Tópico Encerrado 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Questões acerca dos drivers.
30-07-2015, 19:37 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-09-2015 19:58 por Merph.)
Mensagem: #38
RE: Questões acerca dos drivers.
As versões do site da Toshiba já têm categorias para o Windows 10 (a versão portuguesa só tem uma para x64).

A categoria "Windows 10 (64-bit)" da versão estrangeira do site da Toshiba não tem as actualizações da BIOS mas a categoria "BIOS" já tem e as versões que aparecem com esta categoria seleccionada são as mesmas que aparecem sem ter nenhuma categoria seleccionada. Quanto aos instaladores, os que aparecem sem nenhuma categoria ter sido seleccionada aparecem com esta categoria ("Windows 10 (64-bit)") seleccionada excepto os que não são para o Windows 10 x64. Estranhamente, só o BIOS Update e o Intel Wireless Display aparecem na categoria "Windows 10 - 64 bit" da versão portuguesa do site da Toshiba. A versão mais recente do Intel Wireless Display disponível na versão portuguesa do site da Toshiba é a mesma que está disponível na versão americana. Já quanto à BIOS do meu PC nem sequer estão disponíveis versões da mesma na versão americana do site da Toshiba.

Fiz uma instalação limpa do Windows 10 após ter gravado o tal ISO para uma pen criado pela ferramenta da Microsoft chamada Media Creation Tool e reparei que muita coisa mudou relativamente ao Windows 7.

Não sei onde estão muitas opções e há duas opções onde se podem desinstalar programas. Mantêm o antigo "Programas e funcionalidades" mas agora dá para desinstalar programas através de outra maneira, o que és estúpido. Essa outra maneira chama-se "Aplicações e funcionalidades" e para além de aparecerem na sua lista os programas que aparecem em "Programas e Funcionalidades" ainda aparecem outros que são as tais aplicações sendo que muitas das quais que vieram com o Windows 10 não dá para serem desinstaladas. 

No Microsoft Edge nem sequer consigo apagar parágrafos neste site e quando carrego na tecla "DEL" sobre um ficheiro/pasta o/a mesmo/a é logo apagado/a em vez de me pedirem uma confirmação que era o que acontecia no Windows 7. 

Parece que ao contrário do Chrome, o corrector ortográfico deste Microsoft Edge já está de acordo com o Acordo Ortográfico de 1990.

A aplicação visualizadora de fotografias predefinida para abrir fotografias já não é a mesmo que o do Windows 7 (não a consigo pôr a abrir fotografias em full screen). Não gosto desta e dá para usar a antiga mas no entanto só dá para pô-la a abrir duas extensões. Pode-se escolher a aplicação predefinida para "Calendário", "Correio electrónico", "Mapas", "Leitor de Música", "Visualizador de fotografias", "Leitor de vídeo" e "Browser" e ainda seleccionar as extensões abertas para cada aplicação escolhido. Mesmo assim, há extensões que não podem ser abertas por determinadas aplicações escolhidas o que é estúpido. Também pode ser escolhida uma aplicação como predefinida descarregada da Microsoft Store que é acedida através da aplicação Loja Microsoft.

Durante a instalação limpa do Windows 10 que eu fiz apareceu-me uma lista de redes às quais eu poderia aceder o que significa que ao contrário do que acontecia durante a instalação do Windows 7 o driver da Internet sem fios foi instalado apesar de o programa não aparecer em "Programas e Funcionalidades". 

Não consigo impedir as actualizações do Windows Update. Eu procurei novas actualizações no Windows Update e ele e instalou-as (não detectou nenhum driver). Depois reparei que a função "Receber actualizações de outros produtos Microsoft ao actualizar o Windows." não estava seleccionada e após seleccioná-la e procurar de novo novas actualizações nenhumas foram detectadas. 

Há drivers que o Windows 10 instalou que estão desactualizados (estou a verificar no gestor de dispositivos e a comparar com os disponíveis em ambas as versões do site da Toshiba e ainda nos sites dos fabricantes de componentes que não são da Toshiba). 

Os programas dos drivers que o Windows 10 instalou e que aparecem em "Programas e Funcionalidades" são o Conexant HD Audio, o Controlador de gráficos Intel e o Synaptics Pointing Device Driver. As versões destes programas disponíveis na versão americana do site da Toshiba são as mesmas que foram instaladas pelo Windows 10. Eu procurei novas actualizações destes programas no Windows Update (seleccionei inclusive a opção "Receber atualizações de outros produtos Microsoft ao atualizar o Windows.") e no gestor de dispositivos (utilizando a opção "Procurar automaticamente software do controlador atualizado") e nenhuma foi detectada (isto já depois de o Windows Update me ter instalado actualizações sem ter a opção "Receber atualizações de outros produtos Microsoft ao atualizar o Windows." seleccionada). Não sei procurar novas actualizações do Conexant HD Audio no seu site e apesar de ter encontrado noutros sites (pesquisei no Google) uma versão mais recente deste programa que a que me foi instalada e está presente na versão americana do site da Toshiba não a consegui instalar uma vez que ao executar o seu instalador nada aconteceu (nem sequer dava para extrair os seus ficheiros com o WinRAR). A versão que eu tenho instalada é a 8.66.14.50 e a que eu encontrei foi a 8.66.16.50. A versão do Controlador de Gráficos Intel que foi instalada e que está presente na versão americana do site da Toshiba é a 10.18.15.4256 e a que está disponível no site da Intel é a 15.40.4.64.4256 e aparentemente é a mesma (uma deve ser a versão do driver e outra a do programa). Encontrei no site da Synaptics uma versão mais recente do Synaptics Pointing Device Driver que a que foi instalada pelo Windows 10 (como já tinha dito em cima) e que a que está disponível na versão americana do site da Toshiba. A que foi instalada pelo Windows 10 e está disponível na versão americana do site da Toshiba é a 19.0.16.3 e a que eu encontrei no site da Synaptics é a 19.0.19.1. No site da Synaptics há duas versões: uma com o nome "Windows 10 PS/2 and SMBus Devices v19.0.19.1" e outra com o nome "Windows 10 I2C Devices v19.0.19.1" (não sei qual é a diferença entre as duas). Descarreguei o instalador da primeira versão e executei-o. O instalador actualizou-me o driver e o programa. Depois disto procurei novas actualizações no Windows Update e nenhuma foi detectada na mesma. No entanto, quando procurei uma nova actualização do mesmo driver no gestor de dispositivos ele reverteu o mesmo e o programa do dito driver para as versões que tinha instalado. Este problema já acontecia no Windows 7. Provavelmente também acontecerá com outros drivers e é melhor eu não procurar novas actualizações no gestor de dispositivos (porque não detecta nenhuma versão mais recente quando está disponível ou porque reverte para uma versão anterior se estiver instalada uma mais recente).

Apesar de a versão portuguesa do site da Toshiba já ter uma opção para o Windows 10 x64 (em que como eu já tinha dito só aparecem o BIOS Update e o Intel Wireless Display) vou passar a actualizar apenas os drivers e os programas dos drivers que aparecem em "Programas e Funcionalidades" e que são instalados pelo Windows 10 (Conexant HD Audio, Controlador de gráficos Intel e Synaptics Pointing Device Driver como eu já tinha dito) e ainda a BIOS visto que não tenho paciência nem sei procurar novas actualizações de todos os dispositivos que aparecem no gestor de dispositivos. Isto vai fazer com que os drivers fiquem desactualizados. Na prática, ignoro o Intel Wireless Display e procuro novas actualizações da BIOS, Conexant HD Audio, Controlador de gráficos Intel e Synaptics Pointing Device Driver em ambas as versões do site da Toshiba e ainda nos sites da Intel e Synaptics visto que não sei procurar novas actualizações no sites da Conexant.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Tópico Encerrado 


Mensagem neste Tópico
Questões acerca dos drivers. - Merph - 09-04-2015, 20:32
RE: Questões acerca dos drivers. - Merph - 30-07-2015 19:37

Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)