Tópico Encerrado 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Questões acerca dos drivers.
28-07-2015, 17:22 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-09-2015 19:58 por Merph.)
Mensagem: #37
RE: Questões acerca dos drivers.
Eu sei que esta pergunta não tem nada a ver com o Windows 10 mas eu sempre a tive. Por que é que o meu disco rígido tem apenas 698 GB quando segundo a Toshiba tem 750GB? Esta situação também me acontece com outros discos e pens...

Bem, o Windows Update instalou-me o Windows 10 Home. Mas não era apenas amanhã que ele seria disponibilizado? E segundo o que eu li a RTM saiu no dia 15 e este upgrade será gratuito até ao dia 29 de Julho do próximo ano.

Segundo o que eu li dá para comprar o Windows 10 em DVD ou em pen, coisa que dantes não acontecia.

Não percebo nada desta GUI e a actualização estragou-me vários programas. O facto de não me entender com a GUI fez com que eu fizesse um downgrade do Windows 8.1 para o Windows 7 e estou a ponderar fazer um do Windows 10 para o Windows 7 visto que este sistema operativo é parecido com o Windows 8.1 apesar de ter menu Iniciar ao contrário do Windows 8.1. Além disso ainda vem com o Acordo Ortográfico de 1990 tal como o Windows 8.1. Agora há para aqui uma grande confusão e eu confundo programas com aplicações. Parece que os antigos programas (ou pelo menos uma parte deles) passaram a ser aplicações.

O que é uma Conta Microsoft? Qual a diferença entre este tipo de conta e uma Conta Local? Quanto aos drivers, será que devo utilizar o mesmo método que utilizei para o Windows 7 mas neste caso obviamente para o Windows 10? Como é que eu não tenho vários problemas no que diz respeito aos mesmos depois de ter mudado de sistema operativo? O que é o Microsoft Cortana que nem sequer está disponível cá em Portugal? O Windows 10 usa o Bing e para o desactivar por completo tive que descarregar e instalar a extensão Chrometana e seleccionar outro motor de busca (mesmo com a Pesquisa Online desactivada há certos sítios do Windows 10 que continuam a usar o Bing). Enfim, ridículo.

Quantos browsers terei agora? Tenho o Google Chrome, o Internet Explorer (tanto em x86 como em x64) e agora um tal Microsoft Edge que parece que é uma aplicação. Será que esse Microsoft Edge estará disponível também nas duas arquitecturas? E por que trouxeram um novo browser que nem sequer suporta extensões e mantiveram o Internet Explorer? Segundo o que eu li o Microsoft Edge abrirá o Internet Explorer para visualizar páginas incompatíveis com ele. Pelo menos este Microsoft Edge não deverá ser pior do que o Internet Explorer. Ao contrário do Internet Explorer já vem com o Adobe Flash Player integrado como o Google Chrome.

Apesar de ser administrador (não confundir com a conta Administrador que pode ser activada) quando tento apagar certas pastas é-me dito que o acesso é negado e é-me pedida permissão de administrador. Já se eu tentar fazer a mesma coisa na conta Administrador que vem com o Windows 10 (tenho de a activar primeiro) já não me é negado o acesso e pedida permissão de administrador mas não me deixam utilizar aplicações (dizem-me que com esta conta é impossível). Como resolvo este problema? Tenho de atribuir permissões ao meu utilizador disco inteiro? Mas isso não só demoraria muito tempo como ainda ocorreriam erros! Além disso para fazer determinadas opções é preciso executar o Command Prompt como Administrador (apesar de eu já ser Administrador) ao contrário do que se passava antes com o Windows 7.

Estou a ver que não devia ter reservado no Windows Update este sistema operativo ou pelo menos não o devia ter instalado sem o ter testado primeiro numa maquina virtual. Mas senão tivesse feito um upgrade teria aquele ícone irritante a chatear-me na barra de tarefas... Descobri uma opção que me permite voltar para o Windows 7 se eu tiver feito o upgrade para o Windows 10 há um mês mas se este vai ser o último Windows (segundo o que eu li a Microsoft passará a disponibilizar apenas novas actualizações a este sistema operativo e deixará de fazer novos sistemas operativos pelo que este será o último) mais vale habituar-me à GUI do mesmo o mais rapidamente possível.

A versão portuguesa do site da Toshiba nem sequer tem o Windows 10 para escolha. Será que devo escolher a opção "Windows 8.1 x64"? Já a versão americana nem sequer tem uma categoria para o Windows 10.

Quando carregava numa das aplicações que aparecem no Menu Iniciar debaixo de "A vida num relance" e "Jogar e explorar" elas abriam-se e fechavam-se sozinhas imediatamente (com a excepção do Microsoft Edge). Além disso quando procurava por alguma aplicação no Menu Iniciar aquilo ficava a procurar e nunca mais parava.

Resolvi utilizar a função de repor o PC escolhendo a opção de manter os documentos e deixei de ter esses problemas mas tive de voltar a instalar as actualizações e os programas todos e ainda tive que alterar as definições do Windows 10 para o pôr como estava. No entanto, após reiniciar o PC voltei a ter os problemas. O Windows continuou a estar activado. Segundo o que eu li, após ser activado o mesmo continuará a ser activado mesmo após fazer uma instalação limpa a não ser que o hardware do computador seja mudado substancialmente. Parece que após activar o Windows 10 é enviada para o servidor da Microsoft informação do meu hardware para que quando eu me ligue à internet fique registado de modo a facilitar a instalação numa instalação limpa futura.

Experimentei também utilizar a função de repor o PC escolhendo a opção de não manter os documentos e o Windows continuou a estar activado e deixei de ter os problemas que tinha. No entanto, perdi também os programas e as definições do sistema operativo e tive que instalar de novo as actualizações. Além disso, quando reiniciei o PC voltei a ter os problemas.

Resolvi ainda instalar alguns dos programas e correr o instalador do Windows 10 a partir da pen seleccionando a opção de "Transferir e instalar atualizações (recomendado)" e os documentos mantiveram-se assim como os programas (exceptuando a versão do Synaptics Pointing Device Driver descarregado do site da Synaptics que reverteu para a desactualizada que o Windows 10 instala). No entanto, as definições do Windows 10 foram alteradas e ainda tive que instalar as actualizações. Deixei ainda de ter os problemas só que acabaram por voltar. Além disso, ao contrário do que aconteceu quando eu usei a função de repor o PC o mesmo deixou de estar activado apesar de eu não ter mudado o hardware. Mas segundo o que foi dito acerca do Windows 10 a partir do momento em que ele foi activado não deveria permanecer assim desde que não mudasse substancialmente o hardware? 

Fiz uma instalação limpa e depois de me ligar à internet e fiquei com o Windows 10 automaticamente validado. Os problemas acabaram por voltar. Parece que isto só acontece a quem fez o upgrade para o Windows 10, isto é, se eu tivesse feito uma instalação limpa do Windows 10 Home ele não ficaria automaticamente activado por isso ainda bem que o fiz.

Descarreguei uma ferramenta da Microsoft chamada Media Creation Tool. Este programa perguntou-me qual a edição que eu queria instalar (só estavam disponíveis a edição Home e a Pro e como eu suponho que a edição Pro não suporte a minha licença escolhi a Home) e ainda a arquitectura sendo possível seleccionar as duas arquitecturas. Eu escolhi a edição Pro e a arquitectura x64. É-me perguntado ainda se eu quero actualizar, criar um ISO ou gravar para uma pen e eu escolhi a opção de criar um ISO e depois gravei-o para uma pen utilizando o UltraISO. Se eu instalasse este sistema operativo numa máquina virtual o Windows não deveria estar activado visto que o hardware da máquina virtual é diferente do do hospedeiro. O que aconteceria se eu instalasse este sistema operativo numa segunda máquina virtual depois de activar o Windows na primeira? Será que o Windows 10 estaria activado? É que apesar de ser considerado outro PC (penso eu) o hardware seria o mesmo, não?

Sabem como arrancar por dispositivos protegidos por BitLocker? Assim deixa de se poder arrancar por pens ou discos externos como o instalador do Windows 10 ou outros programas ou aceder ao disco onde está instalado o Windows 10 se tiver protegido por BitLocker...

Pelos vistos o Windows 10 tem uma coisa que o Windows 7 não tinha e que o Windows 8 já tinha que é o arranque rápido que acelera o arranque do PC mas só funciona após o mesmo ser desligado (portanto não funciona se o mesmo tiver sido reiniciado). Segundo o que eu percebi ele devia voltar ao ponto onde estava mas isso não acontece comigo apesar de notar que o arranque é de facto mais rápido apesar de o ficheiro da hibernação ocupar 6 GB. 

Há também uma funcionalidade (Windows To Go) que não existia no Windows 7 mas que já existia no Windows 8 que permite instalar o Windows 10 numa pen ou disco externo e correr aplicações e ficheiros em PCs com Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1. No entanto parece que só funciona com pens e discos externos certificados e no caso do Windows 10 só está disponível nas edições Enterprise e Education dando apenas para gravar estas edições para pens ou discos externos. Porquê? No entanto há programas que permitem fazer o que esta função faz gravando qualquer edição do Windows 10 e ainda por cima em pens com 16 GB quando a Microsoft recomenda a que os dispositivos tenham 32 GB. No entanto é preciso na mesma uma pen ou disco externo certificados. De qualquer maneira, experimentei instalar o Windows 10 numa pen utilizando o instalador do mesmo de outra e ao arrancar pela que tem o instalador deu-me erro.

Outra coisa, sabem como aceder àquele menu com várias opções entre as quais o Modo de Segurança durante o arranque? É que eu só consigo através do próprio Windows 10 e da pen com o instalador do mesmo. Se tiver problemas no arranque, tiver perdido a pen e não tiver acesso a outro PC como acederei a esse menu? Enfim...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Tópico Encerrado 


Mensagem neste Tópico
Questões acerca dos drivers. - Merph - 09-04-2015, 20:32
RE: Questões acerca dos drivers. - Merph - 28-07-2015 17:22

Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)