caso tenha um pc velho que nao utiliza e uma forma de o aproveitar.
Cumps.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)