Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Linux
26-04-2015, 03:30 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 27-04-2015 20:00 por Pimonteiro.)
Mensagem: #1
Linux Linux
Boa noite,
Eu tenho um computador antigo em repouso, e estou a tentar instalar um linux para poder fazer algo útil com ele.
Especificações: 
-Pentium 4 3.0Ghz;
-1500 Mb Ram;
-O resto é desnecessário;

Eu tentei várias distros, várias versões dessas mesmas, mas está sempre, com todas estas, a dar um erro de kernel... Algo do género de "Kernel panic: sync etc etc etc etc".
Que posso fazer?

Distros testadas:
-Ubuntu;
-Xubuntu;
-Linux Mint;
-Lubuntu;

Imagem com erro: http://i.imgur.com/C4rHNUo.jpg
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
26-04-2015, 22:53
Mensagem: #2
Linux
Tenta Archlinux, para mim o melhor.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
27-04-2015, 19:51
Mensagem: #3
RE: Linux
Obrigado pela sugestão, mas a questão é que o computador não é para mim e convém ter um linux simples... 
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
27-04-2015, 22:26 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 27-04-2015 22:32 por Portaro.)
Mensagem: #4
RE: Linux
Eu acho que o problema deve estar em como e com quê estás a queimar as distros porque o Lubuntu nisso roda bem.

Também há a hipótese de parametro a kernel por exemplo acpi=off
Ou modo gráfico - segurança para uso de vesa acho que se chama assim.

Grava isso com UNetbootin.

Verifica tb se o pc está parad há muito tempo conexão de disco  ou gráfica.

Meu site GNU/Linux.
https://flavitu.wordpress.com/
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-04-2015, 20:10
Mensagem: #5
RE: Linux
Desculpe pela minha ignorância, mas nao percebi o segundo paragrafo xD
Tentarei o que me falou e postarei aqui o resultado Smile
Fico á espera do esclarecimento do que mencionei Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-04-2015, 19:09 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 02-05-2015 16:03 por migs.)
Mensagem: #6
RE: Linux
Pimonteiro o problema que estás a ter deve-se essencialmente ao facto que o sistema está a tentar carregar suporte que o kernel não tem ou não está presente e como tal não consegue sincronizar/fazer sync ao resto do processo de inciação.


Por outras palavras; este erro pode dever-se a:
- Hardware com problemas no computador (disco com bad sectores é um exemplo)
- Hardware cujo suporte/drivers não se encontra inserido no kernel
- Suporte inadequado de software ou drivers utilizados pelo kernel em relação ao hardware
- Sistema de ficheiros incompatível com o necessário para o kernel utilizado como por exemplo estar a tentar instalar linux num sistema de ficheiros para windows ou unix
- Instalar 64 bit numa arquitetura 32 bit

Em relação as distros que mencionas:
-Ubuntu

-Xubuntu

-Linux Mint

-Lubuntu


Basicamente testaste apenas duas distribuições sendo ubuntu uma delas e a outra mint que deriva da mesma base que ubuntu e como tal é perfeitamente normal que o mesmo erro se manifeste visto que todas elas copiam da mesma base.

Executa alguns testes/benchmarks ao haadware do computador para saber se tens hardware com problemas como por exemplo ver se tens bad sectors:


Código:
# badblocks /dev/sda

Se te aparecerm listas de numeros com este comando, tens problemas no disco.

Testa algo diferente como por exemplo sabayon gnu linux que é simples de instalar para quem pretende algo fácil. 

Twitter Facebook Youtube

Procura-se...

Rede WirelessPT
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-04-2015, 21:42
Mensagem: #7
RE: Linux
Obrigado pelo esclarecimentoSmile
Primeiro que tudo, experimentei o que "Portaro" me aconselhou e ficou tudo na mesma, mesmos erros.
Agora que li o seu post deparei me com um problema: como executo essa verificaçao? neste momento nao tenho nenhum OS no disco (apenas um XP corrupto)... E já experimentei o Hiren's boot, mas nao abre.... Que me aconselha a fazer?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-04-2015, 22:09
Mensagem: #8
RE: Linux
Devo dizer também que já experimentei o lxle e o elementaryOS e nada feito...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-04-2015, 22:18 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 30-04-2015 22:39 por migs.)
Mensagem: #9
RE: Linux
Citar:Agora que li o seu post deparei me com um problema: como executo essa verificaçao? neste momento nao tenho nenhum OS no disco

Esta afirmação não faz sentido para quem tentou instalar linux.
A instalação de linux é tipicamente feita a partir de um live cd que permite utilizar o sistema operativo no cd ou usb pen sem estar instalado. Na realidade não existe motivo nenhum para alquém que pretende experimentar linux; de o instalar ou até ter um disco rígido. Linux pode ser utilizado numa usb pen ou até sdcard.

Durante a utilização de um live cd linux basta abrir um terminal ou ligação a uma consola para linha de comandos e digitar o comando indicado assim como muitos outros.

Caso estas indicações não façam sentido, o problema poderá não ser com o hardware mas sim pebkac que só poderá ser resolvido com rtfm.

Outros comandos uteis para deteção de hardware são:


Código:
# lspci
# lsusb

Será util poder ver o resultado dessa lista a fim de determinar o que poderá ser o problema.
Existem também ferramentas graficas para os mesmos fins mas com as mesmas não se aprende nada nem se percebe como o sistema operativo funciona.

Nota: o símbolo # não é para ser digitado. É indicador de conta de administrador (root)

Twitter Facebook Youtube

Procura-se...

Rede WirelessPT
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-05-2015, 14:40
Mensagem: #10
RE: Linux
Eu percebi tudo, mas há um problema: nao consigo entrar em live USB com nenhum linux... Dão o erro citado anteriormente...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)