Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Flickering nos vídeos com OMXPlayer via File Manager
29-10-2015, 11:07
Mensagem: #1
Flickering nos vídeos com OMXPlayer via File Manager
Olá

Penso que o assunto ainda não foi aqui discutido e também penso que este problema não é do pplware em particular.

Eu tenho alguns vídeos (.mkv) aos quais associei o OMXPlayer como default para os ler, no entanto quando o vídeo arranca, passados alguns segundos começa a fazer o flickering (nem sei bem como explicar) na parte inferior do vídeo e por vezes o audio também apresenta alguns cortes.

Se abrir um terminal e arrancar o vídeo directamente via command line (o mesmo vídeo) não tenho qualquer problema, seja de audio ou vídeo. 

Copiei o omxplayer.desktop de /usr/share/applications/ para ~/.local/share/applications, e coloquei exactamente como faço para arrancar via command line e o problema continua.

Alguém tem o mesmo problema ? Conseguiram dar a volta ?

Tentei pesquisar no google mas não encontrei nada parecido com isto.

Obrigado desde já.

Nuno
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-10-2015, 11:34
Mensagem: #2
RE: Flickering nos vídeos com OMXPlayer via File Manager
Acho que já descobri a origem do problema Smile Mais depressa colocasse o post aqui mais depressa me lembrava de coisas para experimentar.

A OMXPlayer application tem a opção -b que não se comporta muito bem quando o ficheiro tem legendas associadas e é lançado via File Manager. Vou abrir um ticket no github do omxplayer para ver se alguém tem uma ideia de como resolver.

Big Grin
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-10-2015, 12:54 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 29-10-2015 13:01 por dsantos.)
Mensagem: #3
RE: Flickering nos vídeos com OMXPlayer via File Manager
Boas

O problema deve ser devido ao facto que o XFCE (que corre sobre o X e é aqui que deve estar o problema) não tem um compositor activado por defeito e apesar de dar para activar o incluído no XFCE este não suporta OpenGLES / EGL, então o flickering vai continuar. Os únicos compositors que conheço para Linux que suportam OpenGLES / EGL é o kwin (do KDE mas é muito pesado para o RPi e mesmo assim não sei se funciona) e o Weston mas este requer o Wayland em vez do X, a ultima vez que testei ainda estava muito verde e requer tb que as aplicações suportem o Wayland. 

O ficheiro /usr/share/applications/omxplayer.desktop fui eu que o criei, com as opções que me pareceram melhor, mas isto já foi há algum tempo e é raro usar o programa (uso antes o Kodi).

A opção -b coloca as bordas dos videos (se tiver) pretas, para não se ver o XFCE nesses locais.
Se desactivares essa opção funciona bem?

Cumprimentos
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-10-2015, 13:42
Mensagem: #4
RE: Flickering nos vídeos com OMXPlayer via File Manager
Bem, acho que podes esquecer o que disse em cima, julgo que não se aplica no omxplayer.

Experimentei agora alguns vídeos com legenda no XFCE usando o "open with" e não verifiquei qualquer tipo de "flickering" nem qualquer atraso em relação ao audio. Isto no Pipplware 5.0 que vai ser lançado brevemente e no Raspberry Pi 2, mas julgo que tb nunca vi isso acontecer nas versões anteriores.

Já agora qual o codec do video que isso acontece ? Experimentei videos h264 e xvid. 
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-10-2015, 16:43
Mensagem: #5
RE: Flickering nos vídeos com OMXPlayer via File Manager
Olá dsantos,

Obrigado pelas respostas.

Sim, retirando a opção -b ou retirando as legendas, funciona tudo perfeitamente bem, cheira-me que o problema tem a ver com o rendering das legendas, até porque o flickering que se vê é na parte de baixo da imagem, na zona das legendas. Eu posso tentar fazer um vídeo para verem, só por curiosidade.

Entretanto abri um issue no github do omxplayer e vou aguardar para ver o que me dizem.

Quanto ao Codec, vai aqui a informação:
Citar:Input #0, matroska,webm, from 'ZZZZZZZZZ.mkv':
  Metadata:
    encoder         : libebml v1.3.0 + libmatroska v1.4.1
    creation_time   : 2015-10-23 01:00:02
  Duration: 00:41:55.14, start: 0.000000, bitrate: 3805 kb/s
    Stream #0:0(eng): Video: h264 (High), yuv420p(tv, bt709/unknown/unknown), 1280x720, SAR 1:1 DAR 16:9, 23.98 fps, 23.98 tbr, 1k tbn, 47.95 tbc (default)
    Stream #0:1: Audio: ac3, 48000 Hz, 5.1(side), fltp, 384 kb/s (default)

Isto foi testado no Pipplware 4.2 e num Rapberry Pi 2, sendo que o Pipplware 5.0 já está em RC, achas que é possível/aconselhado fazer já o dist-upgrade ?

Obrigado
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-10-2015, 17:30
Mensagem: #6
RE: Flickering nos vídeos com OMXPlayer via File Manager
Infelizmente não vai dar para fazer upgrade do Pipplware 4.2 para o 5.0, o Pipplware 5.0 é baseado no Raspbian/Debian Jessie e as mudanças no nucleo são muitas o que seria extremamente dificil assegurar um processo de update sem problemas.

Experimente actualizar o kernel e firmware executando o seguite comando:
Código:
sudo rpi-update

Reinicia e vê se o problema persiste.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-10-2015, 18:40
Mensagem: #7
RE: Flickering nos vídeos com OMXPlayer via File Manager
(29-10-2015 17:30)dsantos Escreveu:  Infelizmente não vai dar para fazer upgrade do Pipplware 4.2 para o 5.0, o Pipplware 5.0 é baseado no Raspbian/Debian Jessie e as mudanças no nucleo são muitas o que seria extremamente dificil assegurar um processo de update sem problemas.

Experimente actualizar o kernel e firmware executando o seguite comando:
Código:
sudo rpi-update

Reinicia e vê se o problema persiste.

Já o tinha feito, sem resultados Smile 

Quanto ao Jessie, estou em pulgas para experimentar, mas vou então aguardar pela release do 5.0.

Obrigado pelas dicas, entretanto se tiver alguma resposta em concreto sobre este assunto, colocarei.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-12-2015, 21:54
Mensagem: #8
RE: Flickering nos vídeos com OMXPlayer via File Manager
Vi o teu comentário no github do omxplayer. Experimenta desactivar o splashscreen, reiniciar e experimentar o comando que costuma dar problemas:

Código:
sudo update-rc.d asplashscreen disable
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
27-12-2015, 16:26
Mensagem: #9
RE: Flickering nos vídeos com OMXPlayer via File Manager
(24-12-2015 21:54)dsantos Escreveu:  Vi o teu comentário no github do omxplayer. Experimenta desactivar o splashscreen, reiniciar e experimentar o comando que costuma dar problemas:

Código:
sudo update-rc.d asplashscreen disable
Olá Diogo

Obrigado pela dica, e desculpa não ter experimentado antes, mas foi natal e não tive muito tempo.

Acabei de testar e está na mesma, eu acho que vou ter que ver o code path da opção -b e ver o que se passa, EU acho que é over processing, e a opção -b activada com vídeos que requeiram mais processamento faz com que não se consiga atingir os requisitos do tempo por frame e começa o flickering.

Mas isto só indo para o código e ver o que se pode fazer.

Se tiveres assim mais alguma ideia avisa que eu testo num instante.

Obrigado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)