Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Disco externo reinicia ao copiar ficheiros
23-09-2015, 22:35
Mensagem: #1
Disco externo reinicia ao copiar ficheiros
Boa noite a todos.

Ando já há algum tempo a tentar resolver este problema.

Tenho dois disco externos ligados ao Pi.
Consigo ler/escrever nos dois.
Consigo copiar ficheiros dentro do próprio disco de uma pasta para outra.
Não consigo copiar ficheiros maiores que 40mb de um disco para o outro. O disco onde está o ficheiro reinicia! Neutral
Ligados ao PC tudo normal...

Alguém sabe resolver isto?

Agradeço a ajuda!

Abraço
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-09-2015, 00:25
Mensagem: #2
RE: Disco externo reinicia ao copiar ficheiros
A tua fonte de alimentação do RPi não deve ser suficiente para os dois discos. Ou o(s) cabo(s) USB que estás a utilizar para as ligações (principalmente o da fonte de alimentação) não são os melhores e provoca queda de tensão.

Os discos externos requerem alguma intensidade de corrente extra. Especialmente se não tiverem alimentação própria, cada disco consome à volta de 500 ma (ou até mais).

Portanto o meu conselho é verificares quantos amperes tem a tua fonte de alimentação, verificar se é suficiente para tudo e verificar tb os cabos USB.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-09-2015, 11:54 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 24-09-2015 11:54 por Slash.)
Mensagem: #3
RE: Disco externo reinicia ao copiar ficheiros
O ideal é ligar esses discos num HUB USB com alimentação externa, encontram-se deles baratos no ebay ou no olx, e funcionam bastante bem. Os discos têm consumos muito elevados e mesmo com uma fonte de 2A pode não ser suficiente. 

No meu caso tenho uma fonte de 2A, e tenho uma pen wireless e teclado/rato sem fios, e já não consigo ligar nenhum disco, tenho mesmo que o ligar com alimentação externa.

O caso que descreves é um exemplo de alimentação deficiente, pois quando os dois discos estão em funcionamento ao mesmo tempo (um a ler e ou outro a escrever) a potência não é suficiente para manter os 2 em funcionamento.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-09-2015, 20:44 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 24-09-2015 20:49 por Gamitchi.)
Mensagem: #4
RE: Disco externo reinicia ao copiar ficheiros
Boa noite,

Obrigado pelas respostas, só consigo ver à noite.

A fonte do Pi é de 3000mA e os discos têm alimentação própria dai a luta.
São dois discos sata em caixa externa USB3.
Em todas as distros que experimentei acontece o mesmo.
Já andei pelo Google a experimentar várias configurações de permissões e afins e não dou com o problema. Sad

A única coisa que ainda não experimentei foi mudar as tabelas das partições de GPT para GNU uma vez que o de 4tb já tem 3tb ocupados e não os consigo passar para outro lado. Poderá residir aqui o problema?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
27-09-2015, 19:52
Mensagem: #5
RE: Disco externo reinicia ao copiar ficheiros
O problema não será como estão formatados os discos, mas sim problema de energia.

Experimenta adicionar a seguinte linha ao ficheiro config.txt:
max_usb_current=1
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-09-2015, 12:18
Mensagem: #6
RE: Disco externo reinicia ao copiar ficheiros
Também pensei que o problema fosse esse, mas ele indica os discos têm alimentação externa, daí essa solução não resultar.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 2 Visitante(s)