Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Eduroam into Ubuntu 8.10 (Help)
06-04-2009, 22:34
Mensagem: #1
Eduroam into Ubuntu 8.10 (Help)
Boas ppl,

Estou em erasmus e preciso de configurar a eduroam por cabo (ou wireless) no Ubuntu 8.10. Neste momento ninguém me sabe ajudar (nem mesmo as pessoas do IT department).

Não sei mais que fazer. Já procurei pelo google fora e nada.

Não sei se o problema é do certificado que é para windows mas em muitos sites dizem que nem é preciso colocar o certificado no Ubuntu. Em anexo coloquei os tutorials disponibilizados para utilizadores windows, tanto para o wifi como para ethernet. Eu preferia por cabo porque a internet é bem melhor mas caso só saibam por wifi a ajuda é bem vinda na mesma.

Se alguém souber agradeceria imenso a ajuda já que estou a migrar para Ubuntu e neste momento tou impedido de utilizar por causa da falta de acesso à internet.

Cumpz,
Helder
.pdf  ESM_LAN_winXP_vista_en.pdf (Tamanho: 839,76 KB / Downloads: 5)
.pdf  ESM_WIFI_winXP_en.pdf (Tamanho: 218,47 KB / Downloads: 2)
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
06-04-2009, 22:44
Mensagem: #2
RE: Eduroam into Ubuntu 8.10 (Help)
Não sei se te posso ajudar muito...

O certificado só precisas para o WiFi. Para a rede de LAN nunca tive dificuldades no ubuntu... geralmente é só ligar.

Como é uma rede protegidad por palavra pass, deves ter de usar uma aplicação tipo PPPoe onde possas inserir o teu username e password (geralmente é instalado por default) procura nas aplicações de internet e na configuração de rede.

Senão vê e instala do Synaptic.

Espero ter ajudado um pouquinho.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
06-04-2009, 22:44 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 06-04-2009 22:45 por Ana.)
Mensagem: #3
RE: Eduroam into Ubuntu 8.10 (Help)
Eu sou do IST, temos eduroam, e as nossas configurações para o Ubuntu 8.10 são estas:
http://wifi.ist.utl.pt/configuracoes/lin...x/?lang=en

Vê lá se ajuda... claro que tens de trocar o ficheiro de certificado pelo da tua universidade.

Para a FEUP, é semelhante (muda apenas um ou outro campo): http://linux.fe.up.pt/portal/docs/tutoriais/eduroam

Por isso eu acho que para a tua universidade deve ser o mesmo.

Experimenta Smile

[Imagem: pplware_admin.png]
Os meus artigos | O meu site
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
06-04-2009, 23:21 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 06-04-2009 23:22 por racoq.)
Mensagem: #4
RE: Eduroam into Ubuntu 8.10 (Help)
Caso as instruções da ana não dêm, tens aqui as minhas que dei noutro tópico do forum:

http://forum.pplware.com/showthread.php?...0#pid13360


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
06-04-2009, 23:24 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 06-04-2009 23:34 por hjcgomes.)
Mensagem: #5
RE: Eduroam into Ubuntu 8.10 (Help)
Obrigado pela ajuda Ana e dr_psikick.

dr_psikick:

A tua explicação foi demasiado "profissional" e eu acabei por não perceber o que disseste. O que é uma aplicação do tipo PPPoe? É que eu preferia mesmo a ligação por cabo porque é a unica estável aqui (a wifi está sempre a caír) mas mesmo assim não consigo. Quando introduzo o certificado o botão "Connect" fica disable.

Ana:
Já tinha tentado essas configurações e nada. O problema está que quando seleciono o certificado o botão "Connect" fica disable. Se não tiver nenhum certificado fica Enable. Não percebo porquê.

Eu tou a usar o meu username daqui, ou seja, da universidade de Pardubice.

Está a ser um problema. Nem pelo cabo consigo.
Ana:

"If you can't get eduroam to work with NetworkManager you can always switch NetworkManager to manual configuration and you do all the configuration manually using iwconfig, wpa_supplicant and dhclient. Any connection you had configured with NetworkManager might also be lost."


Nesta informação no site da tua universidade, como faço isto? Porque eu tenho aqui um ficheiro (em checo, LOL) que me diz que tenho que editar o wpa_supplicant.conf. Vou colocar aqui. E sim... eu também não percebo checo LOL Tongue

Příkaz

wpa_supplicant -iwlan0 -Dwext -c/etc/wpa_supplicant.conf -B -N \ -ieth0 -Dwired -c/etc/wpa_supplicant.conf

nastaví poslouchání na drátovém a bezdrátovém síťovém zařízení – všech
parametry, jako je označení síťových karet (wlan0/eth0), jejich ovladačů (wext/
wired) a cesty ke konfiguračním souborům wpa_supplicant
(/etc/wpa_supplicant.conf) je nutné specifikovat dle aktuální konfigurace
počítače. Více viz. man wpa_supplicant.conf.

Soubor /etc/wpa_supplicant.conf obsahuje následující informace:

network={
ssid="eduroam"
proto=WPA
key_mgmt=WPA-EAP
pairwise=TKIP
group=TKIP WEP104 WEP40
eap=PEAP
identity="netID@upce.cz"
password="heslo"
ca_cert="/etc/1x/cert.pem"
phase2="auth=PAP"
disabled=1
}
network={
ssid="upce-lan"
scan_ssid=1
key_mgmt=IEEE8021X
pairwise=TKIP
eap=PEAP
identity="netID@upce.cz"
password="heslo"
}
Parametr ca_cert specifikuje cestu k uloženému certifikátu sítě.
Pro konfiguraci v grafickém rozhraní je možné použít program wpa_gui.

tks pela ajuda,
Helder
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
06-04-2009, 23:38 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 06-04-2009 23:48 por Ana.)
Mensagem: #6
RE: Eduroam into Ubuntu 8.10 (Help)
Humm, isso devia ser meio automático e não ser preciso editar manualmente ficheiros.

Não conheces ninguém daí que use Ubuntu?

Porque não contactas o apoio informático da tua universidade, deve ter um, não? E em inglês, por sinal. Acho que é mais prático do que andares a mexer em ficheiros.

Além disso eu acho que consegues "imitar" estas configurações pelo ficheiro de exemplo deles!

Tenta no gestor de rede do Ubuntu, colocar parâmetros similares a esses:

ssid="eduroam"
proto=WPA
key_mgmt=WPA-EAP
pairwise=TKIP
group=TKIP WEP104 WEP40
eap=PEAP
identity="netID@upce.cz"
password="heslo"
ca_cert="/etc/1x/cert.pem"
phase2="auth=PAP"
disabled=1

No íconezinho de rede na barra de tarefas, clicas com o botão direito e escolhes "Editar Ligações", aba "Sem Fios" e depois "Adicionar".

Em sim, deves precisar do certificado, é so sacares do site da tua universidade, para uma pasta, e depois escolhê-lo no gestor de rede.

Espero ter ajudado.

[Imagem: pplware_admin.png]
Os meus artigos | O meu site
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
06-04-2009, 23:56 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 06-04-2009 23:58 por hjcgomes.)
Mensagem: #7
RE: Eduroam into Ubuntu 8.10 (Help)
Ana:

Já fiz isso tudo e nada. Ainda agora tentei fazer tudo de novo de acordo com as configurações da tua universidade e nada.

O apoio aqui dos serviços de informática é nulo, nem inglês falam e não conheco ninguém com Ubuntu porque só conheço pessoal de erasmus. :/

Diz-me só uma coisa: o certificado do windows é o mesmo para Linux? É que como te disse, quando selecciono o certificado utilizado em windows aqui o botao connect fica disable. Sad

Cumpz,
Helder
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-04-2009, 00:09 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 07-04-2009 00:33 por dr_psikick.)
Mensagem: #8
RE: Eduroam into Ubuntu 8.10 (Help)
Helder,

o que te vou dizer é só para a ligação por cabo.

Tens dentro de System>Preferences Network Connections (isto se tiveres em Ingles)
Abre e logo no primeiro separador tens as ligações por cabo
depois carrega em editar e põe lá as definições que estão no pdf que postaste para o xp (por cabo).
NÃO METAS O CERTIFICADO.

Tenta e diz qq coisa.
se não resultar tenta isto:
Código:
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=410387

Precisas contudo de instalar o wpa_supplicant pelo synaptic e tem atenção à designação da tua placa de rede, no tutorial está eth1, mas pode ser eth0 ou outra coisa qualquer tens de ver primeiro.

Boa sorte.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-04-2009, 00:56
Mensagem: #9
RE: Eduroam into Ubuntu 8.10 (Help)
http://ubuntued.info/2008/11/como-ter-a-...-ibex.html

http://ubuntued.info/2009/03/eduroam-no-...-wicd.html


Experimenta estes, tens de conseguir.
Não te dei mais cedo porque o blog estava offline.

[Imagem: pplware_admin.png]
Os meus artigos | O meu site
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-04-2009, 01:28
Mensagem: #10
RE: Eduroam into Ubuntu 8.10 (Help)
pessoal eu sou da FEUP e tambem uso ubuntu mas so com wireless...as configurações sao como as do IST por isso nao tenho muito mais a acrescentar excepto que o Network Manager do ubuntu tinha imcompatibilidades com a minha placa wireless e o wpa enterprise e tive de usar o wicd para me poder ligar a eduroam de la (acho que no 9.04 essa incompatibilidade ja vem corrigida)..posso por a configuracao por cabo mas nao sei se ajuda muito porque parece um pouco para quem ja percebe de linux...

http://www.fe.up.pt/si/web_base.gera_pag...agina=2476

Como podem ver aqui mesmo por cabo e preciso o certificado..mesmo dizendo wireless se lerem ate ao fim fala em ligar o cabo por isso penso ser isso...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)