Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Segurança Ubuntu
03-04-2009, 11:14
Mensagem: #1
Segurança Ubuntu
boas pessoal,

Eu trabalho numa escola 2,3 e gostaria de cativar os alunos a usarem sistemas linux, neste caso ubuntu!
Actualmente, a escola tem XP como SO adoptado, e o Vista apenas restrito a alguns utilizadores.
No entanto, e nas salas dedicadas a tempo inteiro aos alunos, há que haver mecanismos defensivos, afim do sistema manter-se constante para os diferentes utilizadores. Deste modo, tenho, alem de antivirus, firewall, etc, o MS SteadyState (semelhante ao antigo MS toolKit, mas sem tantos Bug's), onde posso definir politicas de segurança no XP. (ex: proibição de instalação de programas, guardar palavras passe, mudança de telas, actualizações definidas para SO e outros soft's, além de após cada reinicio do PC, iniciar todo o sistema numa "imagem/restore point system, afim de obrigar o uso de pen's para guardarem os seus documentos, caso contrario pedem-o. Assim evita-se tralha desnecessária acumulada!)

Ora no Ubuntu, como posso definir essas políticas de segurança??
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-04-2009, 12:33 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-04-2009 12:35 por gsantos.)
Mensagem: #2
RE: Segurança Ubuntu
Sistema> Administração> Utilizadores e Grupos> Destrancar

Adicionas os utilizadores que queres e nas suas propriedades podes definir as permissões que queres dar a esses utilizadores.

Além disso, para teres o tal efeito de teres o SO sempre limpo e sem possibilidade de guardar ficheiros podes utilizar o Deep Freeze, versão Linux: http://www.faronics.com/html/dflinux.asp

Edit: Reparei que a versão Linux tem suporte apenas da Novell, para a sua distribuição. Vou tentar procurar alternativas.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-04-2009, 16:18
Mensagem: #3
RE: Segurança Ubuntu
Não encontrei nada de alternativo, mas podes sempre utilizar SuSe... Ou então retiras grande parte das permissões aos utilizadores que criares.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-04-2009, 20:32
Mensagem: #4
RE: Segurança Ubuntu
Viva

É assim, por defeito tens a conta que crias, no processo de instalação, que é a conta com previlégios de administração.

Depois como o _Planax_ referiu, podes criar uma conta para acesso genérico dos alunos, mas sem previlégios de correr comandos de administração.

Podes usar a primeira conta para os alunos acederem, visto que quando tiveres a instalar uma aplicação, aparece uma caixa de diálogo a pedir a password Smile

Desde que os alunos não saibam a password podem usar essa conta na mesma.

(03-04-2009 11:14)atlis Escreveu:  boas pessoal,

Eu trabalho numa escola 2,3 e gostaria de cativar os alunos a usarem sistemas linux, neste caso ubuntu!
Actualmente, a escola tem XP como SO adoptado, e o Vista apenas restrito a alguns utilizadores.
No entanto, e nas salas dedicadas a tempo inteiro aos alunos, há que haver mecanismos defensivos, afim do sistema manter-se constante para os diferentes utilizadores. Deste modo, tenho, alem de antivirus, firewall, etc, o MS SteadyState (semelhante ao antigo MS toolKit, mas sem tantos Bug's), onde posso definir politicas de segurança no XP. (ex: proibição de instalação de programas, guardar palavras passe, mudança de telas, actualizações definidas para SO e outros soft's, além de após cada reinicio do PC, iniciar todo o sistema numa "imagem/restore point system, afim de obrigar o uso de pen's para guardarem os seus documentos, caso contrario pedem-o. Assim evita-se tralha desnecessária acumulada!)

Ora no Ubuntu, como posso definir essas políticas de segurança??


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)