Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
ASUS A8N32-SLi Deluxe e Ubuntu 9.04
16-04-2009, 00:34 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 16-04-2009 00:49 por gsantos.)
Mensagem: #1
ASUS A8N32-SLi Deluxe e Ubuntu 9.04
Alguém tem esta motherboard ou uma outra com o mesmo chipset (nForce 4) a trabalhar no Jaunty?

É que estou a ter problemas com a ligações de rede.

Esta motherboard já traz duas placas de rede onboard, uma da nVIDIA e outra da Marvell. Acontece que em Windows apenas a da nVIDIA funciona (sempre foi assim e nunca me preocupei em saber porquê pois apenas preciso de uma placa), e no Ubuntu funcionavam as duas. Mas agora o Jaunty sofre do mesmo problema do Windows, só que ao contrário, ou seja, só a placa da Marvell é que funciona, o que me obriga a ter que andar a trocar o cabo de rede de porta cada vez que mudo de SO, para ter Internet. Cry

Alguma ideia?
Obs. Dei volta a isto temporariamente, resolvendo o problema do Windows, porém gostava de resolver o do Linux, pois é o SO que mais utilizo.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-04-2009, 02:36
Mensagem: #2
RE: ASUS A8N32-SLi Deluxe e Ubuntu 9.04
Tenta na bios desactivar o dispositivo de rede que não queres. A partir daí quer windows quer ubuntu não terão problemas e os dois dispositivos não irão entrar em conflito, pois só há para detectar uma placa de rede.

Não sei ao certo como se vai na tua bios, mas todas as bios decentes têm uma opção para desactivar dispositivos de rede.


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-04-2009, 21:48
Mensagem: #3
RE: ASUS A8N32-SLi Deluxe e Ubuntu 9.04
Com o ubuntu jaunty não sei mas as placas não deviam entrar em conflito (eu tenho uma msi neo4 ultra e tem uma configuração de placas semelhante e ambas as placas trabalham bem em linux), tal como dizes já tiveste as duas a trabalhar.

Se calhar o mais fácil será fazer como o racoq diz e desactivar uma, assim tens a certeza de qual vai estar activa.

No teu caso e em linux o "problema" pode ser a ordem pela qual os módulos (drivers) são carregados, o que faz com que as placas "troquem de posição" ora sendo uma ou outra a placa "primária".

Se a coisa não der posta aqui que logo se tenta descobrir o que possa estar mal.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-04-2009, 12:55
Mensagem: #4
RE: ASUS A8N32-SLi Deluxe e Ubuntu 9.04
Pois o que o racoq disse foi logo a primeira coisa que fiz, sem sucesso!

Eu dei a volta ao problema pelo Windows, agora já funcionam as duas em Windows, por isso já estou mais folgado. Creio que o problema que estou a ter em Linux possa advir de ser uma versão Beta, pois isto nunca tinha acontecido em qualquer outra distribuição que exprimentei, quer fixa quer de LiveCD.

Sabes como trocar a ordem de carregamento dos módulos?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-04-2009, 17:37 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 17-04-2009 18:15 por R00KIE.)
Mensagem: #5
RE: ASUS A8N32-SLi Deluxe e Ubuntu 9.04
Eu vi qualquer coisa na net que correspondia a acrescentar no modprobe.conf um alias, uns dizem que isso resolvia, noutros lados vi a dizer que o alias era só para o utilizador se guiar ... deixa-me testar com o meu pc que já te dou a certeza.
Assim de repente uma das formas será no fim de o pc já ter quase arrancado retirar e voltar a inserir os módulos. Metes no rc.local para remover os modulos usados pelas duas placas e depois fazes modprobe ao modulo da placa que queres que fique como eth0 e depois fazes modprobe ao outro se quiseres usar a outra placa.

Edit:
Testei no meu desktop e com o archlinux parece-me que pondo o alias no modprobe.conf realmente determina o nome que as placas vão ter. Se isso não resolver então só mesmo removendo os módulos e fazendo modprobe pela ordem que queremos que as placas apareçam.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-04-2009, 15:50
Mensagem: #6
RE: ASUS A8N32-SLi Deluxe e Ubuntu 9.04
Já verificastes se realmente o Ubuntu não te está a reconhecer as duas placas?
Podes é estar com o problema do network manager que "configura" a rede. Tive esse problema, não com essa mboard mas com um computador com duas placas de rede. O que fiz para resolver foi "desabilitar" o network manager e configurar manualmente as placas (ip's, netmask, blá blá blá, whiskas saketas) e ficaram as duas a bombar.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)